quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

I Curso de Iniciação à Iniciação à Identificação de Aves Invernantes 25 e 26 de Janeiro

A ATNatureza vai realizar um curso de Iniciação à Iniciação à Identificação de  Aves Invernantes.  Uma formação dirigida a Amantes de Natureza ;  Biólogos ; Estudantes ; Operadores  de Animação Turísticas  ;  Guias Turísticos ; Proprietários de Alojamento de Turismo de Natureza e/ou Turismo Rural ; Público em Geral . Pretende-se com este curso  dar a conhecer a diversidade de aves que ocorrem no Inverno na região de Figueira de Castelo Rodrigo, dar a conhecer as particularidades das migrações e das adaptações ao frio e dar a conhecer alguns dos melhores locais da Região para observar as aves invernantes. Será uma oportunidade única de conhecer a Avifauna Invernante na Região do Parque Natural do Douro Internacional e da Reserva da Faia Brava. Com o acompanhamento especializado do Biólogo e Técnico Superior da ATNatureza Carlos Pacheco  a formação contará com módulos teóricos e práticos  que permitirá aos participantes ganhar ferramentas e competências para se iniciarem na actividade da Observação de Aves Invernates. Os módulos práticos vão levar os participantes para locais emblemáticos das duas áreas protegidas, permitindo uma melhor observação das espécies em locais/habitats com paisagens belíssimas e impactantes.
Não perca esta oportunidade, para mais informações e incrições contactar : contactar silvia.lorga@atnatureza.org | 271 311 202



PROGRAMA
25 de Janeiro (Sábado)
Local: Figueira de Castelo Rodrigo (Sede da ATNatureza)
 09:00 – Recepção dos participantes.
09:30 – Saída de Campo (Prática):
- Áreas florestais e áreas agrícolas abertas (peseudo-estepe) (Mata de Lobos)
- Zonas escarpadas (Almofala)
12:30 – Almoço no campo (pic nic partilhado)
13:30 – Saída de Campo (Prática):
- Zonas húmidas e ripícolas (Albufeira de Santa Maria de Aguiar e ribeiras na envolvente)
- Dormitórios (envolvente de Mata de Lobos)
18:30 – Sessão teórica (local: Casa da Cultura)
- As Aves invernantes na região de Figueira de Castelo Rodrigo. Abordagem a várias temáticas relevantes: Composição específica e habitats; Identificação das espécies - dificuldades, plumagens de inverno e vocalizações; adaptações comportamentais ao período de inverno.
- Discussão dos resultados do primeiro dia.

26 de Janeiro (Domingo)
Local : Sede da ATNatureza
 08:00 – Saída de Campo (Prático):
• Zonas florestais, matos e zonas escarpadas na área de renaturalização da Faia Brava (Reserva da Faia Brava)
12:30 – Almoço (pic-nic partilhado)
14:00 – Saída de Campo (Prático):
• Mosaico agro-florestal; Áreas agrícolas de minifúndio  e áreas  urbanas (Algodres)
17:30 – Encerramento do curso.