terça-feira, 19 de abril de 2011

O Bufo-Real Bubo bubo nidifica na Faia Brava


Os afloramentos rochosos da Faia Brava desempenham um forte componente na reprodução das muitas espécies de aves rupícolas que aqui nidificam pois oferecem a protecção e o sossego necessário para que estas levem a bom termo o desenvolvimento das suas crias.
Este ano trouxe uma maravilhosa surpresa, ou melhor dizendo, descoberta. A presença através de registos auditivos já há muito que é conhecida, no entanto, descobrir efectivamente o local de nidificação de um bufo-real Bubo bubo é coisa rara e fruto, pode-se dizer, do acaso pois estes podem ser ouvidos a vários quilómetros de distância. A sua observação então é tarefa quase impossível até para quem os estuda devido ao seu comportamento maioritariamente nocturno.
Esta espécie conhecida por ser, entre as grandes rapinas europeias, a mais especializada na predação de coelho, prefere os juvenis e sub-adultos, evitando a captura de coelhos adultos durante todo o ano. Produz ninhadas de 2-5 crias com um crescimento notável e realizam o seu primeiro voo por volta dos 50 dias.
 Desta forma vai ser possível observar o crescimento destes seres, sempre com as cautelas necessárias de forma a não perturbar o seu desenvolvimento e disfrutar de mais um pouco do que a Faia Brava tem para oferecer.