terça-feira, 30 de abril de 2013

Vir de comboio visitar a Faia Brava

Neste fim de semana fizemos o teste de um novo programa para podermos receber visitantes de todo o país, de forma mais sustentável.


A ideia é simples: os visitantes vêm de comboio até à Guarda (se vierem dos distritos de Lisboa, Santarém, Leiria e Coimbra) ou até ao Pocinho (se vierem do Porto ou Vila Real) e um guia da ATN irá buscá-los de Jipe.

Fotografia de João Romba
O programa inclui um almoço campestre no dia de chegada, uma visita para descobrir a Faia Brava, um jantar numa tasquinha típica em Algodres, uma caminhada nocturna e uma noite a dormir em plena Reserva (com todo o material incluído e previamente montado).
No segundo dia, depois de usufruir de um amanhecer único no meio da natureza, e acordar com o canto das aves, toma-se o pequeno-almoço com os produtos típicos da região e faz-se um programa de birdwatching, já que é durante a manhã que as aves estão mais activas.

Segue-se um almoço volante e o caminho para a Guarda / Pocinho para apanhar de novo o comboio.

Ideal para reunir um grupo de amigos, ou família e passar um fim de semana diferente, em contacto com a natureza.

Em breve anunciaremos mais detalhes do programa.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A inauguração do Trilho da Barca






Neste sábado inaugurámos o Trilho da Barca, a revitalização de um antigo percurso outrora utilizado pela comunidade para fazer a travessia do Rio Côa, entre as margens de Algodres e Cidadelhe.

A caminhada começou cedo, em Vale de Afonsinho, e fomos brindados com primaveril dia, cheio de sol, que nos permitiu apreciar as cores que embelezam a Faia Brava neste momento, o aroma das flores, o canto dos pássaros. Pelo caminho cruzámo-nos com as vacas maronesas, que habitam na Reserva e por um rebanho de ovelhas. 

Junto ao rio, local onde almoçámos, além do maior açude da Reserva, há ainda por descobrir um antigo lagar, que se pode ver nas imagens abaixo. Em breve, a ATN espera recriar a barca para que se possa atravessar para a outra margem.


O Trilho da Barca é um programa organizado pela Associação Transumância e Natureza  que pode ser realizado a todos os dias da semana, e em qualquer altura do ano, bastará entrar em contacto através do 271 311 202.







quarta-feira, 24 de abril de 2013

Encontro Nacional de Zonas de Intervenção Florestal

No próximo dia 30 de Abril, decorre em Seia o encontro Nacional de Zonas de Intervenção Florestal, organizado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.




O encontro tem como objetivo reflectir sobre o panorama actual das ZIF, e discutir, a nível nacional, as estratégias para a sua operacionalização.

A Associação Transumância e Natureza será representada por Ricardo Nabais, técnico florestal, que vai fazer uma apresentação subordinada ao tema ZIF em Áreas Protegidas.

O evento inicia às 9h30 e termina às 17h30, e as presenças devem ser confirmadas para:
aurora.verde@icnf.pt ou através do telefone 21 312 48 00.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Reportagem no Economia Verde - Programa Erasmus Intensivo

Como sabem, recebemos durante 10 dias um grupo de estudantes num Programa de Erasmus Intensivo, sobre empreendedorismo na natureza.

Depois da RTP ter apresentado as propostas que os estudantes fizeram para a região, o programa da SIC Economia Verde apresentou ontem a reportagem sobre o dia em que estiveram na Reserva da Faia Brava a plantar árvores.

Podem vê-lo aqui:








A ATN pretende reformular o seu site

A Associação Transumância e Natureza (ATN) é uma associação de conservação da natureza que assenta a sua actividade na gestão directa do território, sendo hoje proprietária de cerca de 800 hectares.

Neste momento procura uma agência ou freelancer para a reformulação do seu site.

Os interessados devem enviar um email para barbara.pais@atnatureza.org para receberem o caderno de encargos e apresentarem um orçamento até ao dia 6 de Maio.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Um fim de semana especial


SÁBADO

Os sábados na Faia Brava são sinónimo de trabalho voluntário: os Sábados do Abel. Este não foi exceção, e teve como resultado final uma considerável melhoria no caminho entre Algodres e as Hortas da Sabóia. Queremos agradecer o apoio prestado pela Junta de Freguesia de Algodres bem como a todos os braços cheios de vontade que arduamente trabalharam para melhorar a estrada. E ao que parece, não somos os únicos a gostar do novo caminho...





DOMINGO

Brevemente vamos lançar uma campanha de crowdfunding para preparar um programa escolar que vai permitir jovens e crianças de todo o país passarem a noite na Reserva, em contacto com a natureza. Durante este fim de semana dedicámo-nos às filmagens, com o sábado para a gravação de paisagens, fauna e flora da Faia Brava, e o domingo para filmar os jovens e crianças a quem o programa é dirigido.


A Associação Rio Vivo, de São Pedro de Rio Seco, deu-nos uma grande ajuda: vieram visitar-nos à Reserva e trouxeram um grupo de jovens exploradores para participarem no vídeo. Foi um dia muito divertido, com caminhadas, observação de aves e jogos com os garotos. A ATN quer expressar o seu profundo agradecimento à Associação, e resta-nos esperar por mais visitas, com outros habitantes da aldeia. A captação das imagens e a edição do vídeo estão a cargo de João Romba.



terça-feira, 16 de abril de 2013

Dia de campo

Na segunda 6ª feira de cada mês, juntamos a quadrilha da ATN e vamos para o campo pôr as mãos na terra, nas vedações, nas obras que houver para fazer.




 Esta semana não foi diferente. Dividimo-nos em pequenos grupos e organizámos a casa de apoio das Hortas da Sabóia; reconstruímos as vedações; fomos recolher terra e crivamo-la para fazer compostagem e colocar no viveiro.





Sim, foi duro e cansativo, mas o almoço que a Casa da Cisterna nos trouxe compensou todo o esforço.
Ficam as memórias de um belo dia na Reserva da Faia Brava, e o gosto em deixar trabalho feito.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Notícias do campo


Olá. Há boas e menos boas.
O ninho da águia de Bonelli está vazio, o casal pode ter mudado outra vez de sitio. A última vez que as vi foi no principio de Março na ribeira do coto. Pode não estar relacionado mas vi águia-real por duas vezes mais a norte, uma no pombal do coto outra no alto da resenha. Vi um sub-adulto junto à ponte de Cidadelhe.

A águia real da Foz do Côa está a incubar. A águia real da faia brava não está no ninho da escarpa com esse nome, ainda não pude confirmar se está no ninho do lado de Cidadelhe mas é provável. Os "nossos" britangos (abutre do Egipto) ainda não incubam mas estão todos os casais: sul, alimentador e silveiral.

As vacas estão bem e recomendam-se.

Há três novas câmaras de fototrapping instaladas na Faia Brava, vamos ver que fotografias aparecem.

O trilho dos moleiros precisa de ser batido caso haja alguma visita marcada por lá, por isso se não souberem o que fazer num sábado qualquer é uma boa sugestão, caminhem com força.

O vale está espectacular, tudo em flor, sobreiros, azinheiras, maias que floram em Abril e espinheiros.

Até logo,
Eduardo

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Erasmus Intensive Programme na RTP

No seu última dia em Figueira de Castelo Rodrigo, os estudantes Erasmus apresentaram os seus projetos empreendedores para aplicar à região. De produtos turísticos, a unidades de negócio para artistas, a redes de desenvolvimento local, foram muitas as ideias que ficaram.

Resta deixar o nosso profundo obrigado a toda a organização do Programa, ao Rewilding Europe, à Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e a todos os parceiros locais que receberam e colaboraram com a ATN nestas duas intensas semanas.

Fica a reportagem que a RTP fez aos estudantes no dia das apresentações. 
Parte 2, sensivelmente a meio - desloque o cursos até às 18h44 (hora do vídeo).

_____________________________________________________________________________

On their last day at Figueira de Castelo Rodrigo, students from the Erasmus Intensive Programme presented their entrepreneurial ideas for the development of this region. Turistic aprroaches, new business models and a networking with producers from Figueira were some good ideas that were presented.

We would like to thank to the project's organization, to Rewilding Europe, to Municipy of Figueira de Castelo Rodrigo and to all local partners that received and cooperated with ATN on this intense weeks.

 Here you can watch RTP's reportage on Erasmus students' presentation.
Part 2, half of the timeline - at 18h44 (video time).




terça-feira, 9 de abril de 2013

E se no sábado trabalhasse no campo?

Para todos os voluntários que queiram dar o seu contributo para a Reserva da Faia Brava, os Sábados do Abel são a oportunidade ideal. O Sr. Abel, trabalhador de campo da ATN, trabalha ao sábado como se fosse um dia útil, para poder receber voluntários.


Fica a lista das próximas atividades de voluntariado, que podem sempre ir consultando no separador "agenda" do nosso blog.


Próximos sábados:

13 de Abril - Percorrer a Faia Brava para desmontar todas as unidades de alimentação artificial; 
20 de Abril - Beneficiação do caminho da Sabóia -  levar saibro e espalhá-lo pelos caminho - qualquer pessoa pode ajudar com o auxílio de um pá ou enxada; 
27 de Abril - Retirada da vedação entre cercados da Mirada e cercado da Casa Grande;
4 de Maio - Recolha de sementes de árvores autóctones: zimbros, hederas, medronhos.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Biodiversidade na Faia Brava: Expedição e passeio



No Sábado passado o FAPAS (Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens) e a Associação Transumância e Natureza organizaram um passeio dedicado às espécies animais e vegetais mais pequenas, menos observadas.

38 pessoas juntaram-se em Algodres e caminharam até à Reserva da Faia Brava em busca de novas espécies que pudessem ser acrescentadas à base de dados da biodiversidade existente na Reserva. Várias espécies têm ciclos de vida irregulares e não é possível serem detectadas todos os anos, esperando pela altura certa, nas condições ambientais adequadas, para estarem activas e deixarem descendência.

Com vários especialistas em diversas áreas, o botânico Paulo Alves, o entomólogo José Manuel Grosso-Silva, Pedro Sousa, especialista em aracnídeos, e Joana Marques, que abordou os líquenes, o objectivo era identificar algumas das espécies mais raras ou endémicas da região.

O objectivo foi cumprido! Em jeito de resumo, um crustáceo (sim um crustáceo!) foi encontrado numa das muitas poças de água que se vêm por todo lado nestes dias na Reserva, a espécie fica indefinida pela dificuldade que é ter a certeza absoluta no campo mas pertence ao género Artemia. Fica uma fotografia cedida pela Raquel Neves, uma das participantes.


Também havia quem andasse mais atento aos céus e foi possível observar, pela primeira vez este ano na Reserva da Faia Brava, vários indivíduos de Andorinhão-real Apus melba, umas das espécies migratórias mais emblemáticas da Faia Brava. A lista vai ficando mais composta http://atnatureza.blogspot.pt/p/programa-chegadas-rfb.html

No final do dia a lista de espécies identificadas já era bem grande e com novas a adicionar à base de dados, que em breve esperamos poder divulgar. Resta a vontade de mais edições como esta, em que a oportunidade de aprender e descobrir coisas novas com verdadeiros especialistas é única e especial na Reserva da Faia Brava.


Queremos deixar um grande agradecimento ao FAPAS, a todos os especialistas que se juntaram a nós e a todos os participantes tão interessados.

video

sexta-feira, 5 de abril de 2013

ATN no Ecos da Marofa



A Associação Transumância e Natureza saíu na edição de Março (nº 439) do Ecos da Marofa - o jornal mensal de Figueira de Castelo Rodrigo.


No interior podem descobrir um pouco mais sobre o projeto que a ATN realiza na Faia Brava, e ler uma entrevista ao Diretor executivo da Associação Transumância e Natureza, Henrique Pereira dos Santos.

Está nas bancas até dia 15 de Abril.


Trilho da Barca - 27 de Abril



No dia 27 vamos inaugurar mais um caminho na Reserva da Faia Brava. Trata-se de um percurso que vai até ao Rio Côa e onde outrora existiu uma barca para fazer a travessia entre a margem de Cidadelhe e Algodres.

A ATN está neste momento a estudar propostas para reconstruir uma barca. Neste fim de semana vamos fazer a inauguração oficial do trilho, que foi recentemente desmatado. O maior açude da Reserva encontra-se também nesse local.

O passeio parte de Vale de Afonsinho (Largo da Igreja), às 9h30. Trata-se de um caminho circular, com alguma exigência física. A descida (e consequentemente subida) é bastante acentuada e o caminho acidentado, por isso não é recomendado a crianças com menos de 8 anos.
A chegada está prevista às 16h30.

As inscrições devem ser feitas até dia 25 de Abril, para silvia.lorga@atnatureza.org, ou através do nº 271 311 202.

A visita inclui guia, seguro de acidentes pessoais, almoço ligeiro, uma inscrição de sócio da ATN e tem o preço de 19€ por pessoa.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Plantação de árvores: Erasmus Intensive programme



  

No âmbito do Programa Erasmus Intensivo, um grupo de cerca de 50 estudantes e professores de vários países europeus estiveram na Reserva da Faia Brava para uma ação de voluntariado: plantar árvores. O tempo deu uma ajuda, e com sol, alguma lama, mas acima de tudo muita vontade de trabalhar, foram plantadas mais de 350 árvores ao longo de uma linha de água. 

Esteve por lá a Sic, para o programa Economia Verde, a falar com os organizadores do programa e com alguns participantes.


Amanhã, entre as 10h e as 13h, no Anfiteatro do Pavilhão dos Desportos (Figueira de Castelo Rodrigo) os estudantes vão apresentar as suas propostas para a dinamização da região. Após onze dias de estadia, palestras multidisciplinares e visitas a diversos produtores locais, os estudantes podem agora mostrar as suas ideias empreendedoras, que potenciem um desenvolvimento económico da comunidade e o financiamento de acções de conservação, através do regresso da natureza ao seu estado selvagem.
 ____________________________________________________________
Under the Erasmus Intensive Programme, a group of 50 students and teachers from several countries in Europe were in the Reserve Faia Brava for a voluntary action: planting trees. With good weather and desire to work, were planted over 350 trees along a water line.
 
Was there a portuguese television, Sic,  for the Green Economy program, talking with the organizers and some participants.

Tomorrow, between 10h and 13h, in the Amphitheatre of the Pavilhão do Desporto (Figueira de Castelo Rodrigo) students will present their proposals to revitalize the region. This ideas will encourage economic development and community financing of conservation of nature through the return to the wild.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mudança de Sede

A Associação Transumância e Natureza mudou de sede.
Continuamos em Figueira de Castelo Rodrigo, mas num espaço maior. Aqui podem ver um mapa com a direção da anterior sede para a atual.
Nova morada:
Rua Pedro Jacques de Magalhães, s/n (edifício dos antigos laticínios)
6440-111 Figueira de Castelo Rodrigo
Os restantes contactos continuam disponíveis (tel/fax: 271311202; email: geral@atnatureza.org).