quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Visita da Fundação Taurus à Reserva da Faia Brava

Na passada semana recebemos na Reserva da Faia Brava alguns elementos da fundação Holandesa Taurus. O objectivo principal da visita era dar a conhecer a paisagem e habitats existentes no vale do Côa e avaliar a possibilidade de introduzir novas espécies de herbívoros que ajudem no trabalho de prevenção de incêndio feito até agora pelos cavalos Garranos.

A fundação Taurus conta com vários anos de experiência em utilização de herbívoros para controlo de vegetação, sobretudo espécies de bovinos, e está neste momento a desenvolver o projecto TaurOs que pretende recriar as características do bovino primitivo (Auroque) que deu origem a todas as raças de vacas domésticas existentes na Europa. Esta "reconstrução" pretende não só obter animais fisicamente semelhantes ao registado nas gravuras do vale do Côa, mas sobretudo conseguir animais ecologicamente adaptados à área.

Foto: Staffan Widstrand

O próximo passo será seleccionar as raças e animais que farão parte do programa de reprodução para obter espécimes adaptados ao habitat rochoso da Reserva da Faia Brava, ajudando assim na renaturalização e recuperação ecológica da zona e redução do risco de incêndio. 

A ATN agradece a disponibilidade e apoio prestado pela Fundação Taurus neste inicio de processo.