domingo, 6 de dezembro de 2009

Saída Micológica na Faia Brava



A Associação Transumância e Natureza realizou no passado dia 28 de Novembro uma saída de campo na Reserva da Faia Brava, no vale do Côa, dedicada ao tema dos cogumelos. O objectivo realizar uma primeira inventariação e verificar qual a diversidade de espécies e a sua abundância na reserva. Deste modo, podia-se ainda atestar a salubridade dos solos e do coberto vegetal, que nos últimos anos têm sofrido com os incêndios florestais.

Nesta actividade estiveram presentes quase 30 participantes, entre associados, outros particulares e um grupo da Sociedad Micológica de Ciudad Rodrigo (Espanha) que assegurou a parte técnica.

Os 2 grupos que se formaram realizaram itinerários diferentes e foram recolhendo as diferentes espécies até cerca das 14h, altura em que se regressou a Algodres para um merecido descanso e para um almoço regional.

Posteriormente, e com todo o material recolhido, o resto da tarde foi dedicado à catalogação das espécies encontradas, no salão da Junta.

Ao contrário do que se esperava e, apesar de ainda ter sido um pouco cedo para a visualização de cogumelos na região, identificou-se cerca de 80 espécies. Uma delas ainda suscitou algum alvoroço entre os participantes mais experientes, pois já se procurava a sua existência há cerca de 20 anos. Trata-se do Pluteus thomsonii, uma espécie associada aos sobreiros.

Devido ao sucesso desta actividade, ficou prometida a sua sequela em Dezembro do próximo ano.