quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Observação e anilhagem de aves na Faia Brava

Neste último fim de semana, aproveitando o facto de se celebrar por toda a Europa, a Semana Europeia de Observação de Aves, realizámos diversas actividades dentro do tema das aves.
No sábado, organizámos, com o apoio da SPEA, um passeio pela Reserva da Faia Brava com o intuito de observar o maior nº de espécies de aves. Estivemos acompanhados por 8 participantes e, a meio do percurso, foi possível assistir e aprender um pouco sobre a anilhagem de aves, actividade desenvolvida pela 1ª vez na Reserva e da responsabilidade da Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves (APAA), aqui representada pelo Paulo Tenreiro e mais 2 colegas.

Apesar do dia bonito de céu azul e algum calor, não se observaram mais de 25 espécies de aves.

No Domingo, reservámos a manhã para nos dedicarmos à prática da anilhagem de aves, ainda com o apoio da APAA mas, o clima tinha sofrido uma mudança brusca durante a noite e o dia foi todo de aguaceiros e ventos fortes, o que nos obrigou a arrumar o material todo a meio da manhã.

Na parte da tarde a APAA organizou uma pequena palestra, muito bem apresentada, sobre a anilhagem científica de aves e a sua história em Portugal e no Mundo.
Os nossos agradecimentos ao Paulo Tenreiro e colegas e à APAA, pela inteira disponibilidade e companhia durante estes dois dias. 

Apesar do clima ter contrariado os trabalhos no campo, ainda assim se anilharam as seguintes aves na Faia Brava:
Aves capturadas Qta
Turdus merula 8
Sylvia borin 2
Parus caeruleus 4
Certhya brachydactyla 2
Emberiza cirlus 1
Cyanopica cyanus 10
Sylvia cantillans 3
Phoenicurus phoenicurus 1
Ficedula hypoleuca 2
Saxicola torquata 1
Sylvia melanocephala 7
Phylloscopus collybita 1
Parus major 4
Oenanthe oenanthe 1




Na 2ª feira, dando apoio à iniciativa do CERVAS, colaborámos na libertação de 2 grifos (Gyps fulvus) na Reserva da Faia Brava. Na companhia de 17 participantes, assistimos, à devolução à natureza do necrófago mais emblemático do Vale do Côa. Aqui ficam umas imagens desse acontecimento.