segunda-feira, 28 de março de 2011

Voltam as actividades de campo no próximo fim de semana


















No próximo fim de semana recomeçam, em grande, as actividades de educativas, interpretativas, cientifico-pedagógicas, de divulgação, e outras, da Faia Brava.

Estas visitas são acompanhadas por técnicos da equipa da ATN, que dão o seu contributo para que os visitantes fiquem  conhecer a paisagem, o património natural, a biodiversidade da Faia Brava e algo da prática de gestão que estamos a implementar na 1ª Área Protegida Privada Portuguesa.

No ano passado a Faia Brava recebeu cerca de 600 visitantes, número que consideramos positivo, mas que ainda fica um pouco longe da meta de 1000 visitantes/ano, que consideramos ser o patamar máximo em termos de capacidade de resposta da ATN, e que corresponde ao valor que consideramos seguro em termos de pressão sobre os valores mais sensíveis.

Estão todos convidados para visitarem a Faia Brava este semestre, temos um calendário de actividades variado e bastante atractivo.

Este fim de semana temos 2 actividades: 



Safari Entomológico na Faia Brava – FAPAS & ATN
02/04/2011
Características do percurso: cerca de 5km de percurso circular, a pé.
Ponto de Encontro: 10h30m, junto à Igreja de Algodres. Os participantes devem levar a sua viatura até Algodres, local onde se inicia o percurso.
O que trazer? Botas de montanha ou calçado desportivo, roupa confortável (de preferência em tons neutros), chapéu, protector solar, almoço-volante e água, máquina fotográfica, binóculos.
Preço: 2,5€/pax. Inclui o acompanhamento por guia local e seguro de acidentes pessoais. 6 a 15 participantes. Esta actividade é exclusiva para sócios do FAPAS e da ATN.
 Brochura:
Tratando-se de um grupo faunístico pouco conhecido e que, simultaneamente, desperta pouco interesse na maioria das pessoas, este “Safari” pretende dar a conhecer e sensibilizar para a importância dos insectos que existem na Faia Brava. Ao mesmo tempo, o passeio irá funcionar como saída de campo para inventariação da biodiversidade. Esta actividade irá contar com o acompanhamento científico de um dos mais proeminentes entomólogos nacionais, José Manuel Grosso-Silva, da Universidade do Porto. 
Foto Tour A Primavera na Faia Brava/Douro Internacional
De 02/04/2011 a 03/04/2011

De João Nunes da Silva
Mais informações em:
http://ilustranatur.blogspot.com/
Informações e pré-reservas:
joaonunesdasilva@clix.pt
















O tempo parece que vai estar bom : http://www.freemeteo.com/default.asp?pid=156&gid=2733171&la=18



Agrdecemos desde já ao FAPAS, ao José Manuel Grosso-Silva, da Universidade do Porto, ao excelente Fotografo de Natureza José Nunes da Silva, por apoiarem e promoverem estes eventos.