sexta-feira, 29 de março de 2013

Bem-vindas Migratórias!






No sábado passado, dia 23, demos as boas vindas às aves migratórias, com o Programa Chegadas. Um dia repleto de boa disposição, e futuros ornitólogos muito interessados! 

  

Foi possível observar cucos, abutres do Egipto, andorinhas, águia-cobreira e pela primeira vez neste ano, toutinegra-dos-bigodes. 





Imagens gentilmente cedidas por Dalila Correia e Eduardo Realinho.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Programa Intensivo Erasmus/Erasmus Intensive Programme



De 26 de Março a 4 de Abril um grupo de estudantes de diversas universidades europeias estão em Figueira de Castelo Rodrigo para um Programa Intensivo Erasmus, cujo tema é Empreendedorismo de Natureza na Europa. O objectivo é promover o debate sobre o abandono de campos agrícolas, numa perspectiva de criação de oportunidades para a conservação da natureza e recuperação da vida selvagem.

Durante 10 dias, estudantes oriundos de países como a Holanda, Bulgária, Croácia, Espanha, Peru, Brasil e Portugal, têm o desafio de apresentar propostas empreendedoras, que potenciem o desenvolvimento da comunidade, através do regresso da vida selvagem à região. Para tal, ao longo do dia assistem a palestras multidisciplinares, visitas guiadas a algumas das maiores atrações da região e encontros com vários produtores locais.

São cerca de 30 alunos e 18 professores, que neste fim de semana estarão na Faia Brava para uma acção de voluntariado: a plantação de árvores, e para descobrir as aves da Reserva, num passeio de birdwatching.

Este programa é financiado pela União Europeia, ao abrigo do programa Lifelong Learning Programme, e tem como parceiro o projecto Rewilding Europe. Localmente, a ATN, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e muitos parceiros locais tornam possível uma actividade desta dimensão: são cerca de 450 dormidas e 900 refeições. A Universidade de Aveiro e a Fundación Naturaleza y Hombre (Campanários de Azaba) são também parceiros, tendo o programa incluído algumas atividades nestes locais.

Deixamos algumas fotografias da festa de boas vindas aos estudantes, no passado dia 26, e prometemos brevemente publicar mais. Fiquem atentos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A group of students from different European universities will be in Figueira de Castelo Rodrigo, from the 26th of March until April 4th for an Erasmus intensive programme on European wilderness entrepreneurship. The programme aims to establish a common understanding of important changing patterns in agricultural land use around Europe, in order to develop new economic models to finance nature conservation.


During 10 days, students from countries such as the Netherlands, Bulgaria, Croatia, Spain, Peru, Brazil and Portugal are challenged to create and propose entrepreneur solutions which enable opportunities for local people to benefit economically with wilderness return on this lands. In order to learn more about the topic, they’re having daily lectures on multidisciplinary subjects, and visits to local producers. 


They’re about 30 students and 18 teachers that during this weekend will be in Reserva da Faia Brava as volunteers for tree plantation. They will also have the chance to know the Project Faia Brava and to do some birdwatching.


The Erasmus Intensive Programme is financed by the European Union, through Lifelong Learning Programme, with Rewilding Europe as a partner. Locally, ATN, the Municipality of Figueira de Castelo Rodrigo and many local entities make possible a programme with such dimension: it’s about 450 sleep overs and 900 meals. University of Aveiro and Fundación Naturaleza y Hombre (Campanários de Azaba) are also partners, and some activities took at these locations.


You can find some pictures of the welcome party (on the 26th). More coming soon.

quarta-feira, 27 de março de 2013

A manada de Maronesas cresceu!



 Hoje temos ótimas novidades sobre a manada de maronesas! O trio recém-chegado já se juntou à manada existente, pelo que agora andam todos em grupo pela Reserva da Faia Brava.
No sábado passado, dia 23, descobrimos que nasceu mais um bezerro! É uma cria muito bonita, com tons claros, e acreditamos que se trate de uma fémea. Ainda não podemos confirmar, porque os progenitores não permitem a aproximação, mas já conseguimos recolher algumas imagens da cria.

No total, existem atualmente na Reserva da Faia Brava 4 vacas adultas, 1 touro e 3 bezerros - um de oito meses, outro de quatro meses e um recém-nascido.

terça-feira, 26 de março de 2013

Colóquio do Lobo - Uma experiência a repetir

 foto gentilmente cedida por João Cosme

Como programado decorreu no passado dia 16 de Março, no Centro de Estudos Militares de Almeida o colóquio "Lobo Ibérico na Beira Interior" que contou com diversos convidados, portugueses e espanhóis com trabalho desenvolvido no estudo do Lobo Ibérico. O colóquio foi organizado pela ATN, em parceria com o Grupo Lobo e CIBIO e contou com mais de 60 participantes das mais diversas áreas, muitos deles da região, facto que muito contribuiu para o debate.

Durante a manhã as apresentações centraram-se na distribuição histórica e dinâmica populacional do Lobo, tanto em Portugal como Espanha, permitindo comparar os métodos de actuação e protecção nos diferentes países. De salientar os dados apresentados pelo Duarte Cadete que tem realizado trabalho acerca da população lupina da zona raiana e que indicam uma crescente presença da população de lobo na beira interior. 

Após uma pausa para café foi possível presentear os participantes com duas fotografias de lobo, bem próximo de uma estrada nacional, fotografias essas captadas por um caçador local. Antes do almoço houve ainda tempo para a apresentação do Henrique Pereira dos Santos centrada na alteração do uso do solo nos últimos anos, sobretudo a nível de produção agrícola que muito influenciou a paisagem nos últimos anos e consequentemente a distribuição de animais silvestres.

Para a tarde estavam reservadas mais duas apresentações, uma sobre a iniciativa Rewilding Europe, da qual a ATN é parceira para a região do Oeste Ibérico, e projecto LIFE+ Med Wolf que pretende estudar e melhorar as relações entre populações de lobo e Humana e tem como uma das áreas de intervenção precisamente a beira interior.

Mas o melhor estava guardado para o fim. Terminadas as apresentações houve lugar para um interessante debate acerca da expansão da população, motivos pelos quais está agora a acontecer e conflitos com a população. Houve uma interessante troca de ideias e a promessa de uma maior ligação e fluxo de informação entre todas as organizações, produtores, ONGs, SEPNA... Para que seja possível o regresso do lobo com o menor número de conflitos. 

Para terminar houve uma mostra de produtos regionais onde estiveram representados alguns produtores e foi possível degustar alguns produtos tipicamente beirões. O balanço final do evento foi muito positivo e entre participantes e organização ficou a promessa de repetir um colóquio desta natureza na região.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Trio maronês


Ontem chegaram mais três animais maroneses, uma vaca, um touro e um bezerro!
Quem as recebeu na Faia Brava, Ricardo e Abel, mostraram as suas altas qualidades de forcado numa tentativa de retirar uma corda ao animal maior, mas o seu temperamento selvagem não permitiu que a tarefa fosse realizada com sucesso.
Os animais estão instalados e a nossa reserva cada vez mais rica!
Fica o registo fotográfico e um aviso a todos os que fazem intenções de utilizar a Grande Rota do Vale do Côa, ou mesmo a Faia Brava: mantenham uma distância de segurança!  
 
Yesterday 3 more maronese animals arrived, one cow, one bull and one calf!
Ricardo and Abel received them in Faia Brava, and showed their best pitchfork qualities in an attempt of taking a rope from the biggest one, which was unsuccessful due to its wild temper.
All of them are installed and our reserve became richer!
The photographic record follows bellow, and a warning to all of those who are intending to use the Côa Valley Grand Rout and visit Faia Brava: Keep a safe distance!
 
 






terça-feira, 19 de março de 2013

"Rompe Solas" na Faia Brava

No passado sábado a Faia Brava esteve ao rubro com a presença dos "Rompe Solas" e entre gargalhadas e boa gente, até o bom tempo se juntou à festa.
A caminhada abriu o apetite a estes atletas, que num abrir e fechar de olhos tomaram conta do churrasco preparado nas Hortas da Sabóia.
Foi sem dúvida uma boa experiência para a ATN e pelo que se segue a seguir parece que não foi a única a sair satisfeita!
Para quem quiser seguir os "Rompe Solas" :  http://os-rompe-solas.blogspot.pt/

Last Saturday, Faia Brava was alight with the presence of " Rompe Solas" and between laughter and good people, even the good weather decided to join the party.
The walk was a good apetiser for these athelets, that took in a rush, the barbecue prepared in Hortas da Sabóia.
It was without a doubt a good experience for ATN and for what it goes next it wasn´t the only one leaving satisfied!
For those who want to follow "Rompe Solas" : http://os-rompe-solas.blogspot.pt/







quinta-feira, 14 de março de 2013

Grande Rota do Vale do Côa

A Grande Rota do Vale Côa está a crescer!!
Será que 200kms vão chegar para mostrar todos os trilhos, caminhos e recantos deste vale?
Ficam algumas fotos para aguçar a curiosidade.






Os Sábados do Abel



Caros sócios e amigos da ATN e da Faia Brava se querem dar um útil e activo contributo a estes projetos juntem-se a nós (voluntários) todos os Sábados.

Chamamos-lhes os "Sábados do Abel" (o Sr. Abel Coito é o funcionário de campo da Faia Brava com uma missão de Conservador da faia Brava), pois desde Outubro que o Abel trabalha preferencialemnte ao sábado em vez de outro dia "útil" da semana, precisamente para poder receber e acompanhar alguns voluntários (do costume) que têm no sábado um dia livre para virem à Reserva. Assim os Sábados do Abel são também os Sábados do António, da Ana, da Maria, do Manolo, do Luis, do José, e de muito outros solidários voluntários que com o seu trabalho braçal têm vindo ajudar a ATN nas mais diversas tarefas no campo. Em verdade estes sábados são os verdadeiros sábados da A., da nossa Associação!, onde todos podemos ser úteis à Faia Brava, ou pelo menos acreditar que cada um de nós pode fazer a diferença para uma Faia Brava melhor, isto é com mais vida silvestre, com mais valor como Reserva Natural, mais preparada para receber visitantes. E enfim a ideia também é dar o nosso grãozinho de areia para um planeta e um mundo melhor.

Este post serve para fazer um apelo a todos os que queiram efectivamente ajudar o Abel a fazer o seguinte:

- Cortes de lenhas secas, desmatações, desramações, e outras acções de silvicultura preventiva, que visam reduzir o risco de incêndio, criar clareiras, melhorar acessos pedonais, combater alguns problemas fitosanitários, nas zonas de bosque e matos da FB (estes trabalhos ocorrem sobretudo nos meses de Outono e Inverno e são acompanhados por um técnico florestal); estes trabalhos podem envolver motoserras e motoroçadouras para quem as souber usar, mas qualquer pessoa pode dar um contributo importante com uma simples tesouras de poda, serrotes de poda, ganchas para amontoar o mato cortado, ou umas simples luvas.

- Plantação de árvores do viveiro (Inverno). É das actividades com maior mobilização de voluntários. Mas mesmo assim podem vir muitos mais pois há sempre mais plantas ou sementes para plantar na Reserva.

- Plantação de salgueiros em estaca (nas linhas de água). A maioria das linhas de água da Reserva estão desprovidas de vegetação ripícola. O que fazemos é cortar estacas de 1º ano de salgueiros em zonas onde estes são abundantes (fora da reserva) e depois espetar essas estacas nas margens das linhas de água e nas charcas. É um trabalho muito fácil de fazer, basta luvas e umas galochas. faz-se agora no fim do Inverno.

- Recolha de sementes de árvores e arbustos autóctones para o viveiro. Falta-nos muito apoio nesta tarefa, que pode ser feita ao longo de todo o ano (pois há muitas espécies autóctones com períodos de frutificação diferentes ex: zimbros, abrunheiros bravos, cerejeiras bravas, - Primavera, /cornalheiras, pilriteiro, roseiras, zelhas - Verão; / quercineas, lodãos, figueiras, estevas, giestas, piornos - Outono/ medronheiros, folhados, quercineas, heras, gilbardeiras - Inverno ). Um par de luvas e muita paciência servem para esta tarefa, em troca podem ver-se paisagens maravilhosas em sitios selvagens como por exemplo o Douro Internacional. A ideia é dedicarmos um sábado cada trimestre à recolha de sementes.

- Manutenção do viveiro florestal (todo o ano);

- Manutenção de trilhos, veredas (todo o ano);

- Reconstrução (simples) da cobertura de palheiros, antigos abrigos de pastores, casebres (Primavera e Verão), esta acção envolve o corte de giestas, colocação de estrutura de madeira e cobertura com giestas;

 - Vigilância de cavalos e vacas (todo o ano);

- Recolha de lixos e manutenção de espaços de lazer (todo o ano);

- Manutenção de vedações e criação de sebes nas vedações dos cavalos e vacas (todo o ano)

- Inventário de fauna, flora e cogumelos (todo o ano).

...etc

A ideia é anunciarmos semanalmente cada 2ª feira as tarefas que iremos dedicar no próximo sábado, por isso estejam atentos e avisem sempre o secretariado da ATN que nos vêm fazer uma visita (271311202 ou secretariadoatn@gmail.com.

Neste próximo Sábado do Abel a ideia é plantar estacas de salgueiros na linha de água da Frieira (umas 50 estacas estaria bem) e depois dar uma volta para saber dos cavalos e vacas. O ponto de encontro costuma ser às 8:00 na Casa da Cultura de Figueira de Castelo Rodrigo.

Ficam aqui uma miscelânea de fotos das actividades feitas com voluntários.



































terça-feira, 12 de março de 2013

Afinal o Abutre do Egipto já tinha chegado à Faia Brava!


Recentemente demos notícia da chegada do Abutre do Egipto à Reserva da Faia Brava. Foi no passado dia 9 de Março durante uma caminhada na Grande Rota que se observou pela primeira vez este ano um casal desta espécie nesta região. Continua a contar como registo visual, o que nós não sabíamos era que uma das nossas câmaras fototrapping já tinha capturado um individuo no passado dia 2 de Março! Este indivíduo adulto foi registado no alimentador de abutres da Reserva, onde provavelmente se alimentou de alguns restos que por lá houvesse.

Acompanhe a chegada das espécies migratórias à Faia Brava no separador “Chegadas Faia Brava” deste blog.


Salomão sai de Belém a caminho da Faia Brava



Foi no séc. XVI que o elefante Salomão partiu de Portugal em direcção à Áustria para ser oferecido pelo rei D. João III ao arquiduque austríaco Maximiliano II. Não há registos da viagem, apenas se sabe que a etapa nacional terminou em Figueira de Castelo Rodrigo, junto à fronteira com Espanha.

José Saramago, no seu romance “A viagem do elefante”, relata toda esta odisseia que cruzou o país. Em 2009 nasce o Caminho de Salomão, uma Rota Portuguesa marcada pelo próprio escritor, onde são assinalados novos apeadeiros entre os dois pontos conhecidos da viagem.

Esta rota cultural, tem como objectivo dar a conhecer os sabores, memórias, mitos e tradições desta região, passa em Cidadelhe, na entrada da Reserva da Faia Brava e em Castelo Rodrigo.

A região do Vale do Côa, detentora de um encanto especial, dá agora a conhecer ao mundo o seu património cultural através do Caminho de Salomão. Ora cá fica uma sugestão, descobrir esta Rota histórica, e aproveitar a passagem pela entrada da Reserva para se maravilhar com a paisagem do Côa.


segunda-feira, 11 de março de 2013

Flor de salgueiro

Vimos publicamente dedicar estas singelas flores de salgueiro (foto obtida este fim de semana) a toda a equipa da "ATN 2.0", que está prestes a fazer 6 meses de trabalho, como reconhecimento do enorme esforço e dedicação que têm entregue ao projeto Faia Brava.

Nas vésperas da entrada na Primavera, que para já se manifesta cinzenta e chuvosa, mas que será sem dúvida a mais florida e fascinante de todas as 12 que assistimos na Faia Brava, desejamos a todo o staff e diretor a continuação de bom trabalho, seja no campo seja no escritório, e votos que encham este blog de de cores vivas e primaveris com relatos apaixonantes dos muitos momentos bonitos que aí virão!

A Direção da ATN

p.s. - e já agora se identificarem este Salix ficariamos muito agradecidos....


Paz de espírito!

Diz o ditado que de manhã é que se começa o dia, e para confirmar a teoria, a equipa ATN, cumpriu mais uma saída de campo em regime de voluntariado.
Desta vez as tarefas propostas passaram pela limpeza do alimentador de abutres, das cercas/redes, mato e da casa de Receção de Visitantes e apesar de chuvoso, conseguimos cumprir com todas tarefas propostas!
Antes mesmo da hora do almoço, o Sr.Abel avistou do alto do alimentador alguns cavalos e com fé e muita destreza física, por entre pedras e giestas, conseguimos traze-los para o cercado pequeno!
O melhor de tudo isto foi confirmar o pressentimento que o Sr.Abel tinha: o nascimento de um potro!!
A alegria foi geral e já se procura nome para o rebento, a letra deste ano é o I.. fica lançado o repto!

Equipa ATN presente: Abel, Sílvia, Ricardo, João Quadrado, João Ruano, Leslie, Bárbara, Eduardo e Nadine.



Stock de paz de espírito reposto!