sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Apresentação do Projecto Rupis nas Escolas aos professores das escolas de Freixo de Espada Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo



No âmbito do projecto Rupis foi apresentado, em colaboração com a SPEA ( Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), no passado dia 8 de Setembro, o Projecto RUPIS apresententou a ação dirigida ao público escolar  “Rupis nas escolas” junto das escolas de Freixo de Espada à Cinta e Figueira Castelo Rodrigo.
É objectivo geral  sensibilizar a comunidade escolar e a população para a conservação de aves de rapina ameaçadas (nomeadamente o britango e a águia-de- bonelli ). Para tal, a colaboração dos professores  é uma preciosa ajuda.
Dar a conhecer estas espécies, conhecer as principais ameaças à sua conservação, compreender o impacto das actividades humanas na sua conservação e conhecer os valores naturais e culturais do seu território são objectivos específicos deste plano de educação.
A SPEA será responsável pela dinamização de actividades educativas em contexto de sala de aula e a ATN ficará responsável pela dinamização das saídas de campo para alunos e professores com o intuito de dar a conhecer, na prática, os valores naturais existentes nos diferentes municípios e de que forma a conservação do território poderá influenciar na conservação das espécies-alvo a trabalhar no âmbito do Projecto.
No dia anterior, 7 setembro, o Programa Escolar do Life Rupis (2016/17 a 2018/19) foi apresentado nos agrupamentos escolares de Miranda do Douro e Mogadouro, pelos parceiros SPEA e Palombar, tendo estado presentes no total das apresentações cerca de 120 professores. Além destes agrupamentos, também estão previstas atividades com as escolas do lado espanhol da área de intervenção do projeto (Arribes del Duero), a dinamizar pela Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, também parceiro do Life Rupis. Saiba mais sobre a componente de Educação Ambiental do projecto em http://www.rupis.pt/pt/educacao-ambiental/