terça-feira, 16 de novembro de 2010

Jornadas da Faia Brava - Fig Cast Rodrigo / 8 a 12 de Dezembro 2010

Aqui vai o convite formal para V.Ex.ª:


ASSUNTO: JORNADAS DAS FAIA BRAVA – 8 A 12 DE DEZEMBRO DE 2010


No passado dia 6 de Junho de 2010 a Associação Transumância e Natureza (ATN) completou 10 anos de existência. Durante esse período foi possível construir as bases de um projecto de conservação da natureza, que inicialmente era dedicado à protecção de aves (a Águia de Bonelli e do Britango), mas que progressivamente evoluiu para um leque mais alargado de fauna e flora e que finalmente assumimos como o desafio de gerir e valorizar todas as vertentes da biodiversidade dentro de uma “reserva” natural a Faia Brava.

Estes esforços culminaram com o reconhecimento da importância natural desta área, nomeadamente com a classificação, iminente, pelo Governo como Área Protegida Privada (ao abrigo da Portaria n.º 1181/2009 de 7 de Outubro), a primeira do nosso país. Com os seus 600 hectares de terrenos no vale do Rio Côa, a Faia Brava pretende ser um espaço exclusivo para a Natureza, mas que está aberto à participação activa dos cidadãos e cujos dividendos ecológicos resultantes se destinam a usufruto público.

Esta missão da ATN aliada ao princípio básico de assegurar uma gestão privada, rigorosa e independente, fazem da Faia Brava um projecto inovador mas cuja consolidação e sustentabilidade, a longo prazo, carece do envolvimento da sociedade civil e dos seus vários stakeholders.

Assim aproveitando a celebração do Ano Internacional da Biodiversidade, surgiu a ideia de organizar umas jornadas sobre este tema, e desta forma divulgar publicamente o conhecimento técnico e cientifico entretanto adquirido na Faia Brava, e simultaneamente lançar o debate. Entre outras actividades iremos proceder à apresentação pública de um livro de fotografia, que reúne imagens de conceituados fotógrafos de natureza que têm usado esta área.

Vimos assim convidar V. Ex.ª a estar presente nestas Jornadas, que esperamos sirvam como oportunidade de contacto com o nosso projecto assim como com outras entidades e técnicos ligados à conservação da natureza.

Com os melhores cumprimentos

______________________________

A Direcção