domingo, 9 de maio de 2010

ATN e CM de Figueira de Castelo Rodrigo organizam prova de TREC

A disciplina de Turismo Equestre/TREC (Técnicas de Randonnée Equestre de Competição) foi criada em França, em 1985, esta modalidade tem como objectivo desenvolver o ensino do cavalo e conferir aos praticantes uma maior autonomia que lhes permita viajar a cavalo com mais segurança. Em termos de provas, o TREC inclui três exercícios que se caracterizam, sobretudo, pelo respeitar das velocidades impostas, que são penalizáveis por excesso ou por defeito: 1 - Percurso de Orientação e Regularidade POR ; 2 - Medição de Andamentos MA 3 - Percurso por Terreno Variado PTV (para mais informações ver: http://www.fep.pt/Disciplinas/trec.asp).

Trata-se de uma modalidade do desporto equestre em que se promove um contacto com a natureza. Os exercios ocorrem em plena paisagem natural. O TREC é um contributo para a valorização da natureza e da biodiversidade.

Esta iniciativa da ATN vem no seguimento de outras actividades anteriores que visam promover a actividade pecuária extensiva na região do Nordeste, neste caso pretende-se também promover o turismo e o desporto equestre.

Esta prova do campeonato nacional decorrerá numa propriedade situada na Quinta do Convento de St.ª Maria de Aguiar, num enorme prado natural recheado de árvores centenárias, e com grande diversidade de aves, onde a ATN vem desenvolvendo um projecto de recuperação ecológica que visa a sua classificação como Mata protegida privada.

Fic aqui o convite, venham conhecer o "Prado da Gadanha" e assistam a uma prova de TREC.