quinta-feira, 5 de abril de 2012

Rewilding Seminar

Parte da equipa da ATN esteve na passada semana no Holanda, no âmbito da iniciativa Rewilding Europe (rewildingeurope.com) no que foi chamado de "Primeiro seminário mundial sobre comunicação e herbívoros selvagens".

O principal objectivo era aprender mais sobre como ser mais eficaz na comunicação dos objectivos da iniciativa para conseguir juntar o maior número de apoiantes possível. Saber mais sobre o processo de reintrodução de herbívoros selvagens e qual o efeito destes no ecossistema, visitando vários exemplos de projectos já implementados na Holanda.

Paralelamente foi possível trocar ideias e experiências com os os outros parceiros locais da iniciativa e equipa central através de reuniões informais e conversas bastante produtivas.

Apesar da realidade da Europa central ser bastante diferente da Faia Brava foi possível ver inúmeras espécies de herbívoros e o verdadeiro efeito da sua presença. Espécies de vacas e de cavalos a conviver com corços e veados contribuindo para um ecossistema mais completo em que cada animal desempenha um papel diferente. Ficam alguns exemplos...