quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A criar empreendedores - semana intensiva Sustentavel_MENTE

Semana Intensiva Sustentavel_MENTE, uma semana dedicada ao empreendedorismo com a Natureza tem sido intensivamente interessante!
Discussão sobre desenvolvimento rural
No domingo tivemos o Frederico Lucas do projecto Novos Povoadores e o Nuno Martins da AEPGA, que nos vieram falar de desenvolvimento rural em duas vertentes bastante distintas: na criação de negócios, e na dinamização social potenciada por ONG's.
Durante a tarde fomos ver as gravuras do Côa, com o apoio da Casa da Cisterna.
Nerga
Na segunda feira fomos descobrir a Associação empresarial da Guarda - o Nerga, onde aprendemos sobre o seu funcionamento e o tipo de apoio que prestam aos empresários da região. Ficámos ainda a conhecer projectos de financiamento, a que podemos recorrer para impulsionar o nosso negócio. Uma manhã muito produtiva que culminou numa visita a alguns pontos de interesse da cidade da Guarda: a barragem do Caldeirão e a Torre de Menagem.

Seguimos o caminho para o concelho do Sabugal, e guiados pelo Ricardo Nabais da Rotas&Raízes fomos fazer uma caminhada pela Serra da Malcata. No final refrescámos os pés e as ideias e ainda tivemos tempo de espreitar um viveiro de trutas.
Ricardo Nabais - Rotas&Raízes
 

Dulcineia Catarina - Territórios do Côa
Na terça começámos bem cedo, com uma apresentação sobre a criação de um plano de negócios, com a Territórios do Côa e à tarde passeámos por alguns produtores locais. Fomos até Freixedas descobrir a Planalto Dourado e as suas plantações de tomilho bela-luz e perpétua das areias, que utilizam para fazer óleos essenciais.
Carlos Fernandes - Planalto Dourado




Planalto Dourado


No final da tarde ainda tivemos uma formação intensiva de apicultura, no alojamento turístico Encostas do Côa, onde visitámos as suas instalações, descobrimos uma casa na árvore e ainda tivemos tempo para uma prova de pólen e mel.

Encostas do Côa
Casa na árvore - Encostas do Côa



Apicultura - uma introdução
Pólen, quem já provou?

Turismo apícola, na Encostas do Côa

Hoje temos a Cristina Ferreira da Wakeseed, , que nos veio falar de Marketing, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável e à tarde vamos visitar a Queijaria da Lapa e os Sabores da Geninha. Em breve mais notícias!

Cristina Ferreira - Wakeseed