segunda-feira, 26 de abril de 2010

Festa das Aves - 14 a 17 de Maio de 2010

A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA, www.aepga.pt), juntamente, com as entidades parceiras envolvidas no projecto - Plano de Emergência para a Recuperação de 3 Espécies de Aves Rupícolas (PEAR, www.rupicolas.com) pretende realizar um fim-de-semana temático dedicado às Aves, nomeadamente, às três espécies alvo do projecto (Águia de Bonelli Aquila fasciata, Cegonha Preta Ciconia nigra e Abutre do Egipto Neophron percnopterus). FESTA DAS AVES decorrerá entre os dias 14 e 17 Maio de 2010, na aldeia de Vila Chã de Braciosa, situada no concelho de Miranda do Douro, dentro dos limites do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

FESTA DAS AVES foi delineada com o intuito de promover a valorização da natureza através das aves. O objectivo primordial é sensibilizar para a preservação das aves através de uma diversidade de actividades que incluem caminhadas na natureza para observação e identificação de aves, identificação de ameaças e análise dos problemas de conservação e respectivas soluções, interpretação ecológica, palestras, tertúlias, mostra de filme documentários, eventos artísticos (música, teatro, contos e poesia), actividades para crianças (pintura-facial, jogos lúdico-pedagógicos, manualidades como oficinas de construção de pinhas alimentares, comedouros e bebedouros para aves, construção de ninhos artificiais, etc…), exposições (desenho científico, fotografia), entre outras. Entre as inúmeras actividades propostas pretendemos que, cada vez mais pessoas, aprendam a apreciar as aves que convivem connosco no dia-a-dia.
 
Participe!

ENTRADA LIVRE!

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Répteis e Anfíbios na Faia Brava

No passado sábado realizámos uma actividade relativa ao estudo e observação de répteis e anfíbios e convidámos o Vasco Flores Cruz (http://anfibioserepteis.blogspot.com) para dinamizar esta acção na Reserva da Faia Brava.
De manhã fez-se uma apresentação em sala, onde se abordou o tema e as espécies existentes na Reserva. 
Da parte da tarde saímos para o campo, mas como a chuva quase não deu tréguas, praticamente só se observaram anfíbios.
Reservámos ainda parte da noite para explorar uma charca e assistir aos rituais de acasalamento dos Sapos-corredores (Epidalea calamita) e ao coro conjunto destes sapos e das Relas (Hyla arborea) e da Rã-verde (Pelophylax perezi).
Neste momento, há tanta água na Reserva que os sapos aproveitam também as poças de água no meio dos caminhos para aí fazerem as suas posturas.
Eis mais algumas das espécies que vimos nesse dia:

ANFÍBIOS
Salamandra de pintas amarelas (Salamandra salamandra)
Tritão marmorado (Trituros marmoratus)
Tritão de ventre laranja (Lissotriton boscai)
Sapo de unha negra (Pelobates cultripes)

RÉPTEIS
Osga (Tarentola mauritanica)
Sardão (Timon lepidus)
Lagartixa Ibérica (Podarcis hispanica)
Cobra cega (Blanus cinereus)
Cobra de água viperina (Natrix maura)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Visita da ESEB à Reserva da Faia Brava

Um grupo de alunos da Escola Superior de Educação de Bragança, no âmbito de um trabalho de grupo, organizaram uma visita à Reserva da Faia Brava para dar a conhecer o projecto e a ATN.
Esta visita ocorreu no passado Domingo, 11 de Abril e contou com a presença de 10 participantes.
Durante a parte da manhã deu-se a conhecer as Hortas da Sabóia e a sua funcionalidade dentro da Reserva. Aproveitámos ainda, antes do almoço, para semear algumas bolotas de azinheira.
Na parte da tarde fomos conhecer um pouco da Reserva, o alimentador de abutres, um dos pombais, fizemos observações das colónias de abutres a partir de telescópio e ainda avistámos a manada de Garranos. 


segunda-feira, 12 de abril de 2010

A Reserva da Faia Brava tem agora uma árvore classificada de interesse público


A Reserva da Faia Brava já tem uma árvore classificada de interesse público. Trata-se de um Sobreiro (Quercus suber) e encontra-se mesmo no coração da Reserva.

Eis os seus dados dendrométricos:

Circunferência Base – 3,98m
Circunferência a 1,30m – 3,90m
Diâmetro Base – 1,27m
Diâmetro a 1,30m – 1,24m
Diâmetro Médio Copa – 19,70m
Altura total – 16m
Idade – 500 anos
Ultima medição - 2010

quarta-feira, 7 de abril de 2010

ATN colabora com a divulgação da biodiversidade online

A Associação Transumância e Natureza tornou-se recentemente parceira das seguintes plataformas de divulgação da biodiversidade nacional, o Naturdata – Biodiversidade online (http://www.naturdata.com/) e o BioDiversity4All – Biodiversidade para todos (http://www.biodiversity4all.org).

O Naturdata é o primeiro portal de Biodiversidade de Portugal (Continente, Açores e Madeira). O objectivo geral é a mobilização de todas as pessoas envolvidas ou interessadas no tema, para o aumento do conhecimento, reunião e disponibilização de informação, promoção e conservação da Biodiversidade.
Acreditando que só se pode conservar o que se conhece, considerou prioritário saber o que temos e foi nesse sentido que o primeiro ano foi dedicado à criação da única base de dados global de espécies em Portugal. Neste momento, conta com mais de 35000 espécies diariamente verificadas, corrigidas e actualizadas por especialistas. Para cada espécie existe já uma ficha onde são disponibilizadas imagens e informação geral.
O próximo passo é o reforço do directório de espécies, que irá apresentar os nomes em Português e as respectivas características de cada grupo, facilitando a pesquisa e identificação.
O Naturdata está aberto à participação de todos que o podem fazer enviando informação ou fotografias, deixando comentários directamente nas fichas de espécies, participando nas discussões na página de facebook, ou associando-se como parte da equipa.



O projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos está a criar uma base de dados online sobre a Biodiversidade em Portugal, fundamentada na participação activa da sociedade civil e da comunidade científica. O BioDiversity4All cria a possibilidade de todos contribuirem com registos de observações de seres vivos (plantas, animais, fungos, líquenes e musgos, etc.) e de usufruírem dessa informação, segundo o conceito Web 2.0, através de um site fácil e divertido de utilizar e explorar. O projecto BioDiversity4All tem por missão unir o maior número de pessoas na promoção do conhecimento sobre a Biodiversidade. Pretende tornar-se na mais completa, acessível e conhecida base de informação sobre a distribuição de espécies a nível nacional.
O projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos constituiu-se como Associação Sem Fins Lucrativos em Janeiro de 2010.
Assim a ATN, com a sua equipa de trabalhadores, estagiários e voluntários bem como os visitantes que venham a participar nas diversas actividades, vai colaborar nestes projectos com as observações do dia-a-dia, efectuadas na Reserva da Faia Brava.

Colaborem e participem.....