quinta-feira, 28 de setembro de 2017

"Na Volta das Aves" com a ASTA e a Comunidade Escolar

Realizou-se, no dia 22 de Setembro, na ASTA - Associação Sócio Terapêutica de Almeida, a representação de arranque (para o seu ciclo de apresentações nas escolas locais), da peça de teatro "Na Volta das Aves", organizada no âmbito do ECOA - Projeto de Educação Ambiental, levado a cabo pela ATN.




Os utentes da ASTA puderam assistir à primeira representação, - no âmbito da educação ambiental escolar, que visa a promoção do património natural -, de uma série de apresentações nas escolas do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, dirigida aos alunos do pré-escolar e ensino básico.




A seguir à peça, foram ainda realizadas algumas atividades musicais com o grupo de utentes da ASTA, que aderiu com entusiasmo.



"Na Volta das Aves" é uma peça de teatro composta por dois momentos; O primeiro é um espectáculo de fantoches que representam uma conversa entre "o" britango, "a" Bonelli e "o" mocho, sobre as suas formas de viver, hábitos e habitats; O segundo momento é uma representação, por Marco Ferraz e Jorge Ribeiro, de duas cegonhas 'primas'; a cegonha branca, Joana, (personagem baseada na cegonha Joana, adoptada pelos bombeiros de Figueira de Castelo Rodrigo) e a sua prima, a cegonha-preta, que se encontrava a chegar de África. Durante o diálogo, as duas cegonhas comparavam hábitos diferentes entre elas. No final, "as cegonhas" convidam o público a participar num momento musical.

A seguir à representação feita na ASTA, "Na Volta das Aves", voou para a Escola Primária de Figueira de Castelo Rodrigo, onde foi recebida com muito entusiasmo pelos alunos, que aproveitaram para partilhar as suas experiências e esclarecem as suas dúvidas.






O ciclo de apresentações da peça incluiu ainda as escolas da Vermiosa e da Reigada e estará, no dia 19 de outubro, por Escalhão e em Figueira de Castelo Rodrigo.