quinta-feira, 2 de maio de 2013

ATN representada na ZIF e na Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens

No dia 30 de Abril a Associação Transumância e Natureza participou na reunião da ZIF, onde se apresentaram as boas práticas das entidades gestoras de Zonas de Intervenção Florestal. O objectivo foi permitir o debate, partilhar experiências e definir aspectos a melhorar.

_____________________________________________________________________________


A convite da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens a ATN esteve presente na XXXIV Reunião de Primavera que decorreu nos passados dias 29 e 30 de Abril no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, subordinado ao tema "Gradientes de pastoreio - do bravio ao doméstico".

Incluída na sessão dedicada à herbivoria de animais domésticos em sistemas extensivos a ATN apresentou a Reserva da Faia Brava e lançou a discussão sobre a iniciativa Rewilding Europe, da qual a ATN é parceira, e a estratégia de inclusão de cavalos Garrano e vaca Maronesa como grandes herbívoros no ecossistema. 
 
Foi possível dar o exemplo da Faia Brava que utiliza o pastoreio de animais em regime semi selvagem como elemento integrante da paisagem, contribuindo para a renaturalização do vale do Côa.