quinta-feira, 31 de março de 2011

O cenário idílico?


















A ATN está a crescer, floresce! A  Faia Brava a primeira área protegida privada em Portugal nasceu e está a dar os primeiros passos. O debate entretanto instala-se... que futuro para esta pequena área, crescer?? ampliar? mais biodiversidade? mais natureza bravia? mais wilderness?

Objectivos, ideias, sonhos.... urge confrontar os conceitos e as visões para bem da conservação da natureza e para bem do desenvolvimento regional, nao apenas sobre este pedaço de granito, mas para bem desta jangada de pedras a chamamos Portugal.

Para quem precisa de inspirar sobre o que pode estar acima de nós, aqui vai uma sugestão: aqui

quarta-feira, 30 de março de 2011

Mais paisagens da Faia Brava!

.... que podem ser visitadas e devidamente interpretadas pela equipa da ATN!






Flores na FB

























Vista hoje perto da Bogalha (Reserva da FB), alguém pode ajudar na identificação??

Luscinia megarhynchos também já chegou a Faia Brava

Hoje foi a vez do Rouxinol-comum Luscinia megarhynchos chegar a faia brava está mais uma para completar a tabela das chegadas  da RFB.

Esta observação foi efectuada pela estagiária de biologia da Universidade de Aveiro Ana Luísa Catarino.

terça-feira, 29 de março de 2011

Tartaranhão-caçador chega a Faia Brava

Desta vez foi a vez do Circus pygargus Tartaranhão-caçador
Esta observação foi  feita pelo estagiário de biologia da Universidade de Aveiro - Eduardo Realinho
veja aqui os registos das chegadas na Faia Brava

segunda-feira, 28 de março de 2011

As prendas da Páscoa......

É capaz de ainda ser cedo em relação às Páscoa e de facto não se trata de um chocolate nem de amendoas, mas não queremos deixar a oportunidade de divulgar o livro Faia Brava, cuja venda reverte directamente para a conservação de algumas espécie raras e ameaçadas que existem nesta área. Apelamos a todos que nos ajudem a esgotar a primeira edição....


O livro está à venda na Loja da História Natural (em Lisboa) ou na ATN (podem encomenda-lo pelo correio). Em Algodres também à venda no Café O Escondidinho.


Giestas em flor e galerias de Tamujo




 


Por estes dias os barrocais graniticos ganham volume com a explosão de flores brancas das giestas (Cytisus multiflorus). Outro aspecto que se destaca na paisagem (habitual dos últimos e frios, dias de Março) são as "galerias de Tamujo (Securinega tinctoria) uma verdadeira maravilha de cor, que poucos já viram em Portugal (por que o Tamujo é raro e as margens do Côa são um dos locais onde a espécie está melhor representada).

Promoção de Primavera - Azeite Faia Brava




















Vimos por este meio informar que as últimas garrafas de azeite Faia Brava (colheitas anteriores a 2010) estão agora em promoção.

O preço de cada garrafa de meio litro passa a ser de 3,5 Euros (estava antes a 8 Euros).

O dinheiro resultante desta venda destina-se integralmente à aquisição de novas propriedades na Faia Brava (ampliação da APP da Faia Brava = mais biodiversidade).


Donde vem o azeite Faia Brava:














Estamos no mapa da Europa Selvagem















 A Faia Brava é a primeira área protegida privada de Portugal.

A esse estatuto podemos agora somar a integração da FB na lista de 5 áreas piloto do programa Rewilding Europe  (estamos no Oeste Ibérico, a par com a Fundacion Naturaleza y el Hombre). Na passada semana decorreu a primeira reunião de trabalho enre a Fundação Rewilding Europe, a Fundacion Naturaleza y ele Hombre e a ATN:

É uma grande honra termos sido seleccionados, e uma grande responsabilidade.Vamos trabalhar com afinco para ser dignos representantes do desafio Rewilding em Portugal.

Em breve haverá mais novidades que disponibilizaremos nos canais oficiais da ATN. Para mais informação contactem a ATN ou directamente o Biólogo João Quadrado (jpquadrado@gmail.com) que está a representar a associação neste projecto.

Mais uma razão para conhecer a Faia Brava, faça-nos uma visita ! (ver calendário de actividades)

Recantos wilderness na Faia Brava

Algumas fotos da Primavera de Faia Brava







Staffan Widstrand esteve na Faia Brava







Integrado no staff da Fundação Rewilding Europe, que visitou a Faia Brava na passada semana, o consagrado fotografo sueco Staffan Widstrand, um dos organizadores do projecto Wild Wonders of Europe (que atingiu enorme sucesso em diversos países da Europa) pode conhecer as actividades da ATN no domínio da fotografia de natureza e deixou-nos uma série de conselhos, que muito agradecemos.

Ei-lo em acção na Faia Brava, nomeadamente no esconderijo fotográfico da ATN (no alimentador de abutres). Já agora o esconderijo está aberto a todos os fotógrafos que o queiram visitar aqui.

Sugerimos a visita  ao site :




Sugerimos a compra do magnifico livro:


 http://www.wild-wonders.com/the_book.asp

Voltam as actividades de campo no próximo fim de semana


















No próximo fim de semana recomeçam, em grande, as actividades de educativas, interpretativas, cientifico-pedagógicas, de divulgação, e outras, da Faia Brava.

Estas visitas são acompanhadas por técnicos da equipa da ATN, que dão o seu contributo para que os visitantes fiquem  conhecer a paisagem, o património natural, a biodiversidade da Faia Brava e algo da prática de gestão que estamos a implementar na 1ª Área Protegida Privada Portuguesa.

No ano passado a Faia Brava recebeu cerca de 600 visitantes, número que consideramos positivo, mas que ainda fica um pouco longe da meta de 1000 visitantes/ano, que consideramos ser o patamar máximo em termos de capacidade de resposta da ATN, e que corresponde ao valor que consideramos seguro em termos de pressão sobre os valores mais sensíveis.

Estão todos convidados para visitarem a Faia Brava este semestre, temos um calendário de actividades variado e bastante atractivo.

Este fim de semana temos 2 actividades: 



Safari Entomológico na Faia Brava – FAPAS & ATN
02/04/2011
Características do percurso: cerca de 5km de percurso circular, a pé.
Ponto de Encontro: 10h30m, junto à Igreja de Algodres. Os participantes devem levar a sua viatura até Algodres, local onde se inicia o percurso.
O que trazer? Botas de montanha ou calçado desportivo, roupa confortável (de preferência em tons neutros), chapéu, protector solar, almoço-volante e água, máquina fotográfica, binóculos.
Preço: 2,5€/pax. Inclui o acompanhamento por guia local e seguro de acidentes pessoais. 6 a 15 participantes. Esta actividade é exclusiva para sócios do FAPAS e da ATN.
 Brochura:
Tratando-se de um grupo faunístico pouco conhecido e que, simultaneamente, desperta pouco interesse na maioria das pessoas, este “Safari” pretende dar a conhecer e sensibilizar para a importância dos insectos que existem na Faia Brava. Ao mesmo tempo, o passeio irá funcionar como saída de campo para inventariação da biodiversidade. Esta actividade irá contar com o acompanhamento científico de um dos mais proeminentes entomólogos nacionais, José Manuel Grosso-Silva, da Universidade do Porto. 
Foto Tour A Primavera na Faia Brava/Douro Internacional
De 02/04/2011 a 03/04/2011

De João Nunes da Silva
Mais informações em:
http://ilustranatur.blogspot.com/
Informações e pré-reservas:
joaonunesdasilva@clix.pt
















O tempo parece que vai estar bom : http://www.freemeteo.com/default.asp?pid=156&gid=2733171&la=18



Agrdecemos desde já ao FAPAS, ao José Manuel Grosso-Silva, da Universidade do Porto, ao excelente Fotografo de Natureza José Nunes da Silva, por apoiarem e promoverem estes eventos.

Sobreiro na Faia Brava


domingo, 27 de março de 2011

Mais uma espécie que chegou á Faia Brava

Hoje pela manhã a estagiária Ana Luísa Catarino registou mais uma espécie que chegou a Faia Brava, fica a informação :


Espécie: Lanius senator
Data: 27.Março
Hora: 8:30
local: Cidadelhe
concelho: Pinhel
nº ind.: 1
Não se esqueçam até dia 29 de Abril está aberto o concurso chegadas a Faia Brava anunciado aqui: 
Poderão ainda ver que espécies já chegaram e quem foram os observadores aqui:
Ainda há espécies para chegar venha dai dar um passeio pela Faia Brava e quem saber observar uma espécie em rota de chegada e ganhar um prémio....

quinta-feira, 24 de março de 2011

Sobreiro: Árvore Nacional de Portugal - Petição Pública

Retirado do site Florestas2011


APELO AOS CIDADÃOS

Já assinei a Petição Pública “Sobreiro – Árvore Nacional de Portugal”, numa iniciativa das Associações Transumância e Natureza e Árvores de Portugal.
Num País de grande riqueza e diversidade florestal, e sem desprimor para outras espécies que assumem papel relevante na floresta portuguesa, existe um largo consenso nacional de que é o Sobreiro (Quercus suber L.), pela sua ampla distribuição geográfica e pela sua importância económica, social, ambiental, paisagística, histórica e cultural, a árvore que melhor poderá assumir o simbolismo de “Árvore Nacional de Portugal”.
Árvore de grande beleza, assumindo frequentemente grandes dimensões e longevidade, constitui povoamentos de grande valor paisagístico e ambiental - os montados - sistemas multifuncionais de elevadíssimo valor conservacionista e económico. Já Vieira Natividade afirmava “Nenhuma outra árvore dá mais, exigindo tão pouco”.
A sua importância histórica vem reflectida na antiquíssima legislação proteccionista. O sobreiro e a cortiça têm uma fortíssima presença no nosso imaginário, com expressão nas letras e nas artes, na pintura, na arquitectura, na azulejaria, no artesanato e, mais recentemente, também na moda e design.
Da diversidade de bens e serviços que o sobreiro gera, destaca-se a produção de cortiça, matéria-prima de características únicas e de extraordinárias propriedades tecnológicas, base de uma importante fileira industrial, estratégica para o país, e na qual somos líderes mundiais na produção, transformação e exportação.
Neste ano em que se celebram as florestas à escala mundial, convido a todos - técnicos e produtores florestais, ambientalistas, industriais corticeiros e cidadãos em geral – a aderirem a esta Petição e assim elevar o Sobreiro a “Árvore Nacional de Portugal”.

Rui Barreiro
Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural
Todos deviam seguir o exemplo o Secretário de estado , se ainda não o fez não deixe de assinar, depois pode ser tarde de mais........

terça-feira, 22 de março de 2011

O dia da árvore na Faia Brava

No dia da árvore não se deve plantar árvores florestais no terreno, mas pode se deitar muita semente nas cuvetes e encher um viveiro de caixas de germinação, foi o que aconteceu hoje no viveiro da Faia Brava.

Sementeira de espécies florestais e arbustivas para termos plantas disponiveis a plantar no próximo inverno.

Entre as várias espécies temos Freixo, Lodão, Azinheira, Carvalho Negral, Sobreiro, Rosa Canina, Gilbardeira Abrunheiro Bravo e Acer.

Ficam algumas fotos quando começarem os primeiros rebentos das jovens plantas mostraremos, ficam desde já convidados a participar na campanha de reflorestação da Faia Brava a iniciar em Novembro.





Não podendo plantar árvores pode ajudar a flores noutras iniciativas como divulgar ou assinar caso ainda não tenha assinado a petição pelo sobreiro- árvore nacional  de Portugal, a qual já tinhamos divulgado aqui:

terça-feira, 15 de março de 2011

Actualização prémio migratórias

(O Eduardo Realinho compilou a maioria da informação obtida até à presente data )

Espécie
Prémio
Data de chegada
Observador
Neophron percnopterus
uma garrafa de Whisky velho
06-Mar
Ana Berliner
Ciconia nigra
grade de minis
rumores

Cuculus canorus
grade de minis
10- Mar
João Godinho
Silvia hortensis
grade de minis


Apus melba
uma cerveja
28-Fev
Eduardo Realinho
Delichon urbica
uma cerveja
21-Fev
Eduardo realinho
Hirundo rustica
uma cerveja
02-Mar
António Monteiro
Hirundo daurica
uma cerveja
07-Mar
Eduardo Realinho
Luscinia megarhynchos
uma cerveja
30 - Mar
Ana Catarino
Otus scops
uma cerveja
9- Mar
 Ricardo Nabais
Silvia cantilans
uma cerveja
8-Mar
Ana Catarino
Circus pygargus
uma mini
29 - Mar
Eduardo Realinho
Hieraaetus pennatus
um fino


Circaetus gallicus
um fino
 10- Mar
joão Godinho
Merops apiaster
2 rebuçados


Milvus migrans
um chupa-chupa
07-Mar
Eduardo Realinho
Hippolais polyglota
uma moeda de plástico azul tipo 1 € para os carrinhos do supermercado


Apus apus
1 goma tipo ursinho
10 de Março
João Godinho
Lanius senator
1 goma tipo ursinho
7 de Março
Ana Catarino
Outras
1 goma tipo ursinho


Outras
1 goma tipo ursinho


Outras
1 goma tipo ursinho


Outras
1 goma tipo ursinho