quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ciência Viva no Verão, na Reserva da Faia Brava

No fim de semana passado realizámos as primeiras actividades no âmbito do programa Ciência Viva no Verão, que consistiram em passeios temáticos na Reserva da Faia Brava.
Na 6ª feira, 16 de Julho, fizemos uma saída para observar e falarmos um pouco sobre as Aves Rupícolas do Vale do Côa.
O final do dia, com temperaturas mais toleráveis, permitiu a observação de várias espécies, como o Milhafre-preto (Milvus migrans), o Abutre do Egipto (Neophron percnopterus), o Grifo (Gyps fulvus), a Águia-cobreira (Circaetus gallicus), o Peneireiro (Falco tinnunculus) e a Águia-calçada (Hieraaetus pennatus).



No sábado, dia 17, com a colaboração do Vasco Cruz, um especialista em répteis e anfíbios, percorremos vários pontos da Reserva em busca dos répteis. Contudo, apesar do óptimo habitat que esta zona oferece para os répteis, as altas temperaturas de Verão obrigam-os a estivar no subsolo e debaixo das pedras até que a temperatura baixe para níveis mais aceitáveis.
Ainda assim, tivemos a oportunidade de observar algumas espécies como a Lagartixa-de-dedos-denteados (Acanthodactylus erythruros), a Lagartixa-do-mato (Psammodromus algirus),  a Osga-comum (Tarentola mauritanica) e a Cobra-de-pernas-tridáctila (Chalcides striatus).
Durante o período de maior calor, entre as 14h e as 17h fez-se ainda uma apresentação em sala sobre a evolução dos répteis e sobre cada uma das espécies existentes na Reserva da Faia Brava.


video


Falta realizar a saída de Setembro, referente aos insectos, com a participação do biólogo Eduardo Marabuto. Veja mais detalhes desta e de outras actividades na nossa página, em ACTIVIDADES