quinta-feira, 29 de março de 2012

A Associação Transumância e Natureza anuncia parceira com 1% for the Planet

A Associação Transumância e Natureza é um novo parceiro português da 1% for the Planet, uma aliança de mais de 1380 empresas associadas em 43 países que doam um porcento do seu lucro para causas ambientais.

A Associação Transumância e Natureza é agora elegível para receber donativos de empresas associadas 1%, fazendo assim parte de uma rede global de organizações não-governamentais. As empresas associadas da iniciativa1% fornecem energia a esta rede sem fins lucrativos com os seus lucros anuais, que totalizam já mais de 16 milhões de euros em 2010. A parceria com a iniciativa 1% for the Planet expande o potencial da ATN para conseguir financiamento para os seus projectos de conservação.

A Associação Transumância e Natureza contribui para um planeta mais saudável e rico em biodiversidade através da conservação, valorização, estudo e divulgação do património natural do Nordeste de Portugal, pela via da sustentabilidade e com a participação da comunidade, através da gestão e da protecção de áreas naturais. Esta associação local criou e gere a primeira área protegida privada do país, a Reserva Faia Brava.

Mais de 2300 entidades sem fins lucrativos estão incluídas na rede 1% e, até hoje, mais de 52 milhões de euros foram canalizados para os seus parceiros sem fins lucrativos. “O papel da organização 1% for the Planet é apoiar as diversas organizações ambientais a obterem financiamento, para que juntas consigam colectivamente ser uma das mais poderosas forças para resolver os problemas ambientais do mundo” Yvon Chouinard, fundadora da 1% for the Planet.

“Temos a convicção profunda de que a sociedade civil deve ter um papel activo na salvaguarda do património ecológico e de que o projecto Reserva da Faia Brava, ou seja a preservação de um espaço onde a natureza é o valor mais importante, é um factor de dinamização socioeconómica e cultural na região. A Faia Brava é de todos e para todos.” António Monteiro, Presidente da Direcção da ATN



Sobre 1% for the Planet



Iniciada em 2002 por Yvon Chouinard, fundadora e proprietária da empresa Patagonia, e Craig Mathews, proprietário da empresa Blue Ribbon Flies, a 1% for the Planet é um movimento global em crescimento de mais de 1350 empresas associadas, de mais de 43 países, que doam 1% dos seus lucros anuais a organizações ambientais espalhadas por todo o mundo. Todos os dias, mais de uma empresa se une ao movimento 1% for the Planet. Como uma rede, a comunidade 1% tornou-se líder no financiamento de grupos ligados ao ambiente em todo o mundo. Para saber mais sobre este projecto visite o nosso website: www.onepercentfortheplanet.org



Sobre a Associação Transumância e Natureza


A Associação Transumância e Natureza (ATN) é uma organização não-governamental de ambiente, de âmbito local e sem fins lucrativos, que foi criada em 2000 e que tem como missão conservar, valorizar, conhecer e divulgar o património natural do Nordeste de Portugal, pela via da sustentabilidade e com a participação da comunidade, através da gestão e da protecção de áreas naturais.
Desde 2000, a ATN tem reforçado a sua presença especialmente na ZPE do Vale do Côa, onde hoje é proprietária de cerca de 800 ha de terreno, gerido exclusivamente para a conservação da biodiversidade. Esta propriedade, designada de Reserva da Faia Brava foi recentemente classificada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) como a primeira Área Protegida Privada do país. A Faia Brava é também uma área-piloto do projecto europeu Rewilding Europe, para a criação de áreas naturais silvestres e de desenvolvimento de turismo de natureza na Europa.
O orçamento anual para gestão da Reserva da Faia Brava é de cerca de 150 000 euros. Para implementação das acções descritas no plano de gestão da reserva, a ATN utiliza diversas estratégias para obtenção de financiamento. A ATN não é subsidiada pelo estado, dependendo inteiramente de financiamento através dos seus sócios, donativos e mecenato, vendas de produtos e serviços, e financiamento nacional e internacional alvo de candidaturas.

                                       Para mais informação, contacte:
Melody Badgett, 1% for the Planet
melody@onepercentfortheplanet.org
+1 (802) 496-5408