sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Chamar os bois pelos nomes......



O post "Guardiãs da Faia Brava" foi dos mais lidos de sempre do blog da ATN!


Mais do que avistamentos de aves raras, relatos de aventuras sensacionais por recantos montanhosos, contos na primeira pessoa de incríveis projectos de investigação, historietas do dia-a-dia fantástico da ATN. Mais do que muitos e muitos dos nossos maravilhosos posts, as caríssimas vacas maronesas conseguiram atrair a atenção do grande público.


Intrigados talvez pela morfologia pouco comum destes grandes mamíferos "silvestres", ou quiçá pelo exotismo de imaginar estes pachorrentos bovinos a guardar reservas naturais (houve ainda algum amigo que timidamente fez chegar a pergunta: "vocês vão mesmo meter vacas....?"), o que é certo é que foram mais de 1 centena numa semana os que deram uma vista de olhos à singela foto da não menos carismática vaca Maronesa.... descendente directa (segundo alguns) do dito, e extinto Auroque, o tal que outrora aqui na própria Faia Brava alguém retratou (e bem) nas rochas intemporais das margens do Côa.


Para os que gostaram do post e querem mais, apresentamos hoje uma série de 2 dezenas de fotos referentes a  estes estranhos ruminantes, a que damos o nome de vacas e bois. As fotos estão numeradas, e na sua maioria referem-se a imagens obtidas por gente da ATN (em Portugal e Espanha). Existem algumas imagens retiradas da Internet, e caso os autores (por certo estrangeiros) descubram, apresentamos desde já as nossas desculpas e agradecimentos.


São muito bem vindas as tentativas de identificar as raças a que pertencem todos os animais das diversas fotos, quem acertar mais, tem direito a uma visita guiada à Faia Brava....! Aguardamos os vossos coments.