quarta-feira, 7 de abril de 2010

ATN colabora com a divulgação da biodiversidade online

A Associação Transumância e Natureza tornou-se recentemente parceira das seguintes plataformas de divulgação da biodiversidade nacional, o Naturdata – Biodiversidade online (http://www.naturdata.com/) e o BioDiversity4All – Biodiversidade para todos (http://www.biodiversity4all.org).

O Naturdata é o primeiro portal de Biodiversidade de Portugal (Continente, Açores e Madeira). O objectivo geral é a mobilização de todas as pessoas envolvidas ou interessadas no tema, para o aumento do conhecimento, reunião e disponibilização de informação, promoção e conservação da Biodiversidade.
Acreditando que só se pode conservar o que se conhece, considerou prioritário saber o que temos e foi nesse sentido que o primeiro ano foi dedicado à criação da única base de dados global de espécies em Portugal. Neste momento, conta com mais de 35000 espécies diariamente verificadas, corrigidas e actualizadas por especialistas. Para cada espécie existe já uma ficha onde são disponibilizadas imagens e informação geral.
O próximo passo é o reforço do directório de espécies, que irá apresentar os nomes em Português e as respectivas características de cada grupo, facilitando a pesquisa e identificação.
O Naturdata está aberto à participação de todos que o podem fazer enviando informação ou fotografias, deixando comentários directamente nas fichas de espécies, participando nas discussões na página de facebook, ou associando-se como parte da equipa.



O projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos está a criar uma base de dados online sobre a Biodiversidade em Portugal, fundamentada na participação activa da sociedade civil e da comunidade científica. O BioDiversity4All cria a possibilidade de todos contribuirem com registos de observações de seres vivos (plantas, animais, fungos, líquenes e musgos, etc.) e de usufruírem dessa informação, segundo o conceito Web 2.0, através de um site fácil e divertido de utilizar e explorar. O projecto BioDiversity4All tem por missão unir o maior número de pessoas na promoção do conhecimento sobre a Biodiversidade. Pretende tornar-se na mais completa, acessível e conhecida base de informação sobre a distribuição de espécies a nível nacional.
O projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos constituiu-se como Associação Sem Fins Lucrativos em Janeiro de 2010.
Assim a ATN, com a sua equipa de trabalhadores, estagiários e voluntários bem como os visitantes que venham a participar nas diversas actividades, vai colaborar nestes projectos com as observações do dia-a-dia, efectuadas na Reserva da Faia Brava.

Colaborem e participem.....