terça-feira, 30 de março de 2010

Passeio botânico na Reserva da Faia Brava

No passado sábado realizámos mais uma actividade na Faia Brava, esta com a temática das plantas, em parceria com a associação FAPAS.
Contámos com a presença de um botânico, Paulo Alves, e ainda dois especialistas em briófitos.
Com um grupo de 25 participantes, percorremos 13km de Reserva identificando e falando um pouco das plantas que íamos encontrando.
Apesar de ainda estarmos em Março, a Primavera já se faz sentir e, a chuva que tem caído este Inverno tem favorecido as plantas e o seu crescimento.
Do resultado desta saída obtivemos um primeiro inventário com cerca de 60 espécies de plantas e 20 de briófitos. O ponto alto foi a descoberta de um pequeno núcleo de Linaria intrincata (ver foto), planta endémica da Península Ibérica.
Ao longo do percurso ainda pudemos apreciar as aves de rapina que nos iam acompanhando atentamente e também encontrámos os Garranos, que pastoreavam tranquilamente nos terrenos da Reserva.
De destacar ainda a descoberta de mais um réptil para a Reserva da Faia Brava, o Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis).
Ficou prometida uma sequela do passeio em 2011. 

terça-feira, 23 de março de 2010

Limpar Portugal - Faia Brava

No passado Sábado fomos poucos (6) e a chuva muita, mesmo assim  foi possível retirar quase 200 Kg de lixo ao longo do caminho publico entre Algodres e a Sabóia.


segunda-feira, 15 de março de 2010

Saída Micológica na Reserva da Faia Brava

A ATN e a Sociedad Micológica de Ciudad Rodrigo organizaram mais uma vez uma saída de campo para inventariação das espécies de fungos existentes na Reserva da Faia Brava.
Desta vez, numa época não tão rica como o Outono mas, a Primavera também propicia o aparecimento de outras espécies.
Contámos com a participação de cerca de 20 participantes, quer espanhóis quer portugueses (aproveitamos para agradecer a participação do Colectivo Germinal nesta actividade).
Apesar de ser uma época mais pobre, conseguimos, ainda assim, determinar 22 espécies, pelo que, no total, a lista já alcançou as 100 espécies.
No entanto, a Primavera ainda está a começar e é possível, neste período, encontrar mais algumas espécies.
Ficam algumas imagens da saída de campo.

Coprinus sp.

Helvella hevellula

terça-feira, 9 de março de 2010

Mestrado na Reserva Faia Brava

Mestrado em Biologia Aplicada – Ramo de Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas Universidade de Aveiro 


João Pedro Pinto Godinho

O Abutre-do-Egipto (Neophron percnopterus) (Linnaeus 1758) é uma espécie classificada como “Em Perigo” em Portugal. Existe no entanto uma falta de conhecimento acerca dos processos biológicos e ecologia da espécie e dos seus factores de ameaça que não permite uma selecção e aplicação de estratégias de conservação adequadas.  É esta problemática que serve de tema para a dissertação da tese de Mestrado. Este estudo conta com a colaboração da ATN e com o apoio do ICNB e pretende responder a questões fundamentais no que diz respeito à conservação da espécie no nosso país, e perceber qual o estado em que a espécie actualmente se encontra.
Tendo como palco a Zona de Protecção Especial do Vale do Côa e o Parque Natural do Douro Internacional, será então avaliada a situação populacional e reprodutora da espécie a par com um estudo sobre a sua alimentação na região. Inserido também neste estudo ecológico sobre esta ave tipicamente necrófaga, uma análise sobre os factores que influenciam e limitam, a densidade e a selecção de locais de nidificação será realizada no intuito de correctamente julgar o impacto humano na espécie e desenvolver projectos de manutenção específicos.

sábado, 6 de março de 2010

Homenagem a Félix Rodriguez de la Fuente

















Apenas uma referência ao grande Homem que serviu de inspiração a muitos dos que, agora, se dedicam à conservação da natureza Ibérica, neste ano em que se contam 30 anos após a sua trágica morte.

Para mais informação consultar a web-page da RTVE que lhe dedica uma semana de programação:

www.rtve.es/felix

Programación especial en todos los canales de la corporación RTVE
Semana de homenaje a Félix Rodríguez de la Fuente
a.. RTVE.es emite todos los reportajes e incorpora piezas exclusivas
b.. Encuentro digital con su hija Odile el jueves a las 13.00h.
c.. Radio 5 rescata las grabaciones de Félix Rodríguez de la Fuente para RNE
RTVE.es 05.03.2010 - 17:39h
La semana del 8 al 14 de marzo, RTVE, se vuelca con Félix Rodríguez de la Fuente para conmemorar los 30 años de su trágica muerte.

Todos los documentales de 'El Hombre y la Tierra' están disponibles en internet. RTVE.es ha creado una web específica para la ocasión, www.rtve.es/
felix, donde los seguidores podrán disfrutar cuando y donde quieran de los reportajes que Félix Rodríguez de la Fuente creó para TVE y RNE.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Próximas operações na área florestal na Faia Brava


Com a campanha de reflorestação quase a terminar segue-se mais uma tarefa muito importante da gestão da Faia Brava, desmatações, poda de formação das  jovens azinheiras e carrascos, efectuando o desbaste de algumas moitas desta espécies para as melhores árvores crescerem e se tornarem adultas.
È muito importante para a reserva a redução do risco de incêndio, fazendo estas operações de silvicultura preventiva, desmatando algumas áreas com ajuda do destroçador de mato acopolado ao tractor, e usando motoroçadoras em zonas mais inclinadas e de dificil acesso para o tractor.
Pretende-se com estas acções reduzir a continuidade da carga de combustivel quer horizontamente quer verticalmente, podando as árvores para estas não tocarem no mato que tem a sua volta, sabendo nós que é muito importante manter o coberto vegetal para a fauna.
Serão ainda abatidas árvores secas e doentes para não contagiar as árvoes saudáveis, devido a intensidade de incêndios que tem passado na reserva as árvores estão delibitadas e suceptiveis a doenças e fungos provocando a sua morte.
Infelizmente no ultimo fim de semana de Fevereiro, o mau tempo também provou estragos nas árvores mais frágeis, partindo pernadas e derrubando mesmo algumas árvores.
Ricardo Nabais, o responsável pelos trabalhos no terreno.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Tree plantation at full speed in Faia Brava

Since the beginning of the last Autumn, ATN and Colectivo Germinal organized several tree plantations along Faia Brava area. This actions were concentrated along water lines, helping to recover the natural riverside woodland (Fraxinus, Salix, Populus, Ulmus). This last February activities were intensified, thanks to the good weather predictions expected for Spring/Summer and to the collaboration of volunteers (namely Anne Hobs a real tree plantation machine) and students of the local secondary school of Figueira de Castelo Rodrigo. We expect to continue these actions until April, for more details please contact ATN forestations responsible - Ricardo Nabais  (r.nabais@atnatureza.org)..