quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Este fim-de-semana/This weekend: Feria Internacional Ornitologia

Nos dias 28 de Fevereiro e 1 e 2 de Março vamos estar em Monfrague, em mais edição da FIO Extremadura - Feria Internacional de Ornitologia.
Trata-se do maior certame de observação de aves e turismo ornitológico da Península Ibérica, e a ATN vai apresentar a Reserva da Faia Brava, em conjunto com o ICNF.

Além da exposição, vão haver visitas guiadas, passeios ornitológicos e muitas outras actividades.

Os nossos parceiros Fundación Naturaleza y Hombre vão também estar presentes para apresentar a Reserva Biológica de Campanários de Azaba e o projecto Rewilding Europe.

Um programa diferente para este fim-de-semana de carnaval.

http://178.255.106.13/

On the 28th Februrary and 1st-2nd of March we will be in Monfrague, on another edition of FIO Extremadura - International Birdwatching Fair.

It is the biggest Iberian fair of Birdwatching tourism, and ATN will be present introducing Faia Brava Reserve, along with ICNF.

Besides the exhibition, there will be guided walks, birdwatching tours and a lot of other activities.

Our partners Fundación Naturaleza y Hombre will also be there introducing Reserva Biológica de Campanários de Azaba and Rewilding Europe.

A different weekend for celebrating the Carnival.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

How can Ecotourism support nature conservation? Faia Brava and Rewilgind Europe

Ontem estivemos no Instituto Superior de Agronomia (Lisboa) numa conferência sobre Ecoturismo, onde apresentámos uma nova abordagem de conservação: de que forma pode o Ecoturismo potenciar as acções de Conservação da Natureza, com a apresentação do caso da Faia Brava e da iniciativa Rewilding Europe.

Yesterday we were on the School of Agronomy (University of Lisbon) at a Conference about Ecotourism, where we present a new approach: How can Ecotourism support nature conservation, with the introduction of the case study of Faia Brava and the european initiative Rewilding Europe.



Novidades em breve, na conferência de Ecoturismo organizada pela ATN e pelo Munícipio de Figueira de Castelo Rodrigo, em Maio de 2014.

Soon there will be more news about this subject, on a Conference about Ecotourism organized by ATN and the Municipality of Figueira de Castelo Rodrigo.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Ecoturismo: Apresentação no Ins. Sup. de Agronomia (Lisboa)

Amanhã, dia 20 de Fevereiro, vamos estar no Instituto Superior de Agronomia numa conferência sobre Ecoturismo, organizada pela Associação de Estudantes do Núcleo de Arquitectura Paisagista.

O programa começa às 14h30 e vão estar presentes João Quadrado e Bárbara Pais da ATN para uma apresentação sobre Ecoturismo e a Conservação da Natureza, com a apresentação do caso Faia Brava e Rewilding Europe.
 Vão ainda estar presentes os projectos EVOA, Birdwatching Portugal e GeoPark NaturTejo.

A entrada é gratuita e o evento decorre no ISA, na sala 40.


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Curso de Formação – Operador de Motosserra

A pedido da organização, ajudamos a divulgar, os nossos operadores de campo vão participar.....


O Gabinete de Divulgação da Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB) informa se vai realizar nos próximos dias 15, 22 e 29 de Março de 2014 o Curso de Formação “Operador de Motosserra”, num total de 21 horas de formação.

Este curso tem como objectivos capacitar os formandos com os conhecimentos práticos para o uso correcto da motosserra nas operações florestais, respeitando as normas de SHST e de protecção do ambiente, e as operações de manutenção e conservação necessárias a um trabalho seguro, eficiente e produtivo.

Programa:
1 - Segurança, Higiene e Saúde no trabalho florestal
2 – Constituição de Motosserra
3 - Utilização da motosserra em operações florestais
4 - Avaliação e Encerramento do curso

Custo de inscrição: € 110,00 (cento e dez Euro)

Número de formandos: mínimo 8, máximo 12.

Data limite de inscrição: 28 de Fevereiro de 2012.

Requisitos dos formandos: idade superior a 18 anos.
Critérios de selecção dos formandos: os formandos serão seleccionados por ordem de inscrição.
Formador: Francisco Caetano, Licenciado em Engenharia dos Recursos Florestais, com ampla experiência de formação sobre este tema.

Pode pedir  mais informação bem como a ficha de inscrição enviando um email para pedrolopes@ipcb.pt

Bolsa de Terras nota informativa n. 4

Associação é entidade autorizada a receber terrenos, para serem inscritos na bolsa de terrenos e dar apoio.

Caso tenha terrenos, que queira disponibilizar na bolsa contate associação através do e-mail geral@atnatureza.org.



Nota Informativa nº 4
12/02/2014
Terras do Estado - Formas e procedimento de cedência

Em cumprimento do disposto no n.º 1 do artigo 12º da lei nº 62/2012, de 10 de Dezembro, foi publicado o Decreto-Lei nº 21/2014, de 11 de Fevereiro que estabelece as formas e o procedimento de cedência dos prédios do domínio privado do Estado e do património dos institutos públicos.
Em síntese, o diploma refere que os prédios podem ser cedidos onerosamente a terceiros mediante arrendamento ou venda realizando-se o procedimento mediante concurso, com ou sem negociação cujas linhas gerais podem ser igualmente consultadas.
Terras do Estado - Procedimento de identificação e disponibilização
A Resolução de Conselho de Ministros, RCM nº 96/2013, de 30 de Dezembro, estabelece o procedimento de identificação e de disponibilização de prédios do domínio privado do Estado e do património próprio dos institutos públicos na bolsa de terras, a que se refere o n.º 2 do artigo 6.º da Lei n.º 62/2012, de 10 de Dezembro.
 
Terras do Estado - Lista Publicada (1ª Fase)
Nos termos do n.º 12 da RCM n.º 96/2013, de 30 de dezembro, estão disponíveis para consulta as Terras do Estado referenciadas como aptas para utilização agrícola, florestal ou silvopastoril.

Consulte a Lista de terras do Estado.
Nesta fase, aguarda-se a publicação do Despacho de Disponibilização, a que se refere o n.º 3 do artigo 6.º da Lei n.º 62/2012, de 10 de dezembro.

A informação disponibilizada permite aos interessados ter conhecimento da informação específica de caracterização dos prédios, incluindo a sua localização.
Informação Relacionada com a Bolsa de Terras
Lei n.º 62/2012, de 10 de dezembro - Cria a Bolsa Nacional de Terras
Lei n.º 63/2012, de 10 de dezembro - Aprova Benefícios Fiscais da Bolsa de Terra
Portaria n.º 197/2013, de 28 de maio - Aprova o Reg. de Gestão da Bolsa de Terras


Terras do Estado e dos Institutos Públicos
Resolução de Conselho de Ministros nº 96/2013, de 30 de dezembro - Procedimento de identificação e disponibilização de terras do Estado
Decreto-Lei nº 21/2014, de 11 de fevereiro - Estabelece as formas e o procedimento de cedência dos prédios do domínio privado do Estado e do património próprio dos institutos públicos

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Aviso: Candidatura a Coordenador executivo

A Associação Transumância e Natureza vem por este meio informar todos os candidatos à vaga de coordenador Executivo da ATN que a 1ª fase de selecção ainda não foi concluída, não tendo ainda sido realizadas quaisquer entrevistas.

Mais informa que o processo de selecção está a decorrer para que em breve a 1ª fase de seleção termine. Até lá, pede-se a todos os candidatos que aguardem, pois todos irão ser contactados.

Gratos pela compreensão,
A Direcção.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Azeite Faia Brava Lisboa

Hoje e amanhã vamos estar na Miosótis, loja de produtos biológicos em Lisboa, para apresentar o Azeite Faia Brava.

Venha visitar-nos e provar o nosso azeite extra virgem.

A Miosótis fica em São Sebastião da Pedreira, na rua Marquês Sá da Bandeira nº16A


Emails e website da ATN temporariamente offline

Caros sócios e amigos, estamos com problemas no nosso email e website. Qualquer comunicação necessária, não hesitem em contactar-nos através do telefone (271311202). Um óptimo fim-de-semana, a Equipa da ATN

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Portugal pela Floresta - Recomendações

Informações importantes para agricultores/proprietários de terrenos. (Clique nas imagens para aumentar)




segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Lua cheia no Vale do Côa | Full moon at the Côa Valley


Hoje deixamos uma sugestão para o fim-de-semana de lua cheia que se aproxima: um programa no Vale do Côa, com jantar de Lua Cheia (14 de Fevereiro), dormida e pequeno-almoço na Quinta de Pêro Martins. No sábado (dia 15) a proposta é uma caminhada para descobrir a Reserva da Faia Brava.

Os sócios da ATN têm desconto de 10%, e as reservas podem ser feitas para geral@quintadeperomartins.com ou através do número: 271 313 133 ou para 961 336 043.


Today we give you a suggestion for the fullmoon weekend that is approaching: a program at the Côa Valley, with dinner (14th of February), sleepover and breakfast at Quinta de Pêro Martins. Saturday, 15th February the suggestion is a walk through the Faia Brava Reserve.

ATN's members have 10% of discount, make your reservation to geral@quintadeperomartins.com or call: +351 271 313 133 or +351 961 336 043.