sábado, 10 de setembro de 2011

A Jóia da Coroa !?

Muito se pode falar acerca da opinião de cada um sobre aquela, ou aquelas, espécie(s) que pela suas  características comportamentais, preferências ecológicas, raridade, estatuto de conservação, conspicuidade, importância socio-económica, beleza.... etc, etc, melhor representam ou identificam uma determinada área geográfica. Podemos sempre dizer que gostos não se discutem, mas de facto a eleição de uma espécie emblemática dá um jeitão em termos de estratégia de comunicação de uma determinado projecto.

No caso da Faia Brava, obviamente que não há unanimidade, seja por haver múltiplos candidatos com fortissimos argumentos, seja pela divrsidade de aguerridos amantes da fauna silvestre, que bem defendem e publicitam as suas "damas".

Haverá sempre discussão no que toca a hierarquizar as jóias faunísticas da Faia Brava, mas aqui vai um contributo.

Ainda no seguimento da sessão de anilhagem (gloriosa) do passado 28 de Agosto, organizada pela APAA, na qual foram anilhadas 209 aves pertencentes a 20 espécies, foi possível contemplar aquela que é uma das espécies (pelo menos se falarmos de aves) que podemos designar de rainhas da Faia Brava.... que é a Toutinegra-real Sylvia hortensis.  Foram capturados e anilhados 5 exemplares desta belissima e rara ave. Trata-se, provavelmente, do record nacional para esta espécie, que vem mais uma vez confirmar que a Faia Brava é um pequeno santuário para a monarca das Sylvias.

Para mais informação sobre essa sessão leiam a crónica no interessante blog do Peter Fearon: A Scouse Ringer (tradução: um anilhador de Liverpool...!) .

Deixamos aqui imagens da Toutinegra-real e da respectiva sessão de anilhagem.



Um juvenil (à esq) e um adulto.



Bonita, discreta, sóbria e de porte nobre, como pertence a alguém da Realeza!



Nas palavras do Peter Fearon ...."The birds of the day had to be the Orphean Warblers, in total we caught five, of which only one was an adult. They were much larger in the hand than I had expected, taking a 'C' ring (equivalent of a 'B' in the UK), a pretty chunky Sylvia in all. "....








No site da ATN a Toutinegra-real foi a espécie do mês em Março de 2011,  podem recolher mais informação aqui.