segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ciência Viva no Verão

No passado fim de semana tiveram lugar as duas primeiras actividades do programa Ciência Viva no Verão na Reserva da Faia Brava.

No sábado, a observação de abutres em alimentação não deixou os participantes abaixo das expectativas, com cerca de 40 grifos e 2 abutres do Egipto presentes o "espectáculo foi espectacular". A observação é feita à distância o que permite aos participantes testemunharem desde a chegada dos abutres, aos voos circulares antecedentes, até ao frenesim da alimentação. Depois, é só esperar que os abutres tratem das suas penas e continuem o seu dia-a-dia em busca de mais alimento nas áreas envolventes, cumprindo assim o seu papel essencial no ecossistema, a eliminação de carcaças.

No domingo as atenções foram dirigidas a outro tipo de animais voadores, desta vez não as aves, mas sim as borboletas. Com um grupo bem composto e na entusiasmada companhia de 3 crianças a expedição foi bastante produtiva: 3 espécies novas de borboletas foram acrescentadas à lista da Faia Brava, aumentando assim o seu número para 49 espécies com presença registada na Reserva.



Ainda não participou nas actividades Ciência Viva no Verão da Faia Brava? Gostava de estar presente nas próximas? É fácil! Escolha a data e faça a sua inscrição em http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2013/ Só tem que pesquisar Biologia no Verão nos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo ou Pinhel e escolher a que mais se adequa aos seus interesses: à descoberta da Faia Brava, à noite na Faia Brava ou os abutres da Faia Brava. A participação é grátis!