quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Estreia “O Ornitólogo”, um filme realizado em pleno Parque Natural do Douro Internacional

Vale a pena agendar, a partir de hoje,uma ida aos principais cinemas do País para usufruir de imagens únicas, pois "O Ornitólogo" foi filmado no coração do Parque Natural do Douro Internacional o local onde está a decorrer o projecto #LifeRupis da qual a ATN é uma das entidades parceiras.

João Pedro Rodrigues é um apaixonado por ornitologia e foi este o seu ponto de partida para o seu novo filme, O Ornitólogo. E se nesta viagem pelos lugares do filme somos remetidos para a fantasia cinematográfica, intacto está o fascínio que as paisagens provocam.

Em outubro, pássaros mais raros já não vemos, não é a altura deles, mas por esta Beira Alta e Trás-os-Montes, seguimos o Douro Internacional e os seus afluentes e sentimos o tal território de perdição que o protagonista do filme sente, um ornitólogo perdido e a contas com peripécias de western (e mais tarde do cinema de terror) que o levam a encontros transcendentais com pássaros, católicas chinesas e golden shower de caretos transmontanos.

Uma beleza portuguesa por onde poucos se aventuram - alguns dos locais de filmagem que visitamos são quase secretos, de difícil acesso e, outros, mais junto ao Douro em Miranda do Douro, só com autorização lá se chega (parque natural).

Se o território deste Douro se torna fantasia de cinema, há algo bem real no filme: "quando falamos das aves, tudo é real. Do ponto de vista científico, tudo é verdadeiro. Aquelas aves que o ornitólogo vê são as verdadeiras, os sons que ouvimos são das respetivas aves. Os piares das aves nos filmes costumam ser uma aldrabice mas aqui é tudo real".


Leia o artigo completo em Diário de Notícias