quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A importância dos corredores ecológicos

A Universidade do Arizona irá iniciar um estudo a nível global sobre corredores biológicos onde se colocam duas importantes questões:

Os Corredores ecológicos funcionam?

Que características têm os corredores ecológicos que funcionam?

A Reserva da Faia Brava, apesar de ter uma importância ecológica abrangente, pode ser considerado um corredor ecológico. Sempre foi uma preocupação de gestão da área protegida manter ou criar ligações entre populações e habitats. Esta perspectiva pode ainda ser alargada a um nível de importância maior se for incluída a dimensão da Zona de Protecção Especial (ZPE) do Vale do Côa e ZPE Sabor e Maças.

Embora seja uma realidade a longo prazo, a criação de um corredor ecológico desta dimensão poderia ser um importante ponto de passagem de populações de diversas espécies entre o norte e o centro do país e até área de expansão para diversas espécies. Com a adopção da estratégia europeia seguida pela iniciativa Rewilding Europe, a ATN pretende influenciar proprietários e políticas de modo a promover a existência de grandes extensões continuas de habitat, promovendo o fluxo natural do movimento expansão das espécies.

Vamos ficar atentemos ao desenvolvimento e resultados deste estudo, para poder aprender e melhorar a nossa estratégia de conservação.