sexta-feira, 20 de abril de 2012

Turismo de natureza na Faia Brava - serviços, programas e parcerias

O trabalho de conservação realizado na Reserva da Faia Brava é financiado com apoio de sócios, mecenas particulares e empresas, fundos internacionais e venda de produtos e serviços. A ATN tem feito um esforço para tornar este projecto um modelo de auto-sustentabilidade, o que inclui uma atenção crescente para os visitantes e parcerias com empresas de animação turística.

Em 2010 e 2011, a Faia Brava recebeu cerca de 1000 visitantes. Somos já parceiros da Birds&Nature, Ecotours, A2ZAdventures e Waypoint, assim como de alojamentos rurais (Casa da Cisterna, Quinta de Pero Martins), que realizam programas na Faia Brava de forma independente e em colaboração com a ATN.

A Faia Brava está na área central da Grande Rota do Vale do Côa, que se cruza com a Grande Rota das Aldeias Históricas no limite sul da reserva. A ATN é a entidade gestora desta Grande Rota, para além de outras infraestruturas de apoio ao visitante (trilhos, parque de merendas, wcs, um abrigo para observação e fotografia de abutres, assim como miradouros sobre o Côa). A ATN realiza programas de visitação para os seus sócios, alguns dos quais podem ser consultados aqui. A ATN tem também guias com formação específica para acompanhamento de grupos aos Núcleos de Gravuras do Parque Arqueológico do Vale do Côa.



Este ano estamos a contactar empresas de animação turística e alojamentos que tenham interesse em desenvolver programas nesta região e em colaboração com a ATN. Interessa-nos oferecer a estes parceiros as melhores condições de acesso à Faia Brava (melhores programas, melhores infraestruturas) e alguma divulgação da própria entidade parceira e das suas actividades (website, blog e facebook da ATN). Parece-nos sobretudo importante oferecer às empresas parceiras exclusividade de acesso à Reserva. Ou seja, é dado aos sócios particulares e colectivos o acesso exclusivo da Faia Brava. Como entidades sócias, as empresas de animação turística e alojamentos têm acesso aos preços de sócio nos programas vendidos e executados pela ATN e podem organizar actividades de forma independente da ATN na Faia Brava, tendo acesso a todas as infraestruturas de apoio à visitação.

Finalmente, sendo sócias da ATN, podem também divulgar que apoiam directamente um projecto de conservação da natureza. A quota anual é de 20 euros e permite a execução do plano de gestão da Faia Brava.




O desafio está lançado e a ATN está à procura de parceiros. Conhece alguma empresa de animação turística ou alojamento que possa estar interessado em trabalhar connosco? Ajude-nos a divulgar a Faia Brava e estas iniciativas de parceria.





Contactos:
Alice Gama
Departamento de conservação e sustentabilidade
a.gama@atnatureza.org
Tel: +271 311 202



Através do projecto Rewilding Europe, a ATN pretende investir na Faia Brava em serviços especializados de observação de fauna. Um dos abrigos está já a funcionar há 2 anos: Abrigo dos Abutres.

A Faia Brava é conhecida pela sua avifauna e o birdwatching ou observação de aves é uma das actividades mais procuradas pelos visitantes.


O turismo equestre poderá ser uma das áreas em que a ATN apostará nos próximos tempos. Existem já 2 cavalos adultos treinados para o efeito.

Outra aposta diferenciadora da Faia Brava é o turismo científico, em que o visitante acompanha os biólogos durante o seu trabalho de campo. De noite e de dia, há sempre dados para recolher dos mais diversos grupos de fauna e flora. Na fotografia uma sessão de anilhagem com a Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves e uma sessão de inventariação de borboletas nocturnas com a Lusoborboletas.

Os percursos pedestres e caminhadas na Faia Brava, com amigos ou família, são já famosos. As paisagens extremamente diversas, as escarpas abruptas, a flora, as aves, o património rural construído e o simples convívio relaxado numa área onde a natureza ocupa o lugar de destaque, são motivos mais que suficientes para uma visita.


O turismo de voluntariado está a crescer um pouco por todo o mundo, principalmente junto de grupos interessados em turismo activo e numa contribuição directa e significativa para a conservação de espécies e habitats. Na Faia Brava os programas de voluntariado estão abertos todo o ano e as tarefas são variadas, desde a plantação de árvores, às podas, passando pela monitorização de espécies ou manutenção de infrastruturas. Combinar turismo com voluntariado é possível.