sábado, 20 de novembro de 2010

Sobreiros no Público!

........."Ricardo Nabais, da ATN, também é da opinião que, perante grandes projectos, “a protecção legal não é suficiente. É preciso acarinhar a árvore enquanto símbolo de Portugal”. “Queremos atingir a maioria da população portuguesa”, disse....."

Um extracto da noticia que saiu na ECOSFERA, a separata ambiental do Público de ontem, ver: Movimento quer fazer do sobreiro a árvore nacional de Portugal por Helena Geraldes.

E já que O Público pegou neste tema fazemos o tributo a este jornal (e à LPN e à Fundação Luso-Americana) por ter lançado a colecção de livros "Árvores e Florestas de Portugal".


Nessa colecção o livro sobre os montados é um dos que está óptimo (Nº 3 - Coordenação Editorial de Joaquim Sande Silva). O mapa da distribuição do Sobreiro em Portugal, cuja cópia aqui apresentamos (e que é extraída desse livro, da autoria de Jorge Capelo e Filipe Catry, ver página 107) mostra bem o amplo âmbito territorial desta magnifica árvore no nosso país.

A verdade é que do Alto Minho às Serras Algarvias, de Vimioso a Odemira, de Barrancos a Ovar, do Penedo Durão à Ericeira, de Penafiel a Nisa, da Sertã a São João da Pesqueira, de Vila Pouca de Aguiar a Arraiolos, de Grandola a Coruche ...... encontramos sadio e verdejante, o nobre "Souvaro" (Algodres/Figueira de Castelo rodrigo) ou Chaparro ou Sobrero ou Sobro.
Por isso e por todas as outras razões, nomeadamente pelo facto da futura coleira do cão do Presidente Obama ser em cortiça, dá vontade de dizer : Assumam-me Porra.....como árvore nacional.

Mais informação no site da Árvores de Portugal.

Imagem de um "souvaro" ou "souvero" na Faia Brava/Figueira de Castelo Rodrigo.