quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Voluntários precisam-se!

Começámos a 2ª fase de marcação da Grande Rota e precisamos de mãos valentes para colocar postes direccionais e pintar. Quem quer vir ajudar?


Entre os meses de Setembro e Dezembro mais de 20 voluntários passaram por cá para dar o seu contributo, ajudando a pintar as marcas e colocar postes. Mas ainda nos faltam muitos quilómetros para alcançarmos os 222!

A Grande Rota do Vale do Côa é um trilho pedestre que neste momento conta com 26 km marcados entre Castelo Melhor (Vila Nova de Foz Côa) e Cidadelhe (Pinhel), vai ser alargada. O renovado percurso vai estender-se ao longo de cerca de 222 kmentre a nascente e a foz do rio Côa, atravessando os concelhos do Sabugal, Almeida, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa. Adicionalmente, o percurso irá agora incluir 3 valências: pedestre, equestre e BTT.



VOLUNTARIADO
A equipa da ATN recebe voluntários de 2ª a 6ª. Os voluntários podem escolher a melhor altura para vir e colaborar, bastando entrar em contacto connosco através do +351 271 311 202 ou do email (geral@atnatureza.org) para saberem a disponibilidade da equipa de campo.

Se vier de longe, a ATN disponibiliza local para pernoitar, com acesso a wc's e duches. Bastará trazer o seu saco-cama e colchonete.

Pedimos a todos os interessados ajuda na divulgação. Obrigado.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Novo Nascimento | New birth | Tauros Programme

Ontem nasceu uma vaca maronesa na Reserva.
 Ao todo são 10 as cabeças de gado que habitam a Faia Brava em estado semi-selvagem.
A manada está na Faia ao abrigo do Programa Tauros, um projecto que conta com a parceria do Rewilding Europe e da Fundação Taurus.


Em Janeiro a Biosfera, magazine de ambiente da RTP2, fez um especial sobre o Futuro do Auroque, e esteve por cá para saber mais sobre o programa Tauros. Espreite o episódio abaixo.



http://www.faroldeideias.com/tv.php?programa=Biosfera&id=1473
Taurus Programme in Biosfera

Yesterday a female maronesa cow was born at the Reserve. Totally, there are 10 individuals living in a semi-wild way at the Faia Brava Reserve.
The herd is at Faia Brava due to the Tauros Programme, on which Rewilding Europe and Taurus Foundation are partners.

In the beggining of January, Biosfera - a weekly magazine about environment on the portuguese TV channel RTP2, made a special reportage about the Future of the Auroch and were here to know more about the Taurus Programme. Take a look on the episode, by clicking on the image above.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Nascimentos | Births at Faia Brava

Hoje trazemos notícias da Faia Brava, com imagens de dois novos potros que nasceram há cerca de um mês, na Reserva. São dois machos garranos que andam a acompanhar a manada. Neste momento existem 20 garranos na Reserva da Faia Brava.




Today we bring you news from Faia Brava, with images of two new horses, which were born one month ago, at the Reserve. They are both males and are now among the garrano horse herd.
Currently, there are 20 Garrano horse at the Faia Brava Reserve.



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Formação em Quantum Gis - 7 e 8 de Março




A ATN está a organizar uma formação em Quantum Gis, software SIG de domínio público e Open-Source.
Pretende-se com esta formação compreender o SIG e os seus conceitos básicos, trabalhar com estruturas de dados diversas, para a criação e edição de informação em ambiente QGIS. 
No final do curso os formandos deverão conhecer os conceitos e funcionalidades fundamentais do SIG, possibilitando a utilização base do software QGIS.

FAÇA AQUI O DOWLOAD DA BROCHURA

Objectivos específicos:
· Compreender a estrutura do ambiente de trabalho em QGIS;
· Compreender os sistemas de referenciação no QGIS;
· Compreender o sistema de base de dados no QGIS;
· Criar e alterar informação de tipo vetorial;
· Simbolizar elementos com base em atributos;
· Compreender as ferramentas de geoprocessamento;
· Aquisição de dados geográficos;
· Aplicação de consultas geográficas;
· Conhecer a funcionalidades do GRASS;
· Manipular dados em formato raster;
· Criar layouts.

Público-alvo:
Curso destinado a todos aqueles que não tenham conhecimentos/experiência, ou tenham conhecimentos/experiência reduzida em trabalhar com QGIS, pretendendo igualmente aprofundar esses conhecimentos nos domínios vetoriais e raster.

Pré-requisitos:
Preferencialmente algumas noções de SIG
Levar Pc portátil com o software QGis já instalado. 

Conteúdos Programáticos:
INICIAÇÃO NO QGIS
· Introdução ao software Open-Source – Quantum GIS
· O ambiente de visualização do QGIS: ambiente gráfico, principais funções
· Os dados geográficos vetoriais e raster
· Simbologia e rótulos em dados vetoriais
· A seleção por atributos e espacial
· Criar e editar dados vetoriais (pontos, linhas e polígonos)
· Adicionar dados WMS e WFS
· Instalar complementos (plugins)
· Produção de layouts


AVANÇAR NO QGIS VETORIAL
· Criar e editar dados vetoriais (avançado)
· Sistemas de coordenadas e conversão de coordenadas
· Bases de dados espaciais multi-utilizador: PostGIS
· Operações de geoprocessamento


AVANÇAR NO QGIS RASTER
· Introdução ao modelo Raster
· Análise do terreno a partir de um Modelo Digital do Terreno
· Introdução ao QGIS-Grass
· Análise raster com o QGIS-Grass

A formação é dada em português, será fornecido um manual (também em português) e inclui certificado. O preço é de 160€ Sócios da ATN e de 190€ para não sócios (acresce IVA à taxa legal em vigor).

A decorrer em Figueira de Castelo Rodrigo, no dia 7 de Março (das 9:00 às 23:00) e dia 8 de Março (das 9:00 às 18:00).

Inscrições e mais informações: geral@atnaureza.org  ou 271 311 202

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Passear & Descansar no Vale do Côa | Walk & Relax at the Côa Valley

Agora que os primeiros raios de sol começam a espreitar e vemos as tímidas amendoeiras quererem rebentar em flores brancas, pode ser a altura ideal para tirar um fim-de-semana especial e vir descobrir o Vale do Côa.

As nossas sugestões são que se maravilhe com a beleza do Douro Vinhateiro e do selvagem Douro Internacional, que descubra a Reserva da Faia Brava e percorra a rota das aldeias históricas.

Quinta de Pêro Martins
E já que vem para esta área, aproveite o desconto nos turismos rurais parceiros da ATN: a Quinta de Pêro Martins, com uma vista invejável para o Vale do Côa; a Casa da Cisterna, na aldeia histórica de Castelo Rodrigo e a Estalagem Falcão de Mendonça, em Figueira de Castelo Rodrigo.

Fica o gostinho de um território que espera a sua visita.


------------------------------------------------
Now that the first sun rays start to appear and timidly, the first white flower blossoms on the almond trees, it can be a good chance to take a weekend off and come discover the Côa Valley.

Get amazed with the beauty of the Douro Wine country and the wild International Douro Park; come discover the Faia Brava Reserve and the Route of the Historical Villages.

Casa da Cisterna
And if you are in the neighborhood, take advantage of the discounts at the rural houses exclusive for ATN members: Quinta de Pêro Martins, with an incredible view for the Côa Valley; Casa da Cisterna, at the Historical Village of Castelo Rodrigo; and Estalagem Falcão de Mendonça in Figueira de Castelo Rodrigo.

Estalagem Falcão de Mendonça



segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Procuram-se ciclistas em Lisboa

Cabeças de medronho invadem Lisboa
Um encontro de ciclismo pela natureza


A Alley Cat Cabeça de Medronho será a corrida urbana mais verde alguma vez realizada em Lisboa. No dia 25 de Janeiro, sábado, às 14h30, os ciclistas partem dos Jardins de Campolide para uma prova pela capital, que vai ajudar a plantar árvores no Vale do Côa.

Cada participante é convidado a dar uma pequena contribuição pela sua participação, para ajudar a comprar medronheiros que vão ser plantados na Reserva da Faia Brava, a 1ª área protegida privada, que se localiza nas margens do rio Côa.

O medronheiro (Arbutus unedo) é uma espécie autóctone da região, mas infelizmente existe em quantidade reduzida na Faia Brava. Plantar esta árvore significa aumentar a disponibilidade alimentar para as aves e mamíferos que habitam o Vale do Côa.

O programa é organizado pelo blog Bicicleta Voadora.



sábado, 18 de janeiro de 2014

Já conhece o Programa TaurOs? | Do you know the TaurOs Programme?

O Biosfera  - Magazine de Ecologia e ambiente da RTP2 - apresentou recentemente um especial sobre os Auroques, com imagens do Vale do Côa e da Reserva da Faia Brava, uma das áreas europeias onde está a ser desenvolvido o Programa TaurOs.  


Em colaboração com o programa Rewilding Europe, tenta-se devolver às margens do rio Côa os descendentes da fauna gravada nas margens do Côa há mais de 25 000 anos.O programa vai ainda apresentar uma visita às gravuras no Parque Arqueológico do Vale do Côa.

O Programa Tauros é programa de selecção e reprodução de bovinos baseado numa alargada base científica multidisciplinar, incluindo geneticistas, ecologistas, biólogos moleculares, arqueólogos, historiadores, especialistas em isótopos, especialistas em gado e diversas organizações europeias de criação de gado. Foi iniciado pela Taurus Foundation, com o objectivo de trazer de volta a melhor alternativo para o extincto Auroque como animal selvagem.

Pode consultar mais informação do projecto na página da ATN ou na brochura do Rewilding Europe.

E amanhã, dia 19 de Janeiro, não perca a edição da Biosfera, a partir das 12:00 na RTP2.

---------------------------------------------------------

Biosfera - the portuguese TV magazine about Ecology and Environment - exhibited a special report about the Aurochs, with images form the Côa Valley and the Faia Brava Reserve, one of the European areas where the TaurOs Programme is being developed.


In partnership with Rewilding Europe, we are trying to bring back a species which was engraved at the Côa river more than 25 000 years ago. It also shows images of a visit to the Archaeological Park of the Côa Valley.

TaurOs is a selection and breeding programme of bovines founded on a broad, multidisciplinary scientific base, including geneticists, ecologists, molecular biologists, archaeologists, historians, isotope experts, cattle experts and European cattle breeding organizations. The TaurOs Programme was started by the Taurus Foundation with the goal to bring back the best alternative for the extinct Aurochs as a wild animal.

You can acess to more information through ATN's website or on this brochure from Rewilding Europe.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Faia Brava na TV | Faia Brava on the TV

Depois da notícia do NY Times ter posto a Reserva nas bocas do mundo, foi a vez da Faia Brava ir às televisões portuguesas.

http://www.youtube.com/watch?v=ef9m2OKQfPQ&feature=youtu.be
Faia Brava no Jornal da Uma, na TVI

Na 3ª feira, dia 14, Alice Gama, a gestora de projectos da Associação Transumância e Natureza apresentou o projecto de conservação no Vale do Côa, no programa "Portugal no Coração", o programa da tarde da RTP1. Pode ver na 1ª parte, perto do minuto 7, aqui.

Alice Gama no Programa "Portugal no Coração"


No Jornal da Uma da TVI, passou também uma reportagem sobre a Reserva da Faia Brava, com especial enfoque na conservação das aves de rapina que nidificam na Reserva. Pode ser visto aqui, num vídeo que o nosso sócio José João Quadrado editou.

Estamos todos de parabéns: todos os sócios que nos apoiam, todos os que nos visitam e se apaixonam pelo projecto, todos os parceiros e mecenas, todos os voluntários e estagiários que ajudam o projecto a crescer, todos os membros da direcção e equipa que dedicam a sua vida a esta missão, todos os que falam deste cantinho da Beira Alta, onde a natureza é o valor mais importante. A todos o nosso obrigado.


After the Faia Brava Reserve hit the headlines with the news on the NY Times, it was now time to go on the portuguese Television channels.

Last Tuesday, the 14th of January, Alice Gama, project manager of ATN, presented the conservation project at the Côa Valley, on the portuguese TV show "Portugal no Coração", on the national  Channel RTP1. Watch it here, on the 1st part, near minute 7.

Faia Brava was also the focus of a TV report for TVI, another portuguese TV channel. They specially focused on the bird species which nest at the Reserve. Watch it here, in a video sent by our member José João Quadrado.

We are all congratulated: all the members who support us, all the visitors who fell in love with the project, all the partners and donors, all the volunteers and interns who help the project grow, all the board and staff members who dedicate their lifes to this mission, all those who spread the word about this tiny corner of northern Portugal, where nature is the most importante value. To all, thank you.



segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Faia Brava no New York Times

http://www.nytimes.com/2014/01/09/business/energy-environment/nature-enthusiasts-help-foster-an-economic-revival-in-portugal.html?_r=0

No dia 9 de Janeiro a Faia Brava saiu no New York Times International, na coluna Verde da secção de Economia, como motor de desenvolvimento económico de uma “região pobre, que necessita de pessoas e trabalhos”.

Sob o título “Entusiastas da Natureza ajudam a promover uma revitalização na economia em Portugal”, Stanley Reed descreve a sua visita à Reserva da Faia Brava, a primeira área protegida privada do país, e mostra como uma iniciativa de conservação da natureza potencia o desenvolvimento económico de uma região marcada pelo abandono agrícola.

Ao longo do seu relato explica como a Associação Transumância e Natureza, organização proprietária e gestora da Reserva, começou a sua acção no Vale do Côa e dá exemplos concretos de negócios que já beneficiam com a sua presença.

“A protecção das aves permanece um dos principais objectivos da Associação, mas o seu esforço cresceu para algo maior, com o potencial de trazer cada vez mais pessoas e empregos a uma região que precisa urgentemente de ambos.”

O artigo pode ser consultado na edição impressa de dia 9 de Janeiro e online aqui.

----------------------------------------
On the past day, 9th of January, the Faia Brava Reserve was mentioned on the New York Times International, at the Green Column of Business, as an example of economy development in "a poor region, badly in need of people and jobs".

With the title "Nature Enthusiasts Help Foster an Economic Revival in Portugal", Stanley Reed describes its visit at the Faia Brava Reserve, the 1st private protected area in Portugal, and shows how can an initiave for nature conservation stimulate the economy development at a region marked by land abandonement.

During his story, Stanley explain how Associação Transumância e Natureza, the owner and manager of the Faia Brava Reserve, started its action on the Côa Valley, and mention good exemplos of business that already benefit with the existance of Faia Bava.

"Protecting the birds remains a top goal, but their conservation effort has grown into something bigger that has the potential to bring even more people and jobs to a poor region badly in need of both."

The article can be red at the printed edition from 9th January or online, here.

http://www.nytimes.com/2014/01/09/business/energy-environment/nature-enthusiasts-help-foster-an-economic-revival-in-portugal.html?_r=0

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Livros = Terrenos no Vale do Côa

A ATN, numa parceria com a editora Bizâncio, disponibiliza agora na sua loja online e na sede 2 livros únicos em Portugal, cujo mote é a Biodiversidade e a sua conservação.


Ao comprar estes livros através da ATN está a ajudar-nos a comprar mais terrenos para a conservação da natureza, com 10% do valor a reverter para o Fundo de Aquisição de Propriedades.


 Filhos do Auroque é uma viagem às raças autóctones bovinas de Portugal. Trata-se do mais recente livro de Paulo Caetano, que contou com o apoio técnico de Catarina Ginja e a fotografia de Joaquim Pedro Ferreira.

"No início eram feras. Bestas possantes, de cornos afiados e uma força assustadora. (...) Os bovinos portugueses não cessam de nos surpreender. O regresso do grande auroque pode estar para breve, graças a um ambicioso e controverso projecto científico europeu. E, quando isso suceder, um dos contributos genéticos mais importantes será de uma das nossas raças autóctones."

Preço ATN: 25€
Contribuição para o FAP: 2,50€


Natureza Íntima revela-nos o olhar atento de João Cosme, fotógrafo da natureza e da vida selvagem premiado internacionalmente,com incríveis imagens da biodiversidade em Portugal.
De norte a sul do país, passando por todas as estações do ano, Natureza Íntima revela uma realidade selvagem, única e absolutamente incrível.

Preço ATN: 16€
Contribuição para o FAP: 1,60€

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

VACANCY: ATN is looking for a new Executive coordinator



 The organisation
ATN is a leading regional NGO working on sustainable nature conservation in the Côa region, Portugal. The organisation owns and manages the Faia Brava Reserve (800 ha) and develops a variety of projects in nature conservation and rural development.
The Reserve harbours several endangered bird species and functions as a biodiversity spot in the region. New nature conservation approaches, such as rewilding, are developed to make management sustainable in the long term. Management of the reserve mainly depends on private sources of income such as sponsoring, ecotourism, and regional products sales.
The main challenges for the near future consist of developing sustainable sources of funding, strengthening relationships with national and international institutions and private investors, and building capacity of the organisation.
The executive coordinator will be responsible for the operational management of the organization.


Functions and Accountabilities
1. Board Administration and Support — the coordinator supports Board operations and administration by advising and informing Board members, interfacing between Board and staff.
2. Fundraising planning and implementation - the coordinator identifies resource requirements, searches for funding sources, establishes strategies to approach funders, submits proposals and administrates fundraising records and documentation.
3. Development of sustainable business models for ATN — the coordinator develops a strategy and activities which increase ATN’s economic sustainability such as: ecotourism, selling of products, agreements with companies, etc.
4. Project development — in conjunction with the board, the coordinator develops nature conservation, rural development, monitoring of research programs, and projects within the mission of ATN, together with ATN staff members.
5. Human Resources Management – the coordinator develops and manages a balanced HR policy.
6. Community and Public Relations — the coordinator assures the organization and its mission, programs, products and services are consistently presented with a positive image to relevant stakeholders. Builds and maintains good relationship with companies, local, regional and national governmental agencies, national and international NGO’s.
7. Strategic Management  — the coordinator develops, monitors and updates the strategy of ATN, together with the team and in conjunction with the board.

Profile
-          Personality: we are looking for an energetic, positive and stimulating person who can bring together people and organizations.
-          Education: academic degree — preferably Biology or related scientific discipline and/or at least 8 years of working experience in the nature conservation area.
-          He/she has sufficient knowledge and affinity with nature conservation to inspire people and develop creative solutions.
-          He/she brings experience and knowledge on financial and HRM management, He/she knows how to relate and deal with governmental agencies, international institutions and companies.
-          He/she speaks fluent Portuguese and English (and preferably is also a Spanish speaker).

Conditions
- Full-time position.
- Base-salary indication (gross): 1400 – 2000 /month (full-time), depending on experience and curriculum vitae.
- Working place: Figueira de Castelo Rodrigo, district of Guarda.

Procedure
Please send your application by letter or mail to the Board of ATN, before January 24th. We schedule the interviews on 8 and 9th of February.
Associação Transumância e Natureza
Rua Pedro Jacques de Magalhães, s.n.
(Edifício dos antigos laticínios)
6440-111 Figueira de Castelo Rodrigo
Tel/Fax: + 351 271 311 202
For further information, please contact: direccao@atnatureza.org


Janeiro de 2014, A Direcção da Associação Transumância e Natureza

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Uma Liquenóloga no Vale do Côa

Veja a reportagem do Público aqui

Joana Marques, liquenóloga, está a investigar os líquenes nas rochas xistosas do Parque Arqueológico do Vale do Côa. Até ao momento identificou 206 espécies. “Ainda não é um número final. Haverá mais”, diz. “Mas as que crescem nas superfícies que têm as gravuras estão inventariadas.”

No Côa a bióloga descobriu uma espécie nova, a Peltula lobata (e que, se não fosse um líquen, muito provavelmente teria sido capa de uma conceituada revista científica), e outras duas espécies que eram desconhecidas no continente europeu — uma delas só existia na Austrália e na África do Sul, a outra no deserto de Sonora, na Califórnia.


“Quando estivermos a respirar o pó da pedra, sabemos que estamos no sítio certo”, explicou Joana, enquanto fazia uma demonstração no Parque Arqueológico do Vale do Côa. Apesar da ubiquidade das suas manchas esverdeadas ou amarelas em troncos de árvores e à superfície das rochas, os líquenes — que não são fungos nem algas, mas uma curiosa combinação dos dois — passam despercebidos a quase toda a gente. Mas isso é só porque a maior parte das pessoas não anda com uma lupa de bolso que aumenta dez vezes aquilo que se está a ver.

“O aspecto que o líquen tem à lupa é diferente e é quando os vemos à lupa que começamos a gostar deles”, diz Joana Marques, debruçada sobre a rocha."


Fonte: Público online, veja a reportagem completa e o vídeo aqui.