sexta-feira, 31 de maio de 2013

Faia Brava Fest | 8 e 9 de junho



O Faia Brava Fest é grátis para todos os sócios, que podem trazer mais um acompanhante!

Programa Sábado
14H:00 - Encontro em Algodres e Caminho dos Sobreiros
18H:00 – Lanche ajantarado comunitário FB - tragam algo para partilhar
20H:00 - Apresentação do Programa Bravos na Faia
21H:30 - Caminhada nocturna
Caminhada de regresso a Algodres ou Acampamento nas Hortas da Sabóia
(cada pessoa deve trazer o seu material)

Domingo
08H:00 – Pequeno-almoço (cada um traz o seu)
08H:30 – Observação de abutres/ birdwatching
Snack
12H:00 – Caminhada até Algodres
Fim

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Espaço para a biodiversidade e não só

A Faia brava é um espaço da natureza e biodiversidade e não só. 
Além do trabalho de gestão, monotorização e visitação, a reserva da faia brava é também um espaço educativo que pode servir como sala de aula.
Há duas semana a Francelina, professora de educação física do agrupamento de Escolas de Figueira organizou com uma  das suas turmas uma aula prática sobre  como organizar e participar numa prova de orientação,  esta aula foi realizada na reserva, com o estudo prévio da colocação das balizas e posterior desenho dos pontos no mapa.
A turma dividiu-se em dois  grupos, tendo um mapa com os pontos,  em que eles tinham que percorrer e picar o cartão em cada baliza.
Correu bem, alguns dos pontos estavam um pouco mais escondidos para dificultar a prova, mas ambos os grupos conseguiram chegar ao ultimo ponto que foi as hortas da Sabóia.
Já no regresso ainda houve tempo para um lanche no jardim de Algodres.

Por falar em espaço educativo, já viu a nosso programa escolar Bravos na faia direcionado para grupos escolares e não só?
Veja e apoie aqui:

Ficam algumas fotos desta aula prática/ Prova de Orientação na reserva.



















Pic-nics com sabor do Chefe António Alexandre

Ontem, na Loja Verdes são os Campos em Campo de Ourique, recebemos o Chef António Alexandre que nos brindou com ideias e sabores para levar para o campo, no Workshop de Pic-nics.






 Amanhã é o último dia de exposição e será apresentada a campanha de crowdfunding Bravos na Faia, com a presença de um dos fundadores da Plataforma PPL, que vai explicar o conceito de crowdfunding aos presentes.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Estudo fim de curso - Análise de água nas charcas

São vários os estagiários que vão passando pela reserva da Faia Brava ao longo dos anos dando o seu contributo, em estudos de fim de curso, de licenciatura, ou tese de mestrado, nas mais diversas áreas da biologia a engenharia do ambiente.
O Bruno  natural de Figueira de Castelo Rodrigo, estudante de engenharia do ambiente no Politécnico da Guarda, iniciou no mês passado a recolha de amostra de água nas várias charcas que temos na reserva, esta segunda feira, foi dia de campo para ele, para recolher mais amostras de água.
Os primeiros dados são bons, mas no final do estágio o Bruno irá disponibilizar o seu relatório que vamos disponibilizar aos interessados.

Ficam alguma fotos da recolha de água.












segunda-feira, 27 de maio de 2013

Convite à população local | Workshops Faia Brava

Vive em Algodres, Vale de Afonsinho, Cidadelhe, Quintã de Pêro Martins ou Figueira de Castelo Rodrigo?
Então este convite é para si.
 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vamos estar em Lisboa | We will be in Lisbon

Na próxima semana a Associação Transumância e Natureza vai estar na loja Verdes são os Campos, em Campo de Ourique - Lisboa.

Numa semana dedicada ao turismo activo vamos mostrar o projecto da Reserva da Faia Brava e os pacotes de visitação,  fazer uma prova com os produtos da ATN e apresentar a nossa campanha de crowdfunding.

Na 4ª feira, dia 29 de Maio, vamos ter o Chefe António Alexandre que nos vai dar um workshop de pic-nics, e mostrar a todos os que puderem comparecer ideias originais, práticas e nutritivas de refeições para levar para o campo.

Convidamos todos os nossos sócios e simpatizantes que estejam em Lisboa para comparecerem a partir das 16h30. Todas as actividades têm entrada gratuita. Gostaríamos muito de contar com a vossa presença!

Esta actividade tem o apoio do nosso parceiro: Associação Raia Histórica.






During next week Associação Transumância e Natureza will be doing an exhibition at Verdes são os Campos, a store in Campo de Ourique, Lisbon.

The week is dedicated do Active Turism, and we will present our conservation project at Reserva da Faia Brava and our visiting packs. We will also have a demonstration of our products and we will present our crowdfunding campaign.

On the 29th of may, wednesday, we will have Chef António Alexandre that will show us creative, nutritive and good ideas for preparing a pic nic, with a Pic-nic workshop, starting at 16h30.

We invite all our members and supporters from Lisbon to come, all activities are free and we will appreciate your presence.

This program as the support of our partner Associação Raia Histórica.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Faia Brava nas bocas do mundo!

Durante este mês recebemos na Faia Brava visitantes do Reino Unido, que nos deixaram 3 agradáveis surpresas: a publicação da sua experiência na Faia Brava.

Podem consultar o que disseram sobre a Reserva clicando nas imagens abaixo:
 --------------------------------------------
During this month, we received at Reserva da Faia Brava some visitors form the UK, who left us a pleasent suprise: 3 publications about their experience at Faia Brava.

You can check them by clicking on the images below:






terça-feira, 21 de maio de 2013

Crowdfunding: Ajudem-nos a realizar o programa Bravos a Faia




A Associação Transumância e Natureza (ATN) lançou hoje uma campanha de crowdfunding, na plataforma PPL.com.pt para a criação do programa escolar Bravos na Faia, que vai permitir receber crianças e jovens de todo o país na Reserva da Faia Brava.





Através do financiamento comunitário, a ATN pretende angariar meios para adquirir 6 tendas safari, que vão permitir que grupos escolares pernoitem em plena Reserva natural, uma experiencia única para a maioria das crianças.

Ao longo de 13 anos, a Associação Transumância e Natureza tem desenvolvido programas de educação ambiental de apenas um dia, para as escolas locais, já que a distância impossibilitava a vinda de escolas mais distantes.

Bravos na Faia é a fusão entre uma necessidade existente e um território com muito para oferecer. O programa pode ser adaptado a diferentes idades e conteúdos programáticos, e incluirá actividades como caminhadas interpretativas, birdwatching, actividades nocturnas e acampamento na Reserva, em plena comunhão com a natureza.

A contribuição para o programa Bravos na Faia pode ser feita de forma individual, ou colectiva, com recompensas a pensar em turmas ou grupos de jovens (até 40 pessoas) interessados em experimentar o programa, dormindo na Reserva por uma noite.


Precisamos de adquirir mais 6 tendas


Ajudem-nos a concretizar este projecto, contribuindo e passando a palavra!

Obrigado

Mês do Coração: Caminhada e Zumba na Faia




No próximo sábado, dia 25 de Maio vamos celebrar o Mês do Coração com uma actividade gratuita, aberta a toda a comunidade.

 O programa inclui uma caminhada entre Algodres e a Reserva da Faia Brava, com a duração cerca de 2 horas, passando por alguns dos mais emblemáticos pontos. Ao longo do caminho será feita observação de aves, cavalos garranos e momentos de conversa sobre a história do projecto. 

De volta a Algodres, seguir-se-á uma aula de Zumba ao ar livre, aberta a todos os participantes.

Esta actividade está associada à caminhada anual da Farmácia Bordalo, e tem o apoio da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.

A Associação Transumância e Natureza pretende assim dar a conhecer a Reserva da Faia Brava à população de Figueira de Castelo Rodrigo, numa actividade que promove o exercício físico ao ar livre e o permite desfrutar de um dia diferente, em contacto com a natureza.

As inscrições pdoem ser feitas na Farmácia Bordalo, o Pavilhão dos Desportos, na sede da ATN ou nas Piscinas Municipais.


PROGRAMA

9:00 Ponto de encontro Largo Serpa Pinto, Figueira de Castelo Rodrigo
9:00-9:30 Transporte para Algodres
9:30-11:00 Caminhada
11:30-12:00 Aula de Zumba
12:00-12:30 Transporte para Figueira de Castelo Rodrigo

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Convite para visita à 50ª Feira Nacional de Agricultura / 60ª Feira do Ribatejo

ATN é sócia da associação de criadores de ruminantes do concelho da Almeida, e recebem um convite para participar numa visita à Feira Nacional de Agricultura e Santarém, no próximo dia 9 de Junho de 2013.
Assim abrimos o convite aos nossos sócios se tiverem interessados, devem efetuar a sua inscrição na sede da Acrialmeida até ao dia 03/06/2013.

Preço de inscrição: 30,00€
Inclui:
Entrada no Parque de exposições
Almoço
Tranporte

Mais informações, contatar a Acrialmeida Telefone: 271 574 401 / 967 571 301

Site da Feira aqui

domingo, 19 de maio de 2013

Caminhada pelo trilho dos sobreiros


O Núcleo da Guarda da Quercus, lançou este ano uma programa de caminhadas, uma em cada concelho do distrito, em Figueira de Castelo Rodrigo escolheram um trilho na ZIF de Algodres e Vale de Afonsinho e da Reserva Faia Brava , para dar a conhecer a maior mancha de sobreiros do distrito, e o trabalho que se tem feito na reserva.
Assim atn juntou se a esta iniciativa, como outras entidades.

Venha dai conhecer este trilho no próximo dia 16 de Junho.


sábado, 18 de maio de 2013

Tudo a postos para receber as visitas

Durante as próximas duas semanas vamos ter muito movimento na Reserva da Faia Brava.

No início desta semana recebemos uma voluntária polaca, que está a acampar na Reserva a auxiliar a equipa de campo diariamente.

Na próxima semana chega um grupo de 14 estudantes da Holanda que estará no terreno a analisar as características do solo e da vegetação na Faia Brava. Trata-se de uma parceria com uma investigadora do Instituto Superior Técnico (também sócia da ATN), e juntos irão testar um plano de monitorização de vegetação na Reserva.


PROGRAMA METAMORFOZE

Trata-se de mais um projecto europeu, que vai decorrer de dia 21 a 24 de Maio. Vamos receber jovens adultos da Eslovénia que vão fazer um programa intensivo sobre o tema:   Ecoturismo como uma ferramenta de promoção para a conservação da Natureza


Esta actividade vai permitir aos participantes aprenderem sobre agricultura biológica, turismo de observação da vida selvagem e economia sustentável. Ao longo dos dias  vão fazer visitas a produtores locais, palestras com parceiros da ATN e experiências no terreno que vão permitir desenvolverem novas competências na área da sustentabilidade.



As tendas  estão montadas para receber todos os visitantes.

E por falar em tendas, nos próximos dias a ATN vai lançar uma campanha de Crowdfunding para a aquisição de mais tendas tuareg (as brancas que se podem ver nas imagens), para um programa Escolar que vamos lançar: Bravos na Faia. Em breve daremos mais novidades.