segunda-feira, 19 de setembro de 2011

II Jornadas de Olivicultura Biológica

Decorreu nos passados dias 9 e 10 de Setembro em Figueira de Castelo Rodrigo as segundas jornadas de olivicultura biológica centrada nos temas bens e serviços do olival, biodiversidade funcional do ecossistema, gestão e conservação do solo e azeite, turismo e ambiente. Estiveram presentes cerca de 130 participantes ligados ao sector.


No dia 9, dedicado a apresentações, a ATN esteve representada pela bióloga Alice Gama com uma comunicação com o tema "Faia Brava - Área Protegida Privada, a importância do olival biológico". Para além das apresentações e debates houve também uma apresentação de trabalhos académicos relacionados com o tema e uma sessão de prova de azeites. No dia 10 foi realizada uma visita de campo a um olival de produção biológica.

Esta segunda edição teve uma organização conjunta de varias organizações lideradas pelo centro de investigação e tecnologias agro-ambientais e biológicas da Universidade de Trás os Montes e com a colaboração da ATN. O balanço final foi bastante positivo e esperamos estar presentes de novo nas III Jornadas de Olivicultura Biológica.