quarta-feira, 25 de junho de 2014

Faia Brava: azeite pela conservação da natureza | Faia Brava: olive oil for nature conservation

No dia 19 de Junho estivemos na conferência Azeites da Beira Alta e Interior, organizada pelo Munícipio de Figueira de Castelo Rodrigo.
O certame teve a representação do Instituto Piaget de Mirandela e da Cooperativa Oleícola de Escalhão, e contou com os convidades Celso Reboredo Madeira (CARM), Eng.º Sales Gomes (Raia Histórica), que participaram numa mesa redonda sobre valorização do azeite e o potencial do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

No período da tarde, a Associação Transumância e Natureza esteve presente com uma apresentação sobre o azeite Faia Brava e o seu contributo para a conservação da natureza do Vale do Côa, apresentação de Bárbara Pais. O azeite Faia Brava, extra virgem biológico, é produzido com as azeitonas apanhadas na Reserva e a sua comercialização contribui para o Fundo de Aquisição de Propriedades, uma conta que nos permite continuar a expandir a Faia Brava e garantir a execução do nosso projecto de conservação.


O Arquivo de Memória, representado por Alexandra Lima, apresentou o património imaterial na temática do azeite, com uma recolha vídeo feita no lagar de Quintã de Pêro Martins. E no final do certame, os convidados participaram numa prova didáctica de azeite, que permitiu conhecer e classificar os azeites da região, segundo os parâmetros de qualidade actualmente definidos.

Espreitem a reportagem da LocalVisão sobre o certame. | Take a look on the reportage made by LocalVisão.



http://www.localvisao.tv/index.php/beira-interior/1861-ouro-das-beiras#fprrpopup-690128432


On June 19th, ATN was at a conference about Olive Oil from the Regions Beira Alta and Interior, organized by the Municipality of Figueira de Castelo Rodrigo.

The event gathered a representant of Instituto Piaget, the association of producers from Escalhão, Celso Reboredo Madeira, from CARM and Sales Gomes from the development association Raia Histórica.
During the afternoon, Bárbara Pais from ATN made a presentation about Faia Brava organic olive oil and its contribution for nature conservation at the Côa Valley. The Faia Brava olive oil is an extra virgin and organic product, made with olives picked at the Reserve. The profit from the sale of this product is gathered at the Property Acquisition Fund, an account that allows us to keep expanding the Reserve.

Azeite Faia Brava, apresentação ATN


Produtos Beira Alta

Prova didáctica dos Azeites da Beira