segunda-feira, 29 de julho de 2013

Ser voluntário na Faia Brava





Somos a Inês Martins, a Inês Carneiro e o Pedro Selas, três estudantes de licenciatura em Biologia na Universidade de Coimbra. Como aspirantes a “biólogos de bota”, este verão queríamos começar a procurar novas experiências e trabalhos ligados directamente à natureza e à biodiversidade. Tivemos conhecimento dos projectos desenvolvidos pela Associação Transumância e Natureza e após alguma pesquisa despertou-nos interesse, visto que as actividades propostas por esta iam ao encontro dos nossos objectivos e preferências na àrea da Biologia.

Neste período de voluntariado tivemos bastante contacto com “o selvagem” e vivemos momentos únicos. Só em espaços como este se dá valor a encontros com a natureza, é preciso calma, atenção e muita paciência, que acabam sempre por ser recompensadas. 

Para além da manutenção do viveiro florestal e dos caminhos da Faia Brava, tivemos oportunidade de alimentar e aprender um pouco sobre a identificação e modo de vida de algumas aves existentes na Reserva. Conseguimos também ter um incrível contacto com os Garranos, cavalos selvagens, e observamos a manada de vacas Maronesas residente.

 
 
Por fim, aconselhamos a todos os interessados pela natureza a participarem nas iniciativas propostas pela ATN, que para além da excelente e divertida equipa que tem, promove o conhecimento e preservação da natureza de forma diferente, gratificante e enriquecedora.
 
Um especial abraço ao Saloio.

Inês Martins
Inês Carneiro
Pedro Selas

A Associação Transumância e Natureza agradece o apoio prestado pelos caríssimos voluntários e agradece as palavras. Gostámos muito de vos receber.