quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Arribas? O evento que celebrou o EuroBirwatch 2014

Ainda brilhava o sol, nesses últimos dias de verão que se fizeram sentir na Reserva da Faia Brava, quando fomos observar aves em jeito de celebração da 20ª edição do EuroBirdwatch, o festival europeu de observação de aves, promovido pela BirdLife Internacional e pela SPEA em Portugal.




Os birdwatchers começaram a visita na Barragem de Santa Maria de Aguiar, onde estiveram durante toda a manhã a observar as espécies aquáticas que por lá se encontravam. Durante a tarde, o grupo dirigiu-se para as Arribas do Côa, para observar as rapinas que sobrevoam esta região escarpada do rio.

No total, avistaram-se 40 espécies, que pode consultar na lista abaixo.


Mergulhão-de-crista; Garça-real; Peneireiro-cinzento; Maçarico das rochas; Poupa; Cotovia-montesina; Cotovia-pequena; Andorinha-das-rochas; Alvéola-cinzenta; Estorninho; Pega-azul; Pega-rabuda; Gralha; Gaio; Felosinha-comum; Toutinegra-de-barrete; Toutinegra-do-mato; Cartaxo; Rabirruivo; Melro-preto; Pardal; Pintassilgo; Trigueirão; Alvéola-branca; Mergulhão-pequeno; Pato-real; Guarda-rios; Pombo-das-rochas; Águia-d'asa redonda; Abibe; Garça-branca-pequena; Galeirão; Chapim-rabilongo; Andorinha-dos-beirais; Grifo; Perdiz; Chasco-ruivo; Andorinha-dáurica; Verdilhão