domingo, 31 de outubro de 2010

Visita da ACERG - Garranos

 



 No passado dia 25 de Outubro, Segunda-Feira, recebemos a visita da ACERG - Associação de Criadores de Equinos de Raça Garrana (com sede em Viera do Minho), entidade que gere o Stud Book dos Garranos, com vista à avaliação, marcação, desprasitação e registo dos animais adultos presentes na Faia Brava.

Tratando-se da primeira visita desta entidade ao nosso núcleo de garranos (que pensamos seja o mais numeroso dos que se situam fora do solar da Raça Garrana, ou sehja o Noroeste de Portugal), foi com muita alegria que recebemos a Eng. Conceição Silva e outros técnicos da ACERG.

Os trabalhos decorreram com normalidade graças à manga de maneio que tinha sido recentemente construida na Faia Brava (esta estrutura que serve para  captura de manipulação dos animais aproveitou um antigo curral de ovelhas exitente na zona da Murada, tendo sido complementado com um corredor em madeira). A manga foi posta à prova pois alguns dos animais eram realmente bravos (precisamente aquilo que pretendemos na gestão da Faia Brava). Este equipamento cumpriu a sua missão garantindo segurança para os animais e para os técnicos. Interessa referir que esta manga de maneio foi implementada no âmbito do projecto BIOFAIA-Fundo de Sustentabilidade da EDP.

A visita da ACERG permitiu registar no Stud Book 8 novos animais adultos, facto que vai permitir à ATN receber o merecido apoio que o Ministério da Agricultura concede aos criadores destes animais devido ao contributo em manter uma raça nacional ameaçada. Um importante ajuda para manter este projecto vivo, mas não chega e termos de ser criativos ...

Os nossos agradecimentos à ACERG!

Relativamente aos donos dos Garranos que estão entregues à ATN, informamos que vão receber informação sobre os seus animais, e que vai haver novidades sobre o projecto Garrano. Espeem por favor mais um par de semanas para as anunciarmos. Para mais informação basta solicitar pelos contactos gerais da ATN.