terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Fapas faz sementeira de bolotas na Faia Brava

Aproveitando um dia soalheiro entre semanas chuvosas, decorreu mais uma operação de conservação da natureza na Faia Brava.
Cerca de meio milhar de bolotas de azinheira e sobreiro foram convenientemente enterradas no terreno do Fapas inserido na primeira área protegida privada em Portugal.
As bolotas, em "ponto de rebuçado", no início da germinação. O terreno, encharcado pelas chuvas de Janeiro, prontíssimo a recebê-las. Resta esperar que uma boa percentagem chegue ao estado adulto, reforçando o estrato arbóreo do vale do Côa e contribuindo para a recuperação dos serviços de ecossistema que esta região pode proporcionar.
O farnel foi comido numa paisagem fabulosa, já com as primeiras amendoeiras em flor.

Mais informação no website do FAPAS.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Da nascente à foz pela Grande Rota do Vale do Côa

Conhece o vale do Côa?
Costuma realizar percursos ao longo do rio ou tem informação sobre percursos existentes (pedestres, btt ou equestres)?
Conhece locais de interesse singular?
Gostava de participar na criação de um percurso pedestre ao longo do Côa?

Então esta mensagem é para si.

O QUE É A GRANDE ROTA DO VALE DO CÔA?


A Grande Rota do Vale do Côa, trilho pedestre que neste momento conta com 30 km marcados entre Castelo Melhor (Vila Nova de Foz Côa) e Cidadelhe (Pinhel), vai ser alargada. O renovado percurso vai estender-se ao longo de cerca de 200 km, entre a nascente e a foz do rio Côa, atravessando os concelhos do Sabugal, Almeida, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa. Adicionalmente, o percurso irá agora incluir 3 valências: pedestre, equestre e BTT.



No âmbito deste projecto de alargamento da Grande Rota do Vale do Côa, promovido pela Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa, nesta primeira fase, a ATN ficou responsável pelo levantamento do trilho, que irá ser realizado entre o fim de Janeiro e o início de Março.


RECOLHA DE INFORMAÇÃO
Pretendemos juntar o máximo de informação sobre percursos existentes (marcados ou não), sobre património singular existente ao longo do rio (moínhos, pontes, bosques, casebres, aldeias), assim como informação sobre serviços de alojamento e restauração que possam ser usados pelos futuros utilizadores deste trilho.

Para participar na recolha de informação, basta preencher um pequeno formulário. Agradecemos desde já a sua colaboração.



VOLUNTARIADO
A equipa da ATN irá realizar visitas ao terreno a partir já da próxima semana. Se tiver algum tempo livre e quiser acompanhar-nos no campo, por favor contacte-nos. Precisamos de apoio na realização de levantamento de trilhos, recolha de informação sobre património e locais de interesse, fotografia e vídeo, assim como na elaboração de desenhos.

Pedimos a todos os interessados que queiram participar neste projecto para nos contactarem via email (a.gama@atnatureza.org - Alice Gama) ou através dos telefones (271311202 ou 927388110).












sábado, 19 de janeiro de 2013

II Passeio BTT nos Trilhos da Amendoeira em Flor FCR

Dia 10 de Março, vai se realizar o segundo passeio BTT nos trilhos da Amendoeira em flor em Figueira de Castelo Rodrigo.








Paralelamente ao II Passeio Btt - Nos Trilhos da Amendoeira em Flor, a Associação Transumância e Natureza vai realizar uma atividade paralela, para as pessoas que vêm acompanhar os participantes. Aproveite o dia para visitar a Reserva da Faia Brava, primeira área protegida privada em Portugal. Caminhe em contacto com a natureza e descubra a paisagem escarpada do rio Côa, os pombais tradicionais, as grandes aves planadoras. Conheça a maior mancha de sobreiro do distrito da Guarda e visite um sobreiro com mais de 500 anos de vida. Ouça o galopar de uma manada semi-selvagem de cavalos garranos e das vacas maronesas e fique a conhecer os trilhos antigos que contam a história da nossa terra.

 
Inscrições e mais informações a partir de hoje em  www.cm-fcr.pt e www.cultura.fcr.com.pt.
 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Faia Brava and the ATN's work for conservation


Foi recentemente divulgada a curta metragem documental incluida na série Conservar Portugal, da aidnature.org e que dá  destaque à primeira Área Protegida Privada em Portugal, a Reserva da Faia Brava e o trabalho que a Associação Transumância e Natureza tem vindo a desenvolver. 
O trabalho final está disponível aqui. 

Ainda no tema da divulgação está a partir de agora disponível o Trailer Rewiding Europe com legendas em Português e Espanhol.

_______________

Recently, a short film documentary was released. It is part of the series Conservar Portugal, from aidnature.org about the first private protected area in Portugal, Faia Brava Reserve and the work developed by Associação Transumância e Natureza.
The final work is available here.

Still on the communication subject, the Rewilding Europe Trailer is now available with portuguese and spanish subtitles.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Novos habitantes na Faia Brava

No final do ano passado a Reserva da Faia Brava recebeu novos habitantes, foram libertadas as primeiras vacas de raça maronesa que assim se juntam à manada de cavalos garranos com o objectivo de diversificar a pressão dos herbívoros no Vale do Côa, reduzindo o risco de incêndio e promovendo o crescimento da vegetação arbórea.

Foto: Juan Carlos Muñoz | Rewilding Europe

Estes animais foram adquiridos em parceria com a iniciativa Rewilding Europe e a Taurus Foundation após um longo processo de selecção. A raça maronesa foi a escolhida devido à capacidade de adaptação ecológica dos animais a habitats como o da Faia Brava, a morfologia robusta e o facto de ser considerada uma das raças de bovinos com maior número de características primitivas comuns ao auroque, um dos animais com maior número de registos nas gravuras do Vale do Côa.

Foto: Juan Carlos Muñoz | Rewilding Europe

A ATN pretende trazer de volta ao ecossistema os herbívoros para que possam desempenhar um papel regulador de forma sustentável e criar espaço para a natureza.

Foto: Juan Carlos Muñoz | Rewilding Europe

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

+ de 12 momentos em 2012

(nota: um olhar pessoal de um admirador da ATN, sobre o que foram alguns momentos importantes em 2012 para esta associação - em fotos)

Janeiro
(a escritura da compra de 250 hectares de terrenos na zona sul da Faia Brava)


Fevereiro
(sai em Diário da República a classificação do Sobreiro como árvore Nacional, uma iniciativa em que a ATN participou em 2011)





Março
(incêndio proveniente do exterior da Faia Brava queimou mais de 30 hectares de matos de giesta com azinheiras - interessa referir que foi o Inverno mais seco de que há registo nesta zona)




Abril
(nascem a maioria dos 14 garraninhos da ATN de 2012)




Maio
(Visita de Luc Hoffmann e da Fundação MAVA à Faia Brava)




Maio
(transcrevo do blog da ATN: "No dia 16 de Maio, a equipa de biólogos da ATN (Alice Gama, João Quadrado e Eduardo Realinho - Universidade de Aveiro) fez uma descoberta única e muito especial. Ao fim de 3 anos de buscas, a ATN encontrou o novo ninho do casal de Águia de Bonelli, .....")


Maio
(vitória da equipa Faia Brava no torneio de Futebol 7 de Figueira de Castelo Rodrigo) 



Junho
(Eduardo Realinho observa e fotografa, de uma só vez, os 3 abutres ibéricos - Grifo, Britango e Abutre-negro - e de outra vez, a rara aparição de um Grifo de Ruppell)




Julho
(Plano de Gestão Florestal aprovado para a ZIF Algodres /Vale de Afonsinho - mancha a vermelho na imagem)
 

Julho
(cavalo da raça Sorraia é cedido à ATN pela Herdade do Freixo do Meio - agora é preciso obter pelo menos uma fêmea)


Agosto
(visita da empresa WING - que apoiou a reconstrução de um casebre nas Hortas da Sabóia)


Setembro
(regresso das primeiras chuvas e fim da época de incêndios sem incêndios na Faia Brava, com o apoio da campanha de crowdfunding PPL)



Outubro
(Arq. Henrique Pereira dos Santos inicia funções como Diretor Geral da ATN)


Novembro
(oitavo ano consecutivo a plantar árvores na Faia Brava com os amigos do Colectivo Germinal)





Dezembro
(chegam os "auroques" à Faia Brava, .... diretamente de Mondim de Basto)



Dezembro
(alunos da ES de Figueira de Castelo Rodrigo descobrem e medem a maior azinheira da Faia Brava - PAP - 2,28 m - pois é, não é muito, mas gostamos muito dela e esperamos que venha a haver muitas como esta....)