segunda-feira, 8 de abril de 2013

Biodiversidade na Faia Brava: Expedição e passeio



No Sábado passado o FAPAS (Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens) e a Associação Transumância e Natureza organizaram um passeio dedicado às espécies animais e vegetais mais pequenas, menos observadas.

38 pessoas juntaram-se em Algodres e caminharam até à Reserva da Faia Brava em busca de novas espécies que pudessem ser acrescentadas à base de dados da biodiversidade existente na Reserva. Várias espécies têm ciclos de vida irregulares e não é possível serem detectadas todos os anos, esperando pela altura certa, nas condições ambientais adequadas, para estarem activas e deixarem descendência.

Com vários especialistas em diversas áreas, o botânico Paulo Alves, o entomólogo José Manuel Grosso-Silva, Pedro Sousa, especialista em aracnídeos, e Joana Marques, que abordou os líquenes, o objectivo era identificar algumas das espécies mais raras ou endémicas da região.

O objectivo foi cumprido! Em jeito de resumo, um crustáceo (sim um crustáceo!) foi encontrado numa das muitas poças de água que se vêm por todo lado nestes dias na Reserva, a espécie fica indefinida pela dificuldade que é ter a certeza absoluta no campo mas pertence ao género Artemia. Fica uma fotografia cedida pela Raquel Neves, uma das participantes.


Também havia quem andasse mais atento aos céus e foi possível observar, pela primeira vez este ano na Reserva da Faia Brava, vários indivíduos de Andorinhão-real Apus melba, umas das espécies migratórias mais emblemáticas da Faia Brava. A lista vai ficando mais composta http://atnatureza.blogspot.pt/p/programa-chegadas-rfb.html

No final do dia a lista de espécies identificadas já era bem grande e com novas a adicionar à base de dados, que em breve esperamos poder divulgar. Resta a vontade de mais edições como esta, em que a oportunidade de aprender e descobrir coisas novas com verdadeiros especialistas é única e especial na Reserva da Faia Brava.


Queremos deixar um grande agradecimento ao FAPAS, a todos os especialistas que se juntaram a nós e a todos os participantes tão interessados.

video