terça-feira, 26 de abril de 2016

A ATN no IX Congresso do Ornitologia da SPEA

Este fim de semana (23 a 25 de Abril de 2016) participámos no IX Congresso de Ornitologia da SPEA e VI Congresso Ibérico de Ornitologia, que se realizou na UTAD em Vila Real.

Com o poster “Conservação e monitorização da comunidade de aves rupícolas na Reserva da Faia Brava e na ZPE do Vale do Côa” divulgámos os resultados de 15 anos de monitorização de aves rupícolas nestas duas áreas – desde 2000, o ano de criação da ATN! Durante a sessão de apresentação de posters, os técnicos da ATN tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e divulgar as medidas de conservação associadas às espécies rupícolas, incluídas no projecto LIFE Club de Fincas, que estão a decorrer na Faia Brava e na ZPE.

Durante o congresso foi também apresentado o projecto LIFE RUPIS, coordenado pela SPEA e no qual a ATN tem uma grande participação. Logo no primeiro dia foi exposta a situação demográfica e as problemáticas de conservação do Britango - uma das espécies-objectivo do LIFE RUPIS e a ave do ano 2016 - na área do Douro Internacional e Arribes del Duero, pelo ICNF.

  A ATN dinamizou ainda um workshop sobre a iniciativa Rewilding Europe, onde se debateram as alterações na paisagem, em particular o abandono agrícola e o assilvestramento, e o impacto que estes processos têm por todo o nordeste de Portugal e em especial nas zonas de montanha. Foram avaliados os seus custos e oportunidades, o seu impacto nas actividades humanas e as percepções e atitudes das populações locais. Por fim, houve uma troca de ideias sobre o modo como o assilvestramento e o espaço para a natureza pode acontecer de modo planeado e gerido, em contrário da falta de planeamento que ocorre actualmente.

Também fomos convidados a participar numa mesa-redonda sobre Economia e Biodiversidade, partilhando a sua experiência dos últimos 15 anos, e onde se debateu a sustentabilidade das associações e a relação entre desenvolvimento económico e conservação da biodiversidade.

O congresso permitiu óptima uma troca de experiências entre técnicos de conservação, ornitologistas, investigadores e outros interessados, juntando quase 200 pessoas! Damos os parabéns à SPEA pela organização e aguardamos já pelo próximo congresso!






domingo, 17 de abril de 2016

Natura Iberica, o primeiro evento /the 1st event

A Reserva da Faia Brava em grande representação na Holanda! 
Mais de 70 "Amigos da Faia Brava" reuniram-se ontem em Renkum (NL) na primeira festa anual da Fundação Natura Ibérica. Desde 2015, esta organização holandesa tem vindo a apoiar a Associação Transumância e Natureza na sua visão de "Criar Espaços para a Natureza", com ações de angariação de fundos na Holanda. No ano passado, na celebração do 15º aniversário da Reserva, a Natura Ibérica angariou 19.000€ com a campanha "Closing the Gaps of Faia Brava", que permitiu "fechar os buracos" que existiam dentro da propriedade da Reserva.
Neste primeiro evento da Natura Ibérica reunimos muitos dos holandeses "apaixonados" pela Reserva da Faia Brava: sócios da ATN, ex-voluntários, parceiros, visitantes e muitos curiosos com o que fazemos por cá.
Os participantes tiveram oportunidade de ficar a conhecer a história a Reserva, provar o excelente vinho que se produz na região e ajudar a expandir a Reserva com a compra dos produtos da Faia Brava.
A Associação Transumância e Natureza expressa o seu profundo obrigado à Fundação Natura Ibérica pelo apoio e pela organização deste excelente evento. Muito obrigado a todos os amigos holandeses que partilham a nossa paixão pela Faia Brava!

Over 70 "Friends of Faia Brava" gathered yesterday in Renkum (NL) for the 1st Annual event of the Natura Iberica Foundation. Since 2015, this organisation is supporting ATN with its vision "Creating Spaces for Nature", with fundraising activities in the Netherlands. Last year, in the 15th anniversary of the Faia Brava Reserve, Natura Iberica raised 19.000€ for the campaign "Closing the Gaps of Faia Brava", that allowed us to buy the last proprieties within the Reserve.
In this first event of Natura Iberica, some of the passionate people about the Reserve gathered: ATN members in the Netherlands, ex-volunteers, partners, visitors and a lot of curious people about what we do in the Reserve.
Participants had the chance to learn about the story of the Reserve, taste the excellent wine produced in the region and support the expansion of Faia Brava, through the acquisition of our products.
ATN expresses its profound gratitude to Natura Iberica for all the support and for the organisation of this great event. Thank you also to all the friends in the Netherlands for sharing this passion for Faia Brava.