domingo, 31 de outubro de 2010

Visita da ACERG - Garranos

 



 No passado dia 25 de Outubro, Segunda-Feira, recebemos a visita da ACERG - Associação de Criadores de Equinos de Raça Garrana (com sede em Viera do Minho), entidade que gere o Stud Book dos Garranos, com vista à avaliação, marcação, desprasitação e registo dos animais adultos presentes na Faia Brava.

Tratando-se da primeira visita desta entidade ao nosso núcleo de garranos (que pensamos seja o mais numeroso dos que se situam fora do solar da Raça Garrana, ou sehja o Noroeste de Portugal), foi com muita alegria que recebemos a Eng. Conceição Silva e outros técnicos da ACERG.

Os trabalhos decorreram com normalidade graças à manga de maneio que tinha sido recentemente construida na Faia Brava (esta estrutura que serve para  captura de manipulação dos animais aproveitou um antigo curral de ovelhas exitente na zona da Murada, tendo sido complementado com um corredor em madeira). A manga foi posta à prova pois alguns dos animais eram realmente bravos (precisamente aquilo que pretendemos na gestão da Faia Brava). Este equipamento cumpriu a sua missão garantindo segurança para os animais e para os técnicos. Interessa referir que esta manga de maneio foi implementada no âmbito do projecto BIOFAIA-Fundo de Sustentabilidade da EDP.

A visita da ACERG permitiu registar no Stud Book 8 novos animais adultos, facto que vai permitir à ATN receber o merecido apoio que o Ministério da Agricultura concede aos criadores destes animais devido ao contributo em manter uma raça nacional ameaçada. Um importante ajuda para manter este projecto vivo, mas não chega e termos de ser criativos ...

Os nossos agradecimentos à ACERG!

Relativamente aos donos dos Garranos que estão entregues à ATN, informamos que vão receber informação sobre os seus animais, e que vai haver novidades sobre o projecto Garrano. Espeem por favor mais um par de semanas para as anunciarmos. Para mais informação basta solicitar pelos contactos gerais da ATN.


A Zora e o Zimbro





















A Zora e o Zimbro são 2 dos garranos, a quem já alguém apelidou de verdadeiros "pássaros florestais" da Faia Brava. Para além do seu tranbalho "florestal" estes dois animais podem ser montados e acompanhar visitas à Faia Brava.

Temos previsto para breve iniciar nova campanha de apadrinhamentos, desta feita para ampliar a área de pastagem da manada de 25 que ruma pelos barrocais da Faia Brava.

Estejam atentos todos os admiridores dos garranos pois vai haver novidades!

JORNADAS DA FAIA BRAVA - 8 a 12 de Dezembro - Fig Castelo Rodrigo

A ATN vai celebrar os seus 10 anos de existência, e para esse efeito está a organizar as JORNADAS A FAIA BRAVA, abertas a todo o público, e que vão incluir um conjunto vasto de actividades, de que se destaca a apresentação de um livro de fotografia, um workshop técnico, um jantar convivio de sócios, etc etc.

A entrada é LIVRE-GRATUITA para todos os eventos (sócios e não sócios).

Os sócios que voluntariamente queiram pagar 20 euros pela inscrição têm direito a:

- documentação do workshop,
- 1 exemplar do Livro de Fotografia faia Brava - Um Espaço para a Natureza
- 1 jantar (Jantar das Jornadas dia 11) + 1 almoço campestre (Saída de campo dia 12)
- 1 garrafa de azeite Faia Brava,
- 2 garrafas de vinho de Figueira de Castelo Rodrigo
- 1 plantula do nosso viveiro (à escolha)
- participar no sorteio de um fim de semana num turismo rural em Figueira de Castelo Rodrigo
- e outras surpresas


Os não sócios que queiram contribuir com 35 Euros têm direito às mesmas regalias.

Gostavamos de juntar os sócios em convivio e festejar a Faia Brava, apelamos a que compareçam! Não se esqueçam que dia 8 de Dezembro é feriado e até podiam ser umas mini-férias.....


Esta semana começa a divulgação deste evento.


Documentário do passeio com a Árvores de Portugal

Ontem dia 30/10/2010, realizamos o primeiro encontro temático com a associação Árvores de Portugal, que foi dedicado à ecologia florestal e às árvores monumentais na Faia Brava e no concelho de Figueira. Esta actividade estava programada há mais de um mês e chegámos prever a vinda de pertor de 20 sócios das duas ONGs. Infelizmente as condições meteorológicas impossibilitaram a vinda de alguns e finalmente fomos 9 os que acabamos por realizar uma das saídas de campo mais interessante de 2010. Ora vejam:

- as condições climatéricas eram, de facto, adversas!























- o programa começou com a visita ao viveiro e logo depois toda a gente plantou uma árvore (vejam o Nabais todo contente a esfregar a mãos!)


 

















- No Sobreiro grande da Faia Brava, colocámos uma placa de identificação sobre esta magnifica árvore classificada.


















- à sombra desse Sobreiro planeámos projectos futuros (agora há lá uns banquinhos muito jeitosos).

- Na Azinheira grande de Vale de Afonsinho nos reunimos....,

- e o Miguel Rodrigues mediu-a com vista à sua classificação futura (se não me engano deu 3,5 m de PAP).


- Visita ao carvalhal do Convento de St.ª Maria de Aguiar. Uma bela mata de carvalhos negrais!


- No carvalhal, procuraram-se vestigios de animais, ouviram-se cantos de aves, imaginou-se o tempo em que esta mata tinha sido 100 vezes mais extensa!

- No Prado da Gadanha, uma lameiro de 10 hectares, com carvalhos negrais, freixos, salgueiros, encontrámos um enorme choupo.

- Que futuro para o Prado da Gadanha??!!


- De seguida fomo ver o Sobreiro velho de Nave Redonda, um venerável gigante que alguém apelidou de Belo Horrível.

- Pobre sobreiro, o que ele já passou!, mas resiste, e agora com menos sombra de pinheiro está até mais verde.

- Houve ainda tempo de observar outros grandes sobreiros existentes na mesma propriedade, este com cerca de 4 m de PAP está saudável e poderá evoluir para exemplar classificável.


- Finalmente, já com luz rasante fomos visitar a Azinheira de Almofala, uma estupenda árvore classificada que este Verão teve o fogo a poucos metros.  





 Foi um dia magnifico!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Imagens da 3ª edição da Festa da Pecuária

Aqui ficam algumas imagens, mas podem ver tudo em:
http://picasaweb.google.com/mail.transumancia/FestaDaPecuaria2010#

(fotos do Fernando Romão)

podem ainda ver a peça da RTP sobre a Festa: http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=19455&c_id=1&dif=tv&idpod=46376



Um grande agradecimento ao pessoal da AEPGA 8de que fomos parceiros nesta 3ª edição), à Câmara Municpal de Figueira de Castelo Rodrigo, à Junta de Freguesia de Freixeda do torrão, Junta de Freguesia de Castelo Rodrigo, ao Picadeiro de Almeida, aos Anda Camino.
 


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Transporte de grandes dimensões

A semana passada fica marcada pelo transporte de grandes dimensões de Algodres até a Sabóia dos postes  para fazer a manga de maneio para os garranos.
A manga de maneio teve que ser construída para fazer a marcação dos  indivíduos e serem inscritos no livro da raça.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Previsão de tempo favorável - Festa da Pecuária 2010

Com estas condições só falta mesmo que a Festa comece.















Imagem da Festa de 2009 (largo de São João em Castelo Rodrigo):

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ACÇÕES DE REFLORESTAÇÃO Outono 2010

 Ai estão as primeiras acções  agendadas para o outono ......
 
Reserva da Faia Brava, Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo

Fim-de-semana de 05, 06 e 07 de Novembro
Fim-de-semana de 12, 13 e 14 de Novembro
 
O Colectivo Germinal e a Associação Transumância e Natureza organizam  
duas acções de reflorestação nas margens do Rio Côa, no Concelho de 
Figueira de Castelo Rodrigo. O objectivo primeiro é o repovoamento florestal
de áreas ardidas e agrícolas abandonadas, promovendo assim a recuperação 
destes ecossistemas. Haverá também a manutenção de um viveiro florestal e a 
recolha de sementes. 
 
Mais informações : 
Colectivo Germinal 
colectivogerminal@hotmail.com 
Transumância e Natureza 
r.nabais@atnatureza.org 
 
Participe nestas acções ou marque conforme a sua disponibilidade, venha dar uma ajudar 
ao projecto Faia Brava...

Olha a pomba olha mais uma .....

Hoje foi dia de visitar os pombais, tivemos o prazer de ter a companhia do sócio Luís Alves filho de Algodres, aldeia onde se situa parte da Faia Brava, proprietário de um pombal que a ATN gere.
Além da tarefa de colocação de alimento nos pombais proporcionamos um passeio magnifico ao nosso amigo Luís que ficou deslumbrado com as paisagens do rio e os nossos garranos.


Para a próxima poderá ser você a usufruir deste passeio, peça  mais informações...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Os quercus resistentes e sobreviventes

Para os que não acreditavam, para os que não acreditam, para os que passaram fins de semana ao frio , no passado inverno na Faia Brava  a semear bolota de Carvalho Negral, Azinheira , Faginea e outras sementes, aqui ficam as provas do resultado da campanha passada.




Esta jovem planta é um Carvalho Negral, tem sido a espécie mais resistente ao verão quente, este está em crescimento ainda não teve nenhum problema, em baixo algumas fotos de outros irmãos que já secaram depois de germinar mas voltaram a rebentar.

Uma paisagem

Que paisagem queremos para a Faia Brava? um tópico de debate interessante para as Jornadas da Faia Brava - 8 a 12 de Dezembro.O programa oficial vais sair esta semana.

Aqui fica uma foto referente à zona do Cachão/Murada, tirada na 5ª feira passada: thursday child 

domingo, 17 de outubro de 2010

Dia 30 festejamos as árvores!

Estamos em contagem decrescente para a Festa da Pecuária e para o primeiro encontro/convivio com a Associação Árvores de Portugal. Contamos com a vinda de muito sócios da ATN a estes 2 eventos.

Acerca do encontro sobre árvores deixamos aqui 2 imagens de 2007 relativas às visitas de campo para avaliação das árvores monumentais que foram descobertas peor jovens no âmbito do concurso "Em Busca da maior Árvore do Distrito da Guarda" (ver relatório final). Essas descobertas são um património natural fantástico que urge conhecer e proteger.

A primeira fotografia é de Carvalho-negral perto da aldeia de Carpinteiro.

A segunda é de uma Azinheira próxima a Vale de Afonsinho e que esperamos vistar no dia 30 de Outubro.

Estes exemplares merecem uma melodia: forest


Visitante ilustre de Timor Leste

Ontem (Sábado) recebemos na Faia Brava, a visita do Sr.Bonifácio Correia (Director Nacional das Cooperativas, que é um organismo do Ministério da Economia e Desenvolvimento – Républica Democrática de Timor Leste), facto que muito nos honrou e que esperamos possa ser a semente de futuros laços e parcerias com esse país longinquo mas irmão. O Sr. Bonifácio plantou um lodão no lugar da Sabóia, a primeira árvore plantada na reserva na campanha 2010-2011.


Atrás das sementeiras - capítulo II

 




















Os locais onde estas imagens foram obtidas não são identificados, propositadamente. Acreditamos que apesar de, presentemente, haver actividade cinegética dentro do território da Faia Brava, a pressão da mesma sobre estas espécies que vos mostrámos é diminuta. Isso não quer dizer que não se esteja a planear a médio prazo, por parte da ATN, em assegurar que a pressão de caça venha a ser ainda menor. A ideia (fixa) que temos é que a Faia Brava venha a ser um espaço, exclusivo, para a Natureza, mas Roma e Pavia não se fizeram num dia .... Desta forma aproveitamos para informar que iremos lançar a consulta pública do plano de gestão da Faia Brava (2009-2019) até ao final do presente ano. Quem tiver muita pressa e quiser consultar esse documento já, basta pedi-lo por e-mail e ser sócio da ATN.

Atrás das sementeiras vêm os .....

herbívoros e granívoros!
























A ATN tem uma pequeno conjunto de câmara digitais automáticas colocados dentro da Faia Brava para inventariar, permanentemente, a fauna terrestre, essencialmente os mamíferos. Durante 2009 esse sistema de camera-trapping (armadilhagem fotográfica) foi usado pelo Pedro Alverca, no âmbito do seu estágio de licenciatura (Curso de Eng. Agro-Florestal- Instituto Politécnico de Beja). Este trabalho obteve resultados muito interessantes sendo de leitura obrigatória por todos os que gostam deste tema. Vamos disponibilizar o relatório final em pdf, muito em breve. Em 2010 o seguimento tem sido efectado pelo Fernando Romão e pela Alice Gama.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sementeiras na Faia Brava

Com as primeiras chuvas chega a época das sementeiras das culturas cerealíferas, na faia brava já alguns dias que se preparou a terra e começaram -se a deitar a terra as primeiras sementes de centeio e trigo, para a fauna residente e visitante da Faia Brava.

Esperemos que com esta pequena ajuda as populações de coelho e perdiz se mantenham ou venham mesmo a aumentar o seu número de indivíduos.

As sementeiras são feitas em parcelas estreitas mas compridas nas clareiras de matos e sub coberto de azinheiras e sobreiros, para a fauna se refugiar...