quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

1 milhão de sementes para o Vale do Côa

O Colectivo Germinal e a Associação Transumância e Natureza organizam mais uma vez para este Inverno acções de reflorestação nas margens do rio Côa, no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Decorrerão nos fins de semana de 26 a 28 de Fevereiro e 12 a 14 de Março.

Os acampamentos de voluntários realizam-se de Sexta a Domingo. Neles vai ser dado continuação ao trabalho de recuperação do coberto vegetal da Reserva Biológica da Faia Brava, propriedade da ATN, com o repovoamento em áreas ardidas e terrenos agrícolas abandonados, promovendo assim a recuperação dos ecossistemas. Haverá também trabalhos de manutenção de um viveiro florestal e a recolha de sementes.

As árvores utilizadas para os repovoamentos são autóctones, como carvalhos (sobreiros, azinheiras, roble, etc.) e freixos, entre outras, muitas delas criadas nos próprios viveiros da Reserva. Estas acções, que tiveram início em 2005, têm por objectivo criar as condições necessárias para a recuperação da floresta autóctone, recriando as condições para o desenvolvimento da fauna e flora nativas.

Pedidos de informação e inscrições podem ser dirigidos para colectivogerminal@hotmail, bem como pode ser visitado o blog infogerminal.blogspot.com para mais informações.