segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Festa da Transumância

Chegou o programa da Festa da Transumância. Uma festa dedicada ao pastor, aos rebanhos e a todas as tradições ligadas à pastorícia. Haverá caminhadas, música, petiscos tradicionais e muito mais. Participe neste encontro, no dia 2 de Dezembro, em Castelo Rodrigo.



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Plantação de Árvores autóctones na serra da Marofa


Clicar na imagem para ver o programa.

Mercado da Terra e novos produtos para o Natal

No passado fim de semana  a associação esteve na mostra de produtos no mercado da terra, realizado no Soito, organizado pela associação territórios do Côa e a ADES - Associação de desenvolvimento do Sabugal.
Foi um bom evento,  para dar a conhecer o projecto Faia Brava e associação no concelho do Sabugal, onde apareceram alguns visitantes espanhóis que adquiriram alguns dos novos produtos que lançamos recentemente.


Já pensou nas prendas para o  Natal que está ai a porta?
Ficam aqui  algumas sugestões, encomende já.



Programa - Festa da Transumância 2 de Dezembro 2012


domingo, 18 de novembro de 2012

Contratação de responsável pela comunicação



A ATN, Associação Transumância e Natureza, é uma associação de conservação da natureza que assenta a sua actividade na gestão directa do território, com objectivos de conservação, sendo hoje proprietária de cerca de 800 hectares.

Define a sua missão de forma muito clara: “Criar espaços para a natureza

No contexto do seu plano estratégico, que visa assegurar a sustentabilidade da associação nos próximos cinco anos, com o apoio da fundação suíça MAVA, a ATN pretende reforçar a sua equipa técnica na área da comunicação.

Neste sentido há uma oportunidade de contratação para

 

Responsável pela comunicação

Pretende-se que a pessoa contratada tenha uma motivação elevada para o exercício da função e:

- Desenvolva e execute uma estratégia de comunicação em ligação directa com o Director Geral da associação;

- Identifique oportunidades para o aumento da notoriedade da ATN e da Reserva da Faia Brava, em função dos seus diferentes públicos potenciais;

- Crie mecanismos de comunicação eficazes com os sócios e outros parceiros, quer nacionais quer estrangeiros, incluindo os potenciais financiadores do projecto;

- Desenvolva e aplique uma estratégia de visitação compatível com os documentos estratégicos da ATN, em articulação com a restante equipa técnica.

 

Os candidatos devem cumprir as seguintes condições:

- Criatividade e visão do papel singular da ATN no contexto do movimento conservacionista em Portugal;

- Boas competências de comunicação e integração em equipas diversificadas;

- Boas competências em português e inglês (outras línguas serão também factor preferencial, mas português e inglês é indispensável);

- Gosto pelo trabalho de campo e ar livre;

- Formação superior na área de comunicação não é condição indispensável mas preferencial;

- Será valorizada a experiência anterior que demonstre gosto e empenho em matérias relacionadas com a conservação dos recursos naturais, sem prejuízo do curriculum em matérias específicas de comunicação

 

Localização:

O local de trabalho é em Figueira de Castelo Rodrigo.

 

Contrato e remuneração:

Nas entrevistas de selecção os candidatos deverão propor o seu próprio salário.

Será estabelecido um contrato temporário e renovável, de acordo com a legislação existente, prevendo-se o seu prolongamento pelo menos pelos cinco anos de financiamento aprovado, desde que se mantenha a vontade de colaboração das duas partes.

 

Processo de candidatura:

O processo de candidatura deve ser enviado para hps@atnatureza.org até 30 de Novembro.

No processo de candidatura deve constar um curriculum vitae (máximo três páginas) e uma carta de motivação.

Os candidatos serão avaliados primeiro pela carta de motivação, depois pelo seu curriculum e serão seleccionados um máximo de dez candidatos para uma entrevista, na qual deverão estar preparados para propor o seu salário.

O director geral escolherá até três candidatos que serão apresentados, por ordem de preferência, à Direcção da ATN, que tomará a decisão final.

 

Informação adicional:

O site da ATN foi objecto de um ataque por parte de hackers, e não está neste momento disponível. Como alternativa pode visitar-se o blog http://atnatureza.blogspot.pt/ ou encontrar-nos no Facebook http://www.facebook.com/faiabrava para a obtenção de informação adicional sobre a Associação e o seu projecto.

 
18 de Novembro de 2012

O director geral

henrique pereira dos santos
 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

2140 árvores plantadas na 5ª edição da reflorestação na Faia Brava com o Colectivo Germinal

No fim de semana passado, a ATN e  o Colectivo Germinal organizaram a 5ª edição de  reflorestação na Faia Brava. Esta colaboração iniciou-se em 2007 com a primeira visita de membros do Colectivo Germinal à reserva.
Nos dias 10 e 11 de Novembro foram plantadas 2140 árvores, maioritariamente numa linha de água da nova propriedade, adquirida em Janeiro do presente ano. Novos freixos, lodãos e abrunheiros e algumas azinheiras ocupam uma área onde foi limpo o mato na primavera passada.
Participaram nesta acção 24 voluntários, vindos de alguns pontos do país, para ajudarem e conhecerem o projecto da primeira área protegida privada.
 
Ainda este outono iremos ter mais acções de plantação. Caso se queiram inscrever, basta enviar um email para r.nabais@atnatureza.org
 
No domingo à tarde os participantes ainda caminharam pela reserva, para conhecer alguns dos pontos mais emblemáticos, como o sobreiro classificado de interesse público, com mais de 500 anos de idade.

Ficam aqui algumas fotos do fim-de-semana para mais tarde recordar.








quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Trilho da Barca vai renascer na Faia Brava

Está a renascer, no meio de giestal e silvas, o Trilho da Barca. Este trilho é dos tempos em que a ligação entre as três aldeias onde se insere a Faia Brava se fazia por barco. De Algodres e Vale de Afonsinho partiam dois caminhos, que se uniam na zona da Casa Grande, e seguia depois até ao rio, onde havia uma passagem para a outra margem, por barca. Já do outro lado, iniciava-se a subida pelo trilho que ligava a Cidadelhe. Durante muitos anos esta era a única ligação existente entre estas povoações.

A ATN iniciou a limpeza deste trilho na zona de Vale de Afonsinho até ao rio, depois segue-se a secção de Cidadelhe .

Esperamos inaugurar este trilho ao público na próxima primavera. Fiquem atentos às novidades e venham conhecer este trilho único no vale do Côa, no coração da Reserva Faia Brava.


Ficam aqui algumas fotos dos trabalhos e da paisagem que se pode apreciar ao longo do trilho.


















quarta-feira, 7 de novembro de 2012

FEIRA E COLÓQUIO DE ARTESANATO E PRODUTOS DA TERRA DO ALTO CÔA (MERCADO DA TERRA)


288454d28e369b2594d3515d6fc0c5f0.jpg


















A ATN vai estar presente, a vender os seus produtos, o azeite, e os novos produtos que pode encomendar aqui.
 
Este certame tem como principal finalidade a promoção e divulgação de actividades, nomeadamente as que estão associadas ao mundo rural e ao artesanato da região. É um espaço de divulgação das potencialidades do meio rural, numa expectativa de valorização da sua diversidade e qualidade da sua cultura e dos seus produtos.
Pretende-se revelar a importância da agricultura tradicional, para o equilíbrio do ambiente e preservação do património cultural das nossas comunidades, colocando em destaque as propriedades dos produtos agrícolas e artesanais da nossa região: o sabor, o perfume, o gosto, a cor e a textura, procurando simultaneamente reforçar redes de comercialização.
Em termos de expositores, o Certame pretende contar com a participação de agricultores, artesãos e de outras actividades que se relacionam com o mundo rural, assim como, os produtores de enchidos, doces tradicionais, compotas, vinhos, hortaliças, mel, castanha, licores, fruta, entre muitos outros produtos da terra.


Para além do Mercado da Terra, irá realizar-se pelas 10:30 horas do dia 17 de Novembro (Sábado) um colóquio sobre "Empreendedorismo Rural", com o seguinte programa:
- Sessão de abertura:
Presidente da Câmara Municipal do Sabugal / António Robalo
Presidente da ADES / Daniel Simão
 - PEIR – Programa de Empreendedorismo e Inovação Rural do Sabugal / Teresa Vieira
 - Transformação Produtos Agrícolas – Licenciamento / DRAPC – Maria João Águas
- O futuro da fileira da Castanha / Sabugal + - Emanuel Aguiar
- Empresas Locais, apresentação de casos práticos
- Debate.
- Abertura Oficial do Mercado da Terra.
O horário do Mercado, será das 12 horas às 21 horas no dia 17 (Sábado) e das 14 horas às 19 horas no Domingo.
Esta iniciativa é uma forma de dar a conhecer e promover hábitos e costumes da região, reviver memórias esquecidas ao longo do tempo, num contexto inovador e favorecedor de vivências tradicionais. Pretende-se que seja um espaço de comunicação entre pessoas detentoras de conhecimentos e práticas relacionadas com a cultura rural, interagindo com gerações mais novas e com populações portadoras de outras culturas e saberes, numa perspectiva educativa e formativa. A Feira proporciona contatos, encontros, troca de serviços, troca de produtos, compra e venda, movimentando o cenário produtivo local e da região como um todo.
Não falte, aguardamos por si! In Cinco Quinas 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

1 MILHÃO DE SEMENTES PARA O VALE DO CÔA

10-11 de novembro | 23 de novembro | 1-2 de dezembro
 
acção de voluntariado para a reflorestação na Faia Brava



Com o apoio de voluntários, pretendemos recuperar e melhorar o coberto florestal de áreas que foram afectadas pelos incêndios, as principais linhas de água e zonas agrícolas abandonadas, contribuindo assim para a conservação dos bosques autóctones. A grande meta desta iniciativa é recolher e semear 1 milhão de sementes de árvores autóctones até 2013, numa área de cerca de 500 ha, incluindo freixo, sobreiro, azinheira, carvalho-negral e cerquinho, lodão bastardo e zelha.

As próximas datas do programa são 10, 11 e 23 de Novembro e 1 e 2 de Dezembro. Além disso, todos os sábados existem atividades variadas de voluntariado a acontecer na Faia Brava.

No próximo fim-de-semana, 10 e 11 de Novembro, os participantes têm acesso gratuito ao acampamento Hortas da Sabóia e às principais refeições (comida vegetariana confeccionada no local).

Venha fazer parte da equipa de campo. Contacte-nos através do email r.nabais@atnatureza.org

Plantação de árvores na nova propriedade

Há duas semanas, a turma do curso profissional de jardinagem  do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, teve um dia de campo na Reserva da Faia Brava, em que colaboraram na plantação  de árvores  nas linhas de água. Entre Freixos e Lodãos conseguimos plantar 1200 jovens plantas, que esperamos vinguem e façam uma galeria ripícola para acolher as espécies que utilizam  este tipo de habitats.
O dia esteve chuvoso e à hora de almoço tivemos que nos abrigar dentro da viatura, Os jovens adoraram passar um dia diferente.

As próximas jornadas de plantação são já neste fim de semana, 10 e 11 de Novembro, e també dos dias 1 e 2 de Dezembro. Para participar basta enviar um email para r.nabais@atnatureza.org

Ficam algumas fotos do dia bem passado.

 
























sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Venha conhecer os novos sabores e aromas da Faia Brava



Este Natal, a Faia Brava pode estar presente à sua mesa ou nas suas lembranças.
A Associação Transumância e Natureza tem o prazer de apresentar a nova linha de produtos Faia Brava, numa parceria com a empresa local Sabores da Geninha.


 
Faça já as suas compras de Natal.

Ao adquirir produtos da marca Faia Brava está a apoiar uma iniciativa pioneira de conservação da natureza em Portugal, que pretende proteger a biodiversidade única do Vale do Côa. Os lucros da venda destes produtos reverte para a compra de propriedades no vale do Côa, uma área importante para algumas espécies de avifauna ameaçada, como é o caso da Águia de Bonelli. A aquisição de terrenos nestas zonas permite a tranquilidade destas populações e o desenvolvimento de um projecto de conservação mais sustentável e de longo prazo.

NOVOS PRODUTOS

 
Doce de Amoras Silvestres (3 euros)


Doce de Figo Preto (3 euros)
 

Mel com Amêndoas (3 euros)

 
Mel com Nozes (3 euros)
 ~
 
Amêndoas doces (3 euros)

 
Amêndoas picantes (3 euros)


Pêras secas (3 euros)


CABAZES DE NATAL

 
Cabaz Toutinegra-real (10 euros)

 
Cabaz Pomares (15 euros)

 
Cabaz Britango (20 euros)

 
Cabaz Sobreiro (35 euros)

 
Cabaz Faia Brava (50 euros)