quinta-feira, 24 de março de 2011

Sobreiro: Árvore Nacional de Portugal - Petição Pública

Retirado do site Florestas2011


APELO AOS CIDADÃOS

Já assinei a Petição Pública “Sobreiro – Árvore Nacional de Portugal”, numa iniciativa das Associações Transumância e Natureza e Árvores de Portugal.
Num País de grande riqueza e diversidade florestal, e sem desprimor para outras espécies que assumem papel relevante na floresta portuguesa, existe um largo consenso nacional de que é o Sobreiro (Quercus suber L.), pela sua ampla distribuição geográfica e pela sua importância económica, social, ambiental, paisagística, histórica e cultural, a árvore que melhor poderá assumir o simbolismo de “Árvore Nacional de Portugal”.
Árvore de grande beleza, assumindo frequentemente grandes dimensões e longevidade, constitui povoamentos de grande valor paisagístico e ambiental - os montados - sistemas multifuncionais de elevadíssimo valor conservacionista e económico. Já Vieira Natividade afirmava “Nenhuma outra árvore dá mais, exigindo tão pouco”.
A sua importância histórica vem reflectida na antiquíssima legislação proteccionista. O sobreiro e a cortiça têm uma fortíssima presença no nosso imaginário, com expressão nas letras e nas artes, na pintura, na arquitectura, na azulejaria, no artesanato e, mais recentemente, também na moda e design.
Da diversidade de bens e serviços que o sobreiro gera, destaca-se a produção de cortiça, matéria-prima de características únicas e de extraordinárias propriedades tecnológicas, base de uma importante fileira industrial, estratégica para o país, e na qual somos líderes mundiais na produção, transformação e exportação.
Neste ano em que se celebram as florestas à escala mundial, convido a todos - técnicos e produtores florestais, ambientalistas, industriais corticeiros e cidadãos em geral – a aderirem a esta Petição e assim elevar o Sobreiro a “Árvore Nacional de Portugal”.

Rui Barreiro
Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural
Todos deviam seguir o exemplo o Secretário de estado , se ainda não o fez não deixe de assinar, depois pode ser tarde de mais........