quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Faltava identificar o Sonho!

Na ATN temos feito um grande esforço para nos organizarmos melhor, seja para sermos mais eficazes seja para sermos mais sustentáveis como organização, isso tudo para podermos dar um contributo para uma Faia Brava com mais e "melhor" biodiversidade. Para além de termos a missão da ATN na FB perfeitamente identificada, de estarem traçados objectivos a 10 anos e também de termos uma plano de gestão com 50 e tal acções caracterizadas e calendarizadas até 2019 muito há ainda por fazer para melhorarmos a nossa prestação como entidade responsável por administrar a primeira área protegida privada do nosso país.

As Jornadas em Dezembro ajudaram muito esse processo, nomeadamente pelos conselhos práticos que muitos amigos deram. Enre várias contribuições excelentes que muito valorizaram o workshop das Jornadas, interessa destacar a do Miguel Araujo (PHD em Biogeografia - ver www.cea.uevora.pt/umc/CVMiguel.htm), sócio da ATN, que falou, com toda a razão da necessidade primordial de ser identificado um Sonho, "qual é sonho da ATN para a Faia Brava.. a 50 anos...?", terão sido essas as suas palavras (mais ou menos).

Apesar da Missão, dos objectivos, dos projectos, das acções estarem minimamente identificacadas, falta-nos de facto expressar ou definir qual é o nosso Sonho para aquele quinhão de terra.

Uma boa noticia é que na ressaca das Jornadas esse Sonho foi entretanto foi identificado. É dificil materializar as emoções em palavras, e um sonho não é mais que uma emoção forte, ainda para mais este que é uma espécie de paixão à distância de 50 anos, mas talvez a vizualização de um conjunto de imagens, maravilhosas e  concretas acerca de uma realidade já existente possa ajudar a transmitir exterirmente esse Sonho.

O documentário espanhol Lince Ibérico - Caçador Solitário (que há uns tempos passou na TVE), com a sua caracterização e interpretação do espaço natural Sierra de Andujar (quiçá o espaço que alberga a última população viável de linces béricos) talvez possa servir para ilustrar aquilo que a actual direcção da ATN  imagina como uma Faia Brava fantástica daqui a meio século.

Esperemos nao estar a usar indevidamente o excelente trabalho da equipa que fez este documentário mas aqui vai:
http://www.youtube.com/watch?v=ZyBIXxGCbOY


Falta pintar melhor esse sonho e quem quiser contribuir com ideias é bem vindo.