quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ciência Viva à noite

Em mais uma atividade da Ciência Viva, desta vez à noite, para além de algumas fotos, registamos também algumas palavras de apreço pelo trabalho desenvolvido pela equipa da ATN e pelo esforço dedicado à causa da preservação da natureza.
" É justo e vocês merecem." Motivação extra dá outro animo!
Esta atividade, caminhada entre Algodres e as Hortas da Sabóia e regresso, foi guiada pelo Ricardo Nabais, e teve a companhia de 6 participantes entusiastas e divertidos!
A par desta ação da Ciência Viva, outras tantas irão decorrer, se estiver interessado/a em participar inscreva-se aqui: http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2013/







segunda-feira, 29 de julho de 2013

Ser voluntário na Faia Brava





Somos a Inês Martins, a Inês Carneiro e o Pedro Selas, três estudantes de licenciatura em Biologia na Universidade de Coimbra. Como aspirantes a “biólogos de bota”, este verão queríamos começar a procurar novas experiências e trabalhos ligados directamente à natureza e à biodiversidade. Tivemos conhecimento dos projectos desenvolvidos pela Associação Transumância e Natureza e após alguma pesquisa despertou-nos interesse, visto que as actividades propostas por esta iam ao encontro dos nossos objectivos e preferências na àrea da Biologia.

Neste período de voluntariado tivemos bastante contacto com “o selvagem” e vivemos momentos únicos. Só em espaços como este se dá valor a encontros com a natureza, é preciso calma, atenção e muita paciência, que acabam sempre por ser recompensadas. 

Para além da manutenção do viveiro florestal e dos caminhos da Faia Brava, tivemos oportunidade de alimentar e aprender um pouco sobre a identificação e modo de vida de algumas aves existentes na Reserva. Conseguimos também ter um incrível contacto com os Garranos, cavalos selvagens, e observamos a manada de vacas Maronesas residente.

 
 
Por fim, aconselhamos a todos os interessados pela natureza a participarem nas iniciativas propostas pela ATN, que para além da excelente e divertida equipa que tem, promove o conhecimento e preservação da natureza de forma diferente, gratificante e enriquecedora.
 
Um especial abraço ao Saloio.

Inês Martins
Inês Carneiro
Pedro Selas

A Associação Transumância e Natureza agradece o apoio prestado pelos caríssimos voluntários e agradece as palavras. Gostámos muito de vos receber. 

domingo, 28 de julho de 2013

Garranos da Faia Brava




A ATN optou por gerir a Faia Brava procurando aproximar-se do que seria um território sem intervenção humana directa.
Para isso, entre outras coisas, temos procurado mimetizar a natureza, reintroduzindo os herbívoros de grande porte, como vacas e cavalos, em liberdade.
Mas este tem de ser um processo gradual.
Neste momento, porque os terrenos que temos não suportam cargas tão grandes de pastoreio em algumas épocas do ano, temos de vender alguns dos animais nascidos nesta Primavera, enquanto procuramos aumentar as áreas disponíveis para o futuro.

Quem quiser comprar garranos pode contactar-nos para ter informação mais pormenorizada, sabendo também que todos os valores de venda de cavalos serão canalizados para o Fundo de Aquisição de Propriedades, uma conta independente que recebe, além de donativos, uma percentagem de todos os serviços e produtos comercializados pela ATN.

 
 

sábado, 27 de julho de 2013

Caminhada pelo Trilho dos Sobreiros ZIF Algodres Vale de Afonsinho


Decorreu em junho uma caminhada organizada pelo núcleo da Guarda da Quercus, associação Transcudânia em parceria com a ATN, pelo trilho dos sobreiros da Zif e Faia Brava.
Houve várias observações de fauna e flora, mas destacamos uma observação que não é comum, da Macroprotodon cuculatus Cobra-de-capuz foto em baixo, infelizmente estava morta, deve ter sido atropelada por algum trator. Mesmo assim fica o registo para nossa base de dados que sabendo que existe na reserva, são dados que ficam para monotorização.

Ficam algumas fotos do dia bem passado pelo trilho, as pessoas adoraram e esperam voltar.
 
Macroprotodon cuculatus Cobra-de-capuz



















sexta-feira, 26 de julho de 2013

Vamos estar em Vilar Formoso

Este fim de semana estamos no Festival das actividades económicas em Vilar Formoso.

Se anda pela zona venha visitar-nos e descobrir as novidades da Faia Brava.

Amanhã. sábado, a partir das 14h30 e no domingo a partir das 10h, no pavilhão Multiusos em Vilar Formoso

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sustentavel_MENTE, memória da 2ª edição

No passado fim de semana tivemos a 2ª edição do evento Sustentavel_MENTE, uma conferência que pretende trazer à população da zona raiana inspiração para a criação de negócios sustentáveis: respeitando a natureza e recuperando tradições.

Da região trouxemos Carlos Fernandes, que nos apresentou a sua empresa - Planalto Dourado - uma empresa que produz ervas aromáticas, frutícolas e hortícolas em modo de produção biológico e baseia a sua actividade na criação e comercialização de óleos essenciais.

Do Porto recebemos Francisco Adão da Fonseca, da SKREI, que nos mostrou a arquitectura integrada, uma nova abordagem à arquitectura e a reconstrução: reutilizando as estruturas existente, criando os seus próprios materiais e abrangendo todo o ciclo de produção.

Por fim, da Eslovénia recebemos Tratar Janez, da Tratar Bikes, que nos veio mostrar o seu projecto: a quadros de bicibletas construídos em madeira.

Partilharam a sua história e deixaram a experiência com os seus negócios. 
No próximo mês há mais, dia 24 de Agosto.

Mas para quê mais palavras? Vejam o filme e deixem-se inspirar.


-------------------------------------------------------------------------------

Last weekend we had the second edition of Sustentavel_MENTE, a conference which aims to inspire the local community on the creation sustainable businesses: respecting nature and revitalizing old traditions.





From this region we brought Carlos Fernandos, who intriduced his enterprise - Planalto Dourado. He produces aromatic herbs, fruits and vegetables with organic certification, e the bases of his activity is the creation of Essential oils.

From Oporto we received Francisco Adão da Fonseca, from SKREI, that showed us a new approach to architecture e rebuilt: reusing the existing structures, creating their own (recipes of) new materials and embracing the whole production cycle.

From Slovenia we had Tratar Javez, from Tratar Bikes that introduced his project: wooden bicycle frames.

Their shared their stories and gave their business experience. 
Next month, on the 24th of august, there will be the last Sustentavel_MENTE.

Watch the movie, and let yourself be inspired!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ciência Viva no Verão

No passado fim de semana tiveram lugar as duas primeiras actividades do programa Ciência Viva no Verão na Reserva da Faia Brava.

No sábado, a observação de abutres em alimentação não deixou os participantes abaixo das expectativas, com cerca de 40 grifos e 2 abutres do Egipto presentes o "espectáculo foi espectacular". A observação é feita à distância o que permite aos participantes testemunharem desde a chegada dos abutres, aos voos circulares antecedentes, até ao frenesim da alimentação. Depois, é só esperar que os abutres tratem das suas penas e continuem o seu dia-a-dia em busca de mais alimento nas áreas envolventes, cumprindo assim o seu papel essencial no ecossistema, a eliminação de carcaças.

No domingo as atenções foram dirigidas a outro tipo de animais voadores, desta vez não as aves, mas sim as borboletas. Com um grupo bem composto e na entusiasmada companhia de 3 crianças a expedição foi bastante produtiva: 3 espécies novas de borboletas foram acrescentadas à lista da Faia Brava, aumentando assim o seu número para 49 espécies com presença registada na Reserva.



Ainda não participou nas actividades Ciência Viva no Verão da Faia Brava? Gostava de estar presente nas próximas? É fácil! Escolha a data e faça a sua inscrição em http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2013/ Só tem que pesquisar Biologia no Verão nos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo ou Pinhel e escolher a que mais se adequa aos seus interesses: à descoberta da Faia Brava, à noite na Faia Brava ou os abutres da Faia Brava. A participação é grátis!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O nosso obrigado às 2 estagiárias de Turismo

Ao fim de praticamente um mês de estágio na ATN as nossas estagiárias da Escola Tecnológica e Profissional da Sertã terminaram o seu dever. 

O seu trabalho focou-se bastante na Grande Rota do Vale do Côa e entre pesquisas, deslocações ao campo acompanhando os técnicos da ATN, vigilância florestal, rega do viveiro, monda das sementes, apanha de amoras silvestres e vários momentos de descontração, a Mónica e Fabiana, concluíram o seu estágio na ATN. 

Esperemos que tenham conseguido absorver toda a informação fornecida pelos técnicos e que façam bom uso de todos esses conhecimentos.



Boa sorte para o vosso futuro.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

2013 Portugal Tour Dream Land Rover














Um grupo da Liverpool Owners Club visitou a Reserva Faia Brava.

Foram dois dias bem passados em Figueira de Castelo Rodrigo, na primeira noite acamparam na Reserva em regime de autonomia e hoje o dia foi passado a fazer um Tour pela Serra da Marofa.
Iniciámos o percurso da via sacra sempre off-road e depois de uma subida cheia de peripécias parámos no topo da serra.. que vista espectacular diziam eles.

Seguimos viagem para conhecer Castelo Rodrigo e depois de uma bebida fresca despedimo-nos com um sorriso nos lábios! Até para o ano!

A group from Liverpool Owners Club visited Faia Brava Reserve.

It was two great days in Figueira de Castelo Rodrigo, on the first night they camp at the Reserve and today we went for a Tour through Serra da Marofa.

We started at via sacra, always off-road, and after a harsh climbing, stopped in the top of Marofa... What an amazing view, they said.

Then we went to Castelo Rodrigo, and after a cold drink we said goodbye with a smile on our lips. See you next year!




quarta-feira, 17 de julho de 2013

O que vai fazer na próxima lua cheia?

A Rotas & Raízes, parceiro de turismo da Associação Transumância e Natureza, organiza na próxima lua cheia (2ª feira, dia 22 de junho) uma Caminhada Nocturna pela Reserva da Faia Brava.

Sem luzes artificias, e apenas banhados pela imensidão de lua, vamos percorrer os caminhos da Reserva, despertos para todos os sons, cheiros e movimentos.
À noite a Faia Brava ganha uma nova vida. Venha senti-la.

Ponto de encontro: Igreja de Algodres, 22horas

As inscrições são de 5€ e podem ser feitas para: geral@rotaseraizes.pt.


Rotas&Raízes (Routes&Roots), turistic partner from Associação Transumância e Natureza, is organizing a Night Trail at Faia Brava Reserve, on the next Full Moon night (monday, the 22nd of July).

Without any artificial lights, and just drowned by the moonlight, we will walk through the Reserve, aware of all sounds, smells and movements.
In Faia Brava, there's another life emerging at night. Come feel it.

Meeting point: Algodres Church, 10 pm

Subscriptions, 5€ per person, should be made for geral@rotaseraizes.pt.

Uma visita inesperada

Era um pacato dia no escritório (fora o calor que por cá se sente) até recebermos uma visita inesperada do Senhor Manuel Figueiro, que trouxe consigo uma companhia muito especial: um mocho pequeno d'orelhas (Otus scops).


A cria, que se encontra bem de saúde, foi encontrada numa  das ruas de Figueira de Castelo Rodrigo e trazida até à Associação Transumância e Natureza.

Vamos agora tentar levá-la para um centro de recuperação.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Tratar das plantas da ATN - Dia de campo



No passado dia 12 de Julho a equipa da ATN (Associação Transumância e Natureza) abandonou uma vez mais o escritório e foi trabalhar para o campo. 
 
Neste dia a missão foi tratar do viveiro florestal. Assim compusemos o nosso viveiro, semeando diversas espécies que servirão para a reflorestação da Reserva da Faia Brava.

Andámos também a fazer uma ligeira limpeza ao mato nas hortas da sabóia, que dificultava algumas passagens e depois do trabalho feito, construímos um baloiço numa árvore da Sabóia. 

 
 
Como última das tarefas programadas fomos até outro local da Reserva, onde existem amoreiras, e estivemos a fazer a colheita amoras para posteriormente serem semeadas. Por momentos fomos todos crianças: sujos dos pés à cabeça, a comer amoras gulosamente e muito muito animados.

Em forma de conclusão, foi um dos dias de campo mais quentes do ano, mas com muito trabalho que se verá nos próximos anos (quando as árvores começarem a crescer), muito convívio e saborosas amoras comidas.

 Imagens de Nadja Medvsek.





segunda-feira, 15 de julho de 2013

O Elefante também passa na Faia Brava


Numa organização conjunta do Clube de BTT FCR BikeAdventure e Associação Territórios do Côa e contando com a Associação Transumância e Natureza como parceiro, irá decorrer no próximo dia 28 o “1º Passeio BTT pelo caminho de Salomão” que cruza a Reserva da Faia Brava.
 
Baseado no livro de José Saramago “A viagem do Elefante” a organização pretende mostrar um modo diferente de visitar e disfrutar das paisagens do Vale do Côa que não podia deixar de fora a Reserva da Faia Brava. 

Os participantes poderão percorrer parte da Grande Rota do Vale do Côa, pedalar junto das manadas de herbívoros da Reserva da Faia Brava e observar a natureza no seu estado mais selvagem. 

Para além do passeio BTT estão ainda programadas diversas actividades paralelas como a caminhada pela Grande Rota do Vale do Côa, na Reserva da Faia Brava. De que está a espera?