sexta-feira, 23 de março de 2012

Passagem para peões ao longo da Grande Rota

Foi hoje aberta uma passagem na nova vedação da Faia Brava, para os utilizadores da Grande Rota do Vale do Côa. Esta passagem foi construída com ajuda de dois estagiários da Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo e permite a passagem de pessoas, impossibilitando simultaneamente a saída de cavalos e vacas.

Uma vedação pode ser uma barreira grande à movimentação da fauna. A ATN não utiliza arame farpado nas suas vedações e coloca sempre as aberturas maiores da rede ovelheira junto ao solo (ao contrário do que normalmente se faz), tentanto assim evitar acidentes ou mortalidade de animais.

Nas próximas semanas vamos também abrir passagens para a fauna, nos trilhos que já eram utilizados por inúmeras espécies e que são bem visíveis no terreno (corredores no meio da vegetação, marcação com excrementos no caso dos mamíferos carnívoros, etc).

Numa fase final, será dada prioridade à criação de sebes ao longo das vedações, que passam a ser assim corredores ecológicos e refúgios para inúmeras espécies. As plantas normalmente utilizadas fornecem também alimento na forma de frutos.

Ficam algumas fotos, para verem como são construídas estas passagens para pessoas.