terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Em busca dos cogumelos da Faia Brava - um evento de sucesso

Apesar da ameaça de mau tempo que se fez sentir no passado sábado, realizou-se em Cidadelhe a edição deste ano do passeio micológico da Faia Brava.




Foi um evento cheio de sucesso, com cerca de 25 participantes, que resistiram ao frio e a chuva para uma caminhada com dois guias da sociedade micológica de Ciudad Rodrigo. Foram identificadas 45 espécies e trocaram-se receitas saborosas, para a preparação de alguns cogumelos comestíveis, mais tarde, em casa.


Com um grupo muito diverso, que ia desde os curiosos, que vinham dar um passeio e conhecer a primeira área protegida privada do país, até aos quase profissionais, que vinham em busca de uma ou várias espécies em concreto, foi possível passar um dia diferente em contacto com a natureza e conhecer mais um pouco do nosso património natural.


As espécies identificadas ficaram temporariamente em exposição no centro difusor de Cidadelhe, para que também a população local e os visitantes, possam aprender sobre a diversidade incrível de fungos do vale do Côa.
Agradecemos a todos os participantes o entusiasmo e também a resistência ao temporal e esperamos poder contar convosco num próximo EVENTO FAIA BRAVA, de preferência com melhor tempo.

Fotografias: Dalila Correia, João Quadrado.