segunda-feira, 15 de junho de 2015

Celebração do 15º aniversário da ATN | Celebration of the 15th Anniversary of ATN


Nos dias 12, 13 e 14 de Junho, a Associação Transumância e Natureza celebrou os seus 15 anos, com um conjunto de acontecimentos que marcaram um ponto de viragem na gestão estratégica da ATN:
- expansão da área vedada;
- pré-inauguração do Star Camp;
- lançamento do plano de conservação da ATN;
- apresentação do Rewilding Europe Oeste Ibérico;
- lançamento da campanha GAPS para fechar os "buracos" na Reserva da Faia Brava.

Foi um evento marcado pela presença dos maiores parceiros da ATN - o Rewilding Europe e a Fundación Naturezaleza y Hombre - o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Prof. Miguel de Castro e Neto, e a Presidente do Conselho Directivo do ICNF, Engª Paula Sarmento.

Dia 12, Sexta-feira

A sessão de abertura decorreu na Casa da Cultura, onde se ouviram várias palavras de reconhecimento ao trabalho que a Associação tem vindo a desenvolver, em prol da conservação do património natural do Vale do Côa. Entre os oradores acima mencionados, contámos ainda com a presença da Presidente do Conselho Directivo da ATN, Ana Berliner, com o Vice Presidente da CCDR-Centro, Dr. Veiga Simão e do Dr. Jorge Brandão.

Durante a cerimónia foi apresentada a marca NATURAL.PT, e assinados os protocolos de adesão com os parceiros locais que aderiram à marca. Este acontecimento é o reflexo da estreita relação que a ATN tem vindo a pautar com o ICNF.


Durante o período da tarde a acção decorreu na Reserva da Faia Brava, a inauguração da nova vedação - um acréscimo de 200 hectares à anterior área vedada - que permite aumentar a área de pastagem disponível para os herbívoros existentes na Reserva. A Engª Paula Sarmento proferiu motivadoras palavras para celebrar o momento, e a abertura da vedação foi marcada pela libertação de uma manada de garranos.

A Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo e os alunos do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, foram os responsáveis pelo belíssimo momento proporcionado aos convidados, que puderam degustar alguns dos sabores mais típicos da região e provar o refrescante vinho branco espumante da Adega.

Durante a tarde um grupo de sócios holandeses apresentaram a primeira contribuição para a Campanha GAPS da Faia Brava, e ofereceram um cheque de mais de 19.000€ para o Fundo de Aquisição de Propriedades, uma conta exclusiva para a aquisição de terras para a conservação na natureza, no Vale do Côa.

A noite foi marcada por uma sessão de observação de Estrelas, realizadas por dois membros da OFIUCO, Associação de Astrónomos Amadores de Viseu.

Dia 13, Sábado

Sábado foi um dia dedicado à temática da conservação da natureza, com uma conferência que contou com a presença dos maiores especialistas em diferentes temáticas:
- José Aranha, do CITAB, veio falar-nos do impacto do fogo na dinâmica da paisagem;
- Deli Saavedra, do Rewilding Europe, mostrou-nos o projecto de conservação da iniciativa europeia que a ATN é parceira
- Carlos Fonseca, da Universidade de Aveiro, falou da reintrodução de ungulados e do panorama nacional de populações
- Francisco Álvares, do CIBIO, mostrou-nos a dinâmica das populações de predadores em Portugal
- Pedro Prata, da ATN, apresentou o novo plano estratégico de conservação da ATN

Tivemos ainda a presença de Eduardo Rêgo, a famosa voz portuguesa dos programas de Vida Selvagem da Sic, que nos deu a conhecer o seu mais recente projecto, Loving the Planet.



Durante a tarde realizou-se uma visita à Reserva da Faia Brava, zona sul, onde visitámos o núcleo de arte rupestre com as explicações de Mário Reis, arqueólogo do Parque Arqueológico do Vale do Côa, e fizemos o pré-lançamento do Star Camp, o mais recente projecto turístico apoiado pelo Rewilding Europe.



Dia 14, Domingo

Bem cedo partimos em direção à Faia Brava para um dia dedicado à biodiversidade. Começámos por observar abutres a alimentarem-se, no Campo de Alimentação de Aves Necrófagas, e seguimos para uma sessão de anilhagem de Aves, dinamizada pela APAA - Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves.

Seguiu-se um conjunto de actividades de monitorização da flora, com Tiago Tito e Niek Meister da ATN e Universidade Van Hall Larenstein, Holanda. Tivemos ainda a presença de Joana Marques, que nos veio ensinar sobre líquenes, e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro tivemos a presença de Ana Morais e Aurora Monzone, que nos ajudaram a identificar vestígios de carnívoros.

Ainda tivemos oportunidade de conhecer os charcos da Faia Brava, numa sessão orientada por Nuno Curado, da ATN, e aprender os primeiros passos no bracejo, com Carla Madeira do projecto Entrelaços das Aldeias Históricas de Portugal.


A Associação Transumância e Natureza agradece a todos os sócios, participantes e parceiros que fizeram desta celebração um momento tão especial. Que venham mais 15 anos repletos de muita vida selvagem!