segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Foi encontrado um ninho de Bufo-real na ZPE do Vale do Côa!


Na semana passada o nosso biólogo de campo fez uma descoberta muito especial. Durante a monitorização das aves rupícolas da ZPE do Vale do Côa, numa das escarpas localizadas mais a Sul, onde também nidificam alguns Grifos, foi encontrado um ninho de Bufo-real Bubo bubo. Não houve dúvidas uma vez que estavam bem visíveis os dois indivíduos do casal, um deles a incubar com um comportamento bem típico da espécie – alapado, cobrindo os ovos que são postos directamente na rocha sem construção de grande ninho.

Na fotografia é possível ver os dois indivíduos, o da esquerda a incubar e o da direita semi-escondido atrás da rocha. Clique para ampliar.

É extremamente difícil e só num dia de sorte é possível encontrar um ninho desta espécie, com actividade essencialmente nocturna e crepuscular. Agora que o ninho foi localizado será mais fácil acompanhar o sucesso reprodutor deste casal, sempre à distância e com o máximo cuidado, condição obrigatória para a tranquilidade destas espécies nos locais de nidificação.

Fotografia obtida através do telescópio, de Eduardo Realinho.